SUV elétrico mais barato da Mercedes, EQA entrega luxo e exagera no preço
A Mercedes-Benz promoveu expansão na sua linha de elétricos no final de 2022, lançando quatro modelos, que se somaram ao EQC, totalizando uma gama de cinco automóveis a bateria. Desses, o de entrada é o EQA 250, que tem apenas um motor (dianteiro) e preço sugerido de R$ 480.900.
UOL Carros testou o EQA 250. Embora a Mercedes-Benz o posicione como um veículo inédito, ele é a versão elétrica do SUV de entrada da marca, o GLA. Quase tudo o que eles têm é em comum, do desenho ao interior.
O EQA, no entanto, tem algumas peculiaridades, especialmente no design. As dimensões, no entanto, são praticamente as mesmas do GLA, bem como o espaço na cabine. Até a lista de equipamentos é semelhante.
Apesar de representar o preço mais acessível dentro da linha de elétricos Mercedes, o EQA ainda é muito caro. A comparação com outros elétricos de motor único (veja detalhes abaixo) evidenciam o quanto o SUV está mal posicionado quando o assunto é tabela.
![](https://conteudo.imguol.com.br/c/parceiros/81/2022/10/29/novo-mercedes-benz-eqa-250-chega-como-modelo-eletrico-de-acesso-a-marca-alema-1667052599964_v2_16x9.jpg)
Mercedes-Benz EQA 250
Preço
R$ 480.900Pontos Positivos
- Espaço
- Requinte interno
Pontos Negativos
- Ar-condicionado com duas zonas
- Preço
Veredito
Ano de 2022 marcou a chegada de diversos elétricos de luxo com um motor apenas, o que deixou o preço desses produtos um pouco mais acessíveis. Além do EQA, vieram o XC40 P6 e o iX3, para citar alguns exemplos. Porém, nesse universo, o Mercedes é caro. Ele custa R$ 150 mil a mais que o Volvo, seu concorrente direto. Além disso, é R$ 5 mil mais caro que o BMW, de segmento superior e bem mais potente.
Desenho e interior
- Diferença entre EQA e o GLA está na dianteira, com grade fechada na versão elétrica é fechada. Logotipo da montadora alemã está integrado ao componente.
- Faróis full-LEDs antiofuscamento trazem assinatura em tom azul, cor comum para identificar carros elétricos.
- Rodas de 19" de dois tons (prata e preto) têm formato aerodinâmico, com uma moldura ao redor dos raios, para melhorar a eficiência energética.
- Traseira tem spoiler no teto, lanternas de LEDs interligadas e inscrição EQA 250.
- Porta-malas não impressiona pela capacidade de apenas 340 litros, mas ausência de vincos facilita a acomodação da bagagem.
- Espaço interno é destaque graças ao entre-eixos de 2,73 metros. É boa a acomodação das pernas e cabeças de dois passageiros, mesmo os mais altos. Mas o túnel central é alto, o que compromete o espaço da terceira pessoa atrás.
- Cabine tem acabamento emborrachado, com detalhes de couro, alumínio, Alcântara e fibra de carbono. Os bancos dianteiros são confortáveis, largos e com bom suporte lateral.
- Volante é revestido de combinação de couro convencional com perfurado. Multifuncional, traz detalhes de alumínio.
- Apesar de a central multimídia ser sensível ao toque, no console central também há um touchpad para comandá-la, além de botões com acesso direto a algumas funções - como Park Assist e navegador GPS.
Equipamentos
- Traz sistema MBUX, composto por duas telas integradas de 10" - uma para o painel de instrumentos personalizável e outra para a central multimídia.
- Comando de voz com inteligência artificial "Oi, Mercedes" pode executar funções como mudar estações de rádio e abrir e fechar as persianas do teto solar panorâmico.
- Vem com carregador de smartphones por indução (sem fio) e quatro entradas USB do tipo C - duas no porta-objetos do console central e outras duas para os passageiros do banco de trás. Essa parte do carro conta com saídas de ar, mas sem ajustes exclusivos de temperatura - pouco para um carro que se aproxima dos R$ 500 mil.
- Sistema de iluminação personalizável da cabine permite escolher em uma palheta de cores tons para iluminar portas, painéis e console central.
- O modelo tem câmera de estacionamento com boa qualidade e nitidez, mas não há câmeras 360 ou dianteira.
- Nos sistemas de assistência, destaques para o controlador de velocidade adaptativo e o leitor de faixas com função de correção.
Desempenho
- Motor elétrico dianteiro entrega 190 cv e 38,2 mkgf de torque.
- Câmbio tem só uma marcha, mas ainda assim há hastes atrás do volante que servem para controlar o sistema de desaceleração para regeneração de bateria, que traz três níveis.
- Bateria tem 66,5 kWh, que garante ao carro autonomia de 496 km, de acordo com informações da Mercedes-Benz. É uma das melhores entre os modelos elétricos à venda no mercado brasileiro.
- Recarga em corrente lenta (AC) para levar o componente de 0 a 100% pode durar de três a nove horas em estações entre 7 e 22 kW.
- Já em corrente rápida (DC), em 40 minutos dá para ter carga quase completa.
- Mesmo com 190 cv e 2.040 kg, EQA ganha velocidade com eficiência, e até cola o corpo do motorista contra o banco no início da aceleração graças ao torque instantâneo.
- Depois do impacto inicial, o EQA vai perdendo agilidade. De acordo com informações da Mercedes-Benz, o SUV leva 8,9 segundos para ir de 0 a 100 km/h.
- Carro chama a atenção pela boa estabilidade. Tem centro de gravidade baixo para um SUV, além de direção pesada no modo Sport de condução. Essa característica privilegia o bom desempenho em curvas e alta velocidade.
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