SUV Audi RS Q3 reforça o lado esportivo sem descuidar do utilitário
José Antonio Leme
do UOL, em São Paulo (SP)
29/03/2021 04h00
SUVs ganhando versões esportivas não é nenhuma novidade no mercado. As marcas encontraram esse nicho, do consumidor que queria ter um utilitário, o carro da moda, mas que não abria mão de esportividade que ele encontrava em sedãs ou peruas. Um dos representantes dessa seara é o Audi RS Q3.
O modelo é o menor SUV da Audi à venda no Brasil (no mundo há o Q2 abaixo) e nessa versão, com um toque extra de pimenta, mostra a dualidade da qual a divisão esportiva da marca é capaz: ele consegue passar de um dócil SUV prático no dia a dia para um carro feroz que coloca as garras dos seus 400 cv para fora.
Óbvio que essa capacidade de ser "8 e 80" tem um preço: R$ 482.990. Como método de comparação: o Q3 normal tem motor 1.4 turbo de 150 cv e custa entre R$ 199.990 e R$ 263.990, dependendo da versão e do nível de acabamento, mas sempre com a mesma mecânica.
Claro, além de dizer que ele é quase 'bipolar", é preciso mostrar, na prática, como ocorre isso e como o SUV nervosinho se comporta nas mais diversas situações. É o que a avaliação de UOL Carros conta a partir de agora.
Audi RS Q3
Preço
R$ 482.9903,0
5,0
4,0
5,0
2,0
3,0
5,0
Pontos Positivos
- Acabamento
- Trem de força
Pontos Negativos
- Espaço no banco traseiro
- Suspensão
Veredito
O RS Q3 consegue entregar tudo que se propõe. Ser um SUV com aptidão familiar com o porta-malas de 530 litros e espaço interno razoável para levar quatro adultos. E também é um carro que arranca sorrisos de quem está atrás do volante quando se quer. Para quem pode, o preço a se pagar para ter essas duas personalidades distintas no mesmo carro vale a pena, mesmo com os pênaltis do espaço interno restrito no banco traseiro e da suspensão dura demais. Mas isso é mais um problema das nossas condições de asfalto que realmente do carro, que promete esportividade acima de tudo.
Design e espaço interno
Por mais que o Audi RS Q3 tenha um comportamento que muda da água para o vinho com o auxílio da eletrônica, em termos de visual ele não faz questão nenhuma de esconder quem é e a que veio para esse plano. A Audi pega as linhas mais avantajadas da atual geração do Q3 e insere alguns anabolizantes ao conjunto da versão esportiva.
Novos para-choques, saídas de escapes, para-lamas maiores, grade diferenciada e rodas de maior polegada e desenho mais agressivo. Tudo isso já seria o suficiente para mostrar o que o SUV esportivo entrega, mas é claro que o visual fica completo com o símbolo da linha RS estampado na grade do motor e também na tampa do porta-malas, para que nenhum engraçadinho ache que aquele é um Audi normal.
Apesar do tom esportivo ficar evidente no visual externo, ele não é tão chamativo assim, o que agrada. Claro que isso depende da sua escolha nas cores disponíveis, como o verde Kyalami (nome de um circuito na África do Sul) ou o azul turbo. Além de todas as opções possíveis, o cliente pode pedir uma cor sob encomenda no programa Audi Exclusive, que é o único opcional do modelo a R$ 37 mil.
Internamente, o viés esportivo fica ainda mais claro. O acabamento em alcantara no volante de base achatada, no painel, portas e bancos lembra qual é o foco dele. Além disso, o interior pode contar com detalhes na cor da carroceria e uma finalização com fibra de carbono no painel.
O acabamento é de qualidade e as costuras na cor do veículo contrastando com as peças de cores escuras, assim como os cintos de segurança, dão o ar de esportividade no acabamento - além, é claro, da sigla RS espalhada pelo habitáculo, como no encosto dos bancos, tapetes e painel.
