SUV Audi RS Q3 reforça o lado esportivo sem descuidar do utilitário
SUVs ganhando versões esportivas não é nenhuma novidade no mercado. As marcas encontraram esse nicho, do consumidor que queria ter um utilitário, o carro da moda, mas que não abria mão de esportividade que ele encontrava em sedãs ou peruas. Um dos representantes dessa seara é o Audi RS Q3.
O modelo é o menor SUV da Audi à venda no Brasil (no mundo há o Q2 abaixo) e nessa versão, com um toque extra de pimenta, mostra a dualidade da qual a divisão esportiva da marca é capaz: ele consegue passar de um dócil SUV prático no dia a dia para um carro feroz que coloca as garras dos seus 400 cv para fora.
Óbvio que essa capacidade de ser "8 e 80" tem um preço: R$ 482.990. Como método de comparação: o Q3 normal tem motor 1.4 turbo de 150 cv e custa entre R$ 199.990 e R$ 263.990, dependendo da versão e do nível de acabamento, mas sempre com a mesma mecânica.
Claro, além de dizer que ele é quase 'bipolar", é preciso mostrar, na prática, como ocorre isso e como o SUV nervosinho se comporta nas mais diversas situações. É o que a avaliação de UOL Carros conta a partir de agora.
Audi RS Q3
Preço
R$ 482.990Pontos Positivos
- Acabamento
- Trem de força
Pontos Negativos
- Espaço no banco traseiro
- Suspensão
Veredito
O RS Q3 consegue entregar tudo que se propõe. Ser um SUV com aptidão familiar com o porta-malas de 530 litros e espaço interno razoável para levar quatro adultos. E também é um carro que arranca sorrisos de quem está atrás do volante quando se quer. Para quem pode, o preço a se pagar para ter essas duas personalidades distintas no mesmo carro vale a pena, mesmo com os pênaltis do espaço interno restrito no banco traseiro e da suspensão dura demais. Mas isso é mais um problema das nossas condições de asfalto que realmente do carro, que promete esportividade acima de tudo.
Design e espaço interno
Por mais que o Audi RS Q3 tenha um comportamento que muda da água para o vinho com o auxílio da eletrônica, em termos de visual ele não faz questão nenhuma de esconder quem é e a que veio para esse plano. A Audi pega as linhas mais avantajadas da atual geração do Q3 e insere alguns anabolizantes ao conjunto da versão esportiva.
Novos para-choques, saídas de escapes, para-lamas maiores, grade diferenciada e rodas de maior polegada e desenho mais agressivo. Tudo isso já seria o suficiente para mostrar o que o SUV esportivo entrega, mas é claro que o visual fica completo com o símbolo da linha RS estampado na grade do motor e também na tampa do porta-malas, para que nenhum engraçadinho ache que aquele é um Audi normal.
Apesar do tom esportivo ficar evidente no visual externo, ele não é tão chamativo assim, o que agrada. Claro que isso depende da sua escolha nas cores disponíveis, como o verde Kyalami (nome de um circuito na África do Sul) ou o azul turbo. Além de todas as opções possíveis, o cliente pode pedir uma cor sob encomenda no programa Audi Exclusive, que é o único opcional do modelo a R$ 37 mil.
Internamente, o viés esportivo fica ainda mais claro. O acabamento em alcantara no volante de base achatada, no painel, portas e bancos lembra qual é o foco dele. Além disso, o interior pode contar com detalhes na cor da carroceria e uma finalização com fibra de carbono no painel.
O acabamento é de qualidade e as costuras na cor do veículo contrastando com as peças de cores escuras, assim como os cintos de segurança, dão o ar de esportividade no acabamento - além, é claro, da sigla RS espalhada pelo habitáculo, como no encosto dos bancos, tapetes e painel.
Para quem vai na frente o espaço é muito bom, os bancos semiesportivos abraçam bem nas laterais, são confortáveis e com ajustes elétricos. Já o conforto dos ocupantes do banco traseiro é reduzido. O espaço para a cabeça é bom, mas quem vai atrás fica com os joelhos próximos aos bancos dianteiros. O ocupante do meio ainda tem que lidar com o túnel central elevado para receber o eixo cardã.
Consumo e desempenho
Sob o capô, o coração de todo esse visual esportivo e a razão dele é o motor cinco cilindros de 2,5 litros, turbo, a gasolina. Ele rende 400 cv e 48,9 mkgf. São "apenas" 250 cv e 23,3 mkgf a mais que o Q3 "normal". O câmbio é o automatizado de sete marchas e dupla embreagem.
Esse motor é consagrado entre as versões RS dos modelos da linha 3 - RS3 Sportback, RS3 Sedan e RS Q3. Essa nova versão entrega tudo que se espera para o Q3 esportivo. Combinado com o modo esportivo (Dynamic) transforma o SUV compacto em um foguetinho de bolso.
Nesse modo, além das respostas de acelerador mais ágeis, ele altera também a troca de marchas, elevando mais o giro antes de engatar a próxima e endurece as respostas de suspensão e direção, assim como altera as resposta do sistema de tração integral Quattro. Tudo que acontece no contato do pneu com o solo é transferido para o motorista, qualquer reação é sensível e direta.
Mas no dia a dia, no uso urbano, os modos conforto e econômico transformam as respostas do carro. Ele fica manso e discreto em temos de som e respostas. Pode até enganar alguns como mais um "esportivo de visual". A suspensão que ainda é dura e incomoda no piso ruim que temos na maioria de estradas e cidades brasileiras, mas fica mais comportada e a direção, leve. O ajuste e as respostas parecem do Q3 convencional - diretas, mas não afiadas como uma navalha.
