Renault Stepway 1.0 é aventureiro e econômico. Mas será que ainda brilha?
Com o fim do Sandero, a Renault do Brasil mantém apenas o Stepway em produção. Antigamente, esse nome diferenciava o hatch da sua versão aventureira. Agora, é um modelo independente. Ele é chamado até de SUV pela marca (seria ele o novo utilitário esportivo mais em conta do Brasil?). A versão dos nossos testes é justamente a Zen 1.0 e câmbio manual, que custa R$ 77.990.
Primeiramente, para quem vos escreve, ele sempre foi (e ainda é) um hatch aventureiro. Para um carro poder ser considerado um SUV, ele precisa ter, pelo menos, uma carroceria que passe a impressão visual de um utilitário esportivo (como o Duster, por exemplo). E não há qualquer demérito nisso, uma vez que, ante os SUVs, os hatches costumam oferecer mais em alguns quesitos, como praticidade, por exemplo.
Além do mais, o Sandero sempre foi um grande destaque na otimização do espaço interno. E, como se não bastasse, o Stepway tem ótima altura em relação ao solo e rigidez de suspensão. Logo, é mais valente do que a média dos hatches para suportar a buraqueira das ruas. Em nossos testes, pudemos comprovar tudo isso a seu favor.
![](https://conteudo.imguol.com.br/c/entretenimento/07/2022/09/23/renault-sandero-stepway-10-1663967912292_v2_16x9.jpg)
Renault Stepway 1.0
Preço
R$ 77.990Pontos Positivos
- Otimização de espaço interno vs tamanho da carroceria
- Preço
- Bom campo de visão
- Rigidez de suspensão para pisos ruins
- Intuitividade da central multimídia
- Economia de combustível
Pontos Negativos
- Ausência de regulagem elétrica dos retrovisores
- Ausência da regulagem de profundidade do volante
- Modernidade da multimídia
- Aceleração
- Suspensão poderia ser mais macia
- Direção mais pesada do que a média
Veredito
O Renault Stepway é valente na direção e no mercado. E um dos seus grandes destaques fica por conta dos preços, que conseguiram resistir melhor aos sucessivos aumentos dos últimos tempos. Isso além de ter agregado soluções como o start-stop para ajudar o motor (que, mesmo antes do recurso, já era muito econômico). Em nossos testes, concluímos que ele pode até não estar entre os carros mais modernos, mas seus pontos fortes preservam o seu apelo para quem valoriza a união entre a praticidade, uma dirigibilidade mais robusta e preços mais acessíveis. Tal como o seu finado "irmão" Sandero, o Stepway é (e sempre foi) um carro bem honesto.
Dirigibilidade
Claro que achar o ponto de equilíbrio é sempre uma tarefa mais difícil. Ao mesmo tempo que é mais "SUV" do que os outros hatches aventureiros, acaba pecando um pouco no quesito do conforto. Poderia ser um carro um pouco mais macio.
Outro ponto que destoa da grande maioria dos carros mais atuais é o tipo da sua assistência de direção. Ela é eletro-hidráulica, ao invés de elétrica. Com isso, é necessário fazer um pouquinho mais de força para virar o volante (ainda que ela não seja pesada).
A posição de dirigir é mais elevada e privilegia a visão das ruas. Não se enxerga tão longe quanto um SUV mas, novamente, supera a média dos hatches nesse quesito. A única questão negativa fica por conta da ausência da regulagem de profundidade do volante, o que pode acabar dificultando um pouco mais para o motorista encontrar a posição ideal.
Visual e equipamentos
No exterior, vem com rodas de aço de 15 polegadas, racks de teto, revestimento de black piano nas capas dos retrovisores, molduras nas colunas das portas e nos arcos dos pára-lamas, pára-choques com cor prateada, além de friso cromado e grades horizontais na dianteira.
Por dentro, encontramos novos revestimentos de tecido, molduras de black piano e uma boa lista de equipamentos. Entre eles, travas de portas e abertura do porta-malas com acionamento elétrico, sensor de estacionamento e faróis de neblina, quatro airbags, freios ABS e central multimídia para Android Auto e Apple CarPlay. O que fica faltando para completar são os espelhos com ajuste elétrico.
A central multimídia é fácil de manusear e as interfaces são bem intuitivas. Se destaca, também pela facilidade de pareamento do celular. Só não está entre as mais sofisticadas no quesito da sensibilidade da tela ao toque, quando comparamos com outras telas.
Desempenho e consumo
O motor é um conhecido da marca, o 1.0 SCe flex com três cilindros e sistema start-stop. Ele gera 79/82 cv a 6.300 rpm e 10,2/10,5 kgfm de torque a 3.500 rpm (gasolina e etanol, respectivamente), associado ao câmbio manual de 5 marchas. Com isso, acelera até 100 km/h em 13,2 segundos e chega aos 163 km/h.
O desempenho não é mesmo nada animador mas, pelo menos, o consumo é. Segundo o Inmetro, faz 9,3 km/l na cidade e na estrada com etanol. Quando abastecido com gasolina, os números se elevam para 13 km/l na cidade e 13,7 km/l nas rodovias.
Motorização
Motor 1.0 de 3 cilindros
Combustível
Flex
Potência (cv)
82 cv a 6300 rpm (etanol)
Torque (kgf.m)
10,5 kgfm a 3500 rpm (etanol)
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
13,2 segundos
Velocidade máxima (km/h)
163 km/h
Consumo cidade (km/l)
9,3 km/l (etanol) / 13 km/l (gasolina)
Consumo estrada (km/l)
9,3 km/l (etanol) / 13,7 km/l (gasolina)
Câmbio
Manual de 5 marchas
Tração
Dianteira
Direção
Eletro-hidráulica
Suspensão Dianteira
Independente, McPherson
Suspensão Traseira
Eixo de torção
Freios Dianteiros
Disco ventilado
Freios Traseiros
Tambor
Pneus
185/65
Rodas
Aro 15
Altura (mm)
1536 mm
Comprimento (mm)
4070 mm
Entre-eixos (mm)
2590 mm
Largura (mm)
1733 mm
Ocupantes
5
Peso (kg)
1035 kg
Porta-malas (L)
320 litros
Tanque (L)
50 litros
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Banco do motorista com ajuste de altura
Desembaçador Traseiro
Computador de Bordo
Faróis de neblina
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