Topo

Volvo XC60 2021 híbrido agora é sustentável também no acabamento

Volvo XC60 T8 Inscription Imagem: VOLVO

José Antonio Leme

do UOL, em SP

30/01/2021 04h00

Conhecida por ser uma vanguardista em termos de segurança, a Volvo continua apostando em outras frentes na dianteira dos demais nomes do mercado. A empresa, que a partir deste ano só terá veículos híbridos à venda no País, também apostou na limitação da velocidade máxima dos seus veículos em 180 km/h, que já começou, mas ainda não está completa - o próprio XC60 T8 que vai aos 230 km/h é uma prova disso.

Agora, é a vez de associar toda a pegada sustentável de um carro híbrido com um interior que faça jus ao restante. É por isso que na versão de topo T8 Inscription do SUV médio XC60 a marca passa a oferecer uma opção de revestimento interno sustentável.

Será que vale pagar para levar pra casa esse modelo mais sustentável? É o que veremos a partir de agora na avaliação de UOL Carros.

Volvo XC60 T8 Inscription

Preço

R$ 369.950
Carros
3,9 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

4,0

5,0

4,0

5,0

4,0

5,0

Pontos Positivos

  • Segurança
  • Tecnologia

Pontos Negativos

  • Direção
  • Suspensão

Veredito

A Volvo fez como ninguém a "normalização" dos carros híbridos, especialmente os Plug-in, como o XC60 T8. Esse tipo de configuração, com baterias maiores e que é carregada na tomada faz mais sentido. Inclusive que os híbridos com menor autonomia elétrica por só carregar via frenagem ou motor a combustão. Ter a tecnologia difundida e criar mais um chamariz para quem é ecologicamente correto com o novo interior só reforça o caminho em que a marca sueca está trilhando seu futuro, sem deixar de lado o desempenho ou a tecnologia.

Acabamento

Esse tecido usado nos bancos é uma mescla de 30% lá e 70% poliéster, sendo que esse último componente é oriundo da reciclagem de garrafas plásticas PET.

Com tabela de R$ 369.950, o novo interior é oferecido em duas tonalidades de cinza, uma mais clara (Charcoal Midnight Zink Wool Blend) e outra mais escura (Charcoal Slate Wool).

Como opção ao interior de couro que povoa os carros de luxo, o novo acabamento dos bancos agrada tanto o toque quanto o visual e tem um padrão de xadrez no fundo. Mas o primeiro pensamento negativo em relação ao revestimento é quão fácil deve ser sujar essa tonalidade clara por qualquer desleixo.

Equipamentos

Além da proposta de "luxo sustentável", o XC60 também tem detalhes de pura opulência, como a manopla de câmbio de cristal sueco, item que já estava disponível também no irmão maior, o XC90. No mais, todo o bom acabamento interior já é conhecido, bem como a lista de equipamentos.

Entre os itens de série há central multimídia vertical de 9 polegadas e integração com Android Auto e Apple CarPlay. O sistema de som tem 10 alto-falantes e o painel é do tipo virtual. Há sete air bags, os práticos assentos infantis integrados no banco traseiro e uma infinidade de dispositivos eletrônicos focados na segurança.

Entre eles estão a frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres, alertas de saída da faixa de rodagem, de colisão frontal e de ponto cego. Há os assistentes de partida em rampa e descida em aclive e controle de velocidade adaptativo com função de direção semiautônoma a até 130 km/h.

Imagem: VOLVO

Motor híbrido é também potente

O conjunto motriz do XC60 T8 é formado pelo motor 2.0 turbo de 320 cv com um elétrico de 87 cv, combinados eles rendem 407 cv. O torque total é de 65,2 mkgf. O câmbio é o automático de oito marchas. A bateria de íons de lítio pode ser recarregada por meio de uma tomada convencional ou em pontos públicos de recarga rápida.

Graças ao motor elétrico, o XC60 T8 pode ir de um tranquilo carro elétrico no modo "Pure" a um canhão no modo "Power". No meio há o modo Hybrid, mescla o uso do motor elétrico com o propulsor a combustão, conforme a demanda. Uma mudança no modo elétrico Pure é que antes quando se pisava no acelerador forte, ele entendia que o motorista queria mais potência e fazia o motor a combustão entrar automaticamente, agora ele mantém a resposta apenas no elétrico.

Espaço interno

Em termos de espaço, o Volvo leva bem quatro adultos. O quinto ocupante fica aperta pelo túnel central elevado e largo, mas apesar disso, o espaço para os ombros e dos joelhos para o banco da frente ainda é bom. A ergonomia interna também agrada ao motorista e a posição de encontrar é fácil, bem como o conforto dos bancos é exemplar em longos trechos.

A direção com assistência elétrica do XC60 T8 peca em não ter uma calibragem mais refinada, que transmita ao motorista de forma mais direta o que ocorre durante a condução. As suspensões são boas, desde que o piso seja "padrão europeu". Como não é o caso do Brasil, na maioria das vezes, se o piso for muito irregular as suspensões sofrem um pouco mais.

Imagem: VOLVO

Mecânica
  • Motorização

  • 2.0 turbo a gasolina, 16V + um elétrico

  • Combustível

  • Gasolina + elétrico

  • Potência (cv)

  • 407 cv a 5.700 rpm

  • Torque (kgf.m)

  • 65,2 a 2.200 rpm

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • 5,3 segundos

  • Velocidade máxima (km/h)

  • 230 km/h

  • Câmbio

  • Automático, 8 marchas

  • Tração

  • Integral

  • Direção

  • Elétrica

  • Suspensão Dianteira

  • Independente McPherson

  • Suspensão Traseira

  • Independente Multilink

  • Freios Dianteiros

  • Discos ventilados

  • Freios Traseiros

  • Discos sólidos

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 255/45 R20

  • Rodas

  • 20 polegadas

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1658

  • Comprimento (mm)

  • 4688

  • Entre-eixos (mm)

  • 2865

  • Largura (mm)

  • 1902

  • Ocupantes

  • 5

  • Peso (kg)

  • 2.174

  • Porta-malas (L)

  • 468 litros

  • Tanque (L)

  • 70 litros

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Airbags Laterais

  • Airbags do tipo Cortina

  • Airbags para joelho do motorista

  • Controle de Estabilidade

  • Controle de Tração

  • Freios ABS

  • Distribuição Eletrônica de Frenagem

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Piloto Automático

  • Volante com Regulagem de Altura

  • Vidros Elétricos Dianteiros

  • Vidros Elétricos Traseiros

  • Central Multimídia

  • Rádio FM/AM

  • Entrada USB

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Bancos com ajustes elétricos

  • Desembaçador Traseiro

  • Teto Solar

  • Computador de Bordo

  • Acendimento automático dos faróis

  • Faróis de neblina

  • Frenagem autônoma de emergência

  • Alerta de permanência em faixa

  • Sensor de pressão dos pneus

  • Sensor de pontos cegos

  • Alerta de colisão

  • Abertura elétrica do porta-malas

  • Faróis com regulagem de altura

  • Sistema de estacionamento autônomo

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Volvo XC60 2021 híbrido agora é sustentável também no acabamento - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sua fonte de informações para aqueles que estão procurando por um novo carro. Com textos detalhados e imparciais, essas avaliações apresentam os prós e contras de cada modelo, bem como informações sobre desempenho, consumo, conforto e segurança. Independentemente de estar procurando por um carro popular ou um modelo de luxo, essa coleção é uma referência essencial para quem deseja tomar a decisão correta.