O som grave do escapamento, somado aos estouros a cada troca de marcha que acontecem na versão Dynamic, somem nos modos econômico e conforto. Isso porque esse efeito é artificial e ocorre graças a um sistema de membranas ativadas eletronicamente no sistema de escapamento.
Além do modo Dynamic, o condutor pode ativar os modos RS - que são personalizáveis. Ali, o motorista pode ajustar, individualmente o som do escapamento, direção, câmbio e sistema de tração e suspensão, que, como padrão é 10 mm mais baixa do que a do Q3 convencional.
Equipamentos
Ao desembolsar quase R$ 500 mil em um SUV compacto, você espera que ele seja completo. E o RS Q3, não decepciona. Se parte do valor é pago nas melhorias e no motor para deixá-lo mais esportivo, o carro também não nega equipamentos.
Diferentemente das versões normais do Q3, que tem pacotes com opcionais, tudo aqui é de série na versão RS, inclusive o sistema de som de grife Bang&Olufsen, que oferece um som incrível, só não mais que o liberado pelo sistema de escape em reduções e aceleradas, é claro. A central multimídia tem integração a Android Auto e Apple CarPlay.
O banco do motorista tem uma série de ajustes eletrônicos, mas o mais importante é manual. Ele oferece um ajuste do comprimento do assento, para apoiar melhor as pernas de pessoas mais altas. Você pode esticar ou recolher essa parte, para o melhor ajuste possível.
O painel é virtual com 12,3" e tem dois grafismos mais esportivos, que mantêm o velocímetro centralizado, com diferentes modos para o conta-giro. Além disso, é possível configurá-lo para um modo convencional - conta-giros a esquerda e velocímetro a direita com formato redondo. No console central há carregamento de celular por indução.
Há ainda controle de velocidade adaptativo com função tráfego, start-stop, ar-condicionado com duas zonas, chave presencial com partida por botão, porta-malas com abertura elétrica e "hands-free", sistema no qual você passa o pé por baixo do para-choque e ele abre sozinho em caso de mãos ocupadas.
Há sensores de luz e chuva, de estacionamento na frente e atrás, teto solar panorâmico e aletas para troca de marcha atrás do volante. Completa o pacote câmera de ré, assistente de partida em rampa e de descida, faróis Full-LEDs Matrix - essa tecnologia permite apagar pontos do farol individualmente para quando se está usando o farol alto não ofuscar a visão de quem vem no sentido contrário ou à frente.
Manutenção e segurança
Aqui estão outros dispositivos que fazem parte do equipamento do RS Q3. São seis airbags, fixação de cadeirinhas pelo método Isofix com Top Tether, controles de estabilidade e tração, além de frenagem autônoma de emergência e assistente de manutenção em faixa de rodagem com correção. Ou seja, além de alertar que você está saindo da faixa correta, ele, automaticamente, corrige o carro para o traçado correto.
Em termos de manutenção, a pensar pelo valor do carro, as revisões programadas de 10 mil km a 60 mil km tem um valor bem módico: somadas custam R$ 15.733 - isso representa 3,2% do valor do veículo, uma soma irrisória para quem já dispôs do montante cobrado pelo SUV esportivo.
As primeira, segunda e quinta revisões custam R$ 1.990; pela segunda e quinta revisões a Audi cobra R$ 2.292, enquanto a sexta, de 60 mil km, é a mais cara: 5.179.
Mercado
O RS Q3, por enquanto, está sozinho por aí. O novo GLA 45 AMG ainda não chegou ao Brasil, mas deve vir em algum momento e ai ser um rival a altura do modelo. O 45 AMG tem versões de 387 cv ou 420 cv (45 S AMG) gerados pelo motor quatro cilindros 2.0 turbo, ou seja, um motor menor, mas mais potente, além de vir com tração integral também.
Atualmente, o que há de mais próximo do SUV esportivo da Audi é o BMW X2 M35i, que rende 306 cv no motor quatro cilindros, de 2 litros, turbo. Ele também oferece tração integral como os esportivos citados acima. Tal qual a potência, o preço também é mais "humilde": R$ 378.950. Fora isso, há o E-Pace da Jaguar que na versão P300 rende também 300 cv em um 2.0 turbo com tração integral.
Motorização
2.5, cinco cilindros, turbo, 20v
Combustível
Gasolina
Potência (cv)
400 a 5.850 rpm - 7.000 rpm
Torque (kgf.m)
48,9 @ 1.950 rpm
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
4,5
Velocidade máxima (km/h)
280
Câmbio
Automatizado, dupla embreagem, sete marchas
Tração
Integral
Direção
Elétrica
Suspensão Dianteira
Independente
Suspensão Traseira
Independente, multilink
Freios Dianteiros
Disco
Freios Traseiros
Disco
Pneus
255/35 R21
Rodas
21", 8,5Jx21
Altura (mm)
1571
Comprimento (mm)
4506
Entre-eixos (mm)
2680
Largura (mm)
1851
Ocupantes
5
Peso (kg)
1.775
Porta-malas (L)
530
Tanque (L)
60
10.000 km
R$ 1.990
20.000 km
R$ 2.292
30.000 km
R$ 1.990
40.000 km
R$ 2.292
50.000 km
R$ 1.990
60.000 km
R$ 5.179
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Bancos com ajustes elétricos
Desembaçador Traseiro
Teto Solar
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Faróis de neblina
Frenagem autônoma de emergência
Alerta de permanência em faixa
Sensor de pressão dos pneus
Sensor de pontos cegos
Alerta de colisão
Abertura elétrica do porta-malas
Faróis com regulagem de altura
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.