Para quem vai na frente o espaço é muito bom, os bancos semiesportivos abraçam bem nas laterais, são confortáveis e com ajustes elétricos. Já o conforto dos ocupantes do banco traseiro é reduzido. O espaço para a cabeça é bom, mas quem vai atrás fica com os joelhos próximos aos bancos dianteiros. O ocupante do meio ainda tem que lidar com o túnel central elevado para receber o eixo cardã.
Consumo e desempenho
Sob o capô, o coração de todo esse visual esportivo e a razão dele é o motor cinco cilindros de 2,5 litros, turbo, a gasolina. Ele rende 400 cv e 48,9 mkgf. São "apenas" 250 cv e 23,3 mkgf a mais que o Q3 "normal". O câmbio é o automatizado de sete marchas e dupla embreagem.
Esse motor é consagrado entre as versões RS dos modelos da linha 3 - RS3 Sportback, RS3 Sedan e RS Q3. Essa nova versão entrega tudo que se espera para o Q3 esportivo. Combinado com o modo esportivo (Dynamic) transforma o SUV compacto em um foguetinho de bolso.
Nesse modo, além das respostas de acelerador mais ágeis, ele altera também a troca de marchas, elevando mais o giro antes de engatar a próxima e endurece as respostas de suspensão e direção, assim como altera as resposta do sistema de tração integral Quattro. Tudo que acontece no contato do pneu com o solo é transferido para o motorista, qualquer reação é sensível e direta.
Mas no dia a dia, no uso urbano, os modos conforto e econômico transformam as respostas do carro. Ele fica manso e discreto em temos de som e respostas. Pode até enganar alguns como mais um "esportivo de visual". A suspensão que ainda é dura e incomoda no piso ruim que temos na maioria de estradas e cidades brasileiras, mas fica mais comportada e a direção, leve. O ajuste e as respostas parecem do Q3 convencional - diretas, mas não afiadas como uma navalha.
O som grave do escapamento, somado aos estouros a cada troca de marcha que acontecem na versão Dynamic, somem nos modos econômico e conforto. Isso porque esse efeito é artificial e ocorre graças a um sistema de membranas ativadas eletronicamente no sistema de escapamento.
Além do modo Dynamic, o condutor pode ativar os modos RS - que são personalizáveis. Ali, o motorista pode ajustar, individualmente o som do escapamento, direção, câmbio e sistema de tração e suspensão, que, como padrão é 10 mm mais baixa do que a do Q3 convencional.
Equipamentos
Ao desembolsar quase R$ 500 mil em um SUV compacto, você espera que ele seja completo. E o RS Q3, não decepciona. Se parte do valor é pago nas melhorias e no motor para deixá-lo mais esportivo, o carro também não nega equipamentos.
Diferentemente das versões normais do Q3, que tem pacotes com opcionais, tudo aqui é de série na versão RS, inclusive o sistema de som de grife Bang&Olufsen, que oferece um som incrível, só não mais que o liberado pelo sistema de escape em reduções e aceleradas, é claro. A central multimídia tem integração a Android Auto e Apple CarPlay.
O banco do motorista tem uma série de ajustes eletrônicos, mas o mais importante é manual. Ele oferece um ajuste do comprimento do assento, para apoiar melhor as pernas de pessoas mais altas. Você pode esticar ou recolher essa parte, para o melhor ajuste possível.
O painel é virtual com 12,3" e tem dois grafismos mais esportivos, que mantêm o velocímetro centralizado, com diferentes modos para o conta-giro. Além disso, é possível configurá-lo para um modo convencional - conta-giros a esquerda e velocímetro a direita com formato redondo. No console central há carregamento de celular por indução.
Há ainda controle de velocidade adaptativo com função tráfego, start-stop, ar-condicionado com duas zonas, chave presencial com partida por botão, porta-malas com abertura elétrica e "hands-free", sistema no qual você passa o pé por baixo do para-choque e ele abre sozinho em caso de mãos ocupadas.
Há sensores de luz e chuva, de estacionamento na frente e atrás, teto solar panorâmico e aletas para troca de marcha atrás do volante. Completa o pacote câmera de ré, assistente de partida em rampa e de descida, faróis Full-LEDs Matrix - essa tecnologia permite apagar pontos do farol individualmente para quando se está usando o farol alto não ofuscar a visão de quem vem no sentido contrário ou à frente.
