Volvo XC60 2021 híbrido agora é sustentável também no acabamento
José Antonio Leme
do UOL, em SP
30/01/2021 04h00
Conhecida por ser uma vanguardista em termos de segurança, a Volvo continua apostando em outras frentes na dianteira dos demais nomes do mercado. A empresa, que a partir deste ano só terá veículos híbridos à venda no País, também apostou na limitação da velocidade máxima dos seus veículos em 180 km/h, que já começou, mas ainda não está completa - o próprio XC60 T8 que vai aos 230 km/h é uma prova disso.
Agora, é a vez de associar toda a pegada sustentável de um carro híbrido com um interior que faça jus ao restante. É por isso que na versão de topo T8 Inscription do SUV médio XC60 a marca passa a oferecer uma opção de revestimento interno sustentável.
Será que vale pagar para levar pra casa esse modelo mais sustentável? É o que veremos a partir de agora na avaliação de UOL Carros.
Volvo XC60 T8 Inscription
Preço
R$ 369.9504,0
5,0
4,0
5,0
4,0
5,0
Pontos Positivos