Manutenção e segurança
Aqui estão outros dispositivos que fazem parte do equipamento do RS Q3. São seis airbags, fixação de cadeirinhas pelo método Isofix com Top Tether, controles de estabilidade e tração, além de frenagem autônoma de emergência e assistente de manutenção em faixa de rodagem com correção. Ou seja, além de alertar que você está saindo da faixa correta, ele, automaticamente, corrige o carro para o traçado correto.
Em termos de manutenção, a pensar pelo valor do carro, as revisões programadas de 10 mil km a 60 mil km tem um valor bem módico: somadas custam R$ 15.733 - isso representa 3,2% do valor do veículo, uma soma irrisória para quem já dispôs do montante cobrado pelo SUV esportivo.
As primeira, segunda e quinta revisões custam R$ 1.990; pela segunda e quinta revisões a Audi cobra R$ 2.292, enquanto a sexta, de 60 mil km, é a mais cara: 5.179.
Mercado
O RS Q3, por enquanto, está sozinho por aí. O novo GLA 45 AMG ainda não chegou ao Brasil, mas deve vir em algum momento e ai ser um rival a altura do modelo. O 45 AMG tem versões de 387 cv ou 420 cv (45 S AMG) gerados pelo motor quatro cilindros 2.0 turbo, ou seja, um motor menor, mas mais potente, além de vir com tração integral também.
Atualmente, o que há de mais próximo do SUV esportivo da Audi é o BMW X2 M35i, que rende 306 cv no motor quatro cilindros, de 2 litros, turbo. Ele também oferece tração integral como os esportivos citados acima. Tal qual a potência, o preço também é mais "humilde": R$ 378.950. Fora isso, há o E-Pace da Jaguar que na versão P300 rende também 300 cv em um 2.0 turbo com tração integral.
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Motorização
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2.5, cinco cilindros, turbo, 20v
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Combustível
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Gasolina
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Potência (cv)
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400 a 5.850 rpm - 7.000 rpm
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Torque (kgf.m)
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48,9 @ 1.950 rpm
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Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
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4,5
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Velocidade máxima (km/h)
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280
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Câmbio
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Automatizado, dupla embreagem, sete marchas
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Tração
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Integral
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Direção
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Elétrica
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Suspensão Dianteira
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Independente
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Suspensão Traseira
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Independente, multilink
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Freios Dianteiros
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Disco
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Freios Traseiros
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Disco
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Pneus
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255/35 R21
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Rodas
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21", 8,5Jx21
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Altura (mm)
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1571
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Comprimento (mm)
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4506
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Entre-eixos (mm)
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2680
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Largura (mm)
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1851
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Ocupantes
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5
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Peso (kg)
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1.775
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Porta-malas (L)
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530
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Tanque (L)
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60
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10.000 km
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R$ 1.990
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20.000 km
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R$ 2.292
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30.000 km
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R$ 1.990
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40.000 km
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R$ 2.292
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50.000 km
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R$ 1.990
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60.000 km
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R$ 5.179
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Airbags Motorista
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Airbags Passageiro
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Airbags Laterais
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Airbags do tipo Cortina
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Controle de Estabilidade
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Controle de Tração
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Freios ABS
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Distribuição Eletrônica de Frenagem
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Ar-Condicionado
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Travas Elétricas
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Ar Quente
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Piloto Automático
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Volante com Regulagem de Altura
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Vidros Elétricos Dianteiros
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Vidros Elétricos Traseiros
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Central Multimídia
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Rádio FM/AM
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Entrada USB
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Banco de Couro
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Banco do motorista com ajuste de altura
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Bancos com ajustes elétricos
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Desembaçador Traseiro
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Teto Solar
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Computador de Bordo
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Acendimento automático dos faróis
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Faróis de neblina
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Frenagem autônoma de emergência
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Alerta de permanência em faixa
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Sensor de pressão dos pneus
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Sensor de pontos cegos
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Alerta de colisão
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Abertura elétrica do porta-malas
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Faróis com regulagem de altura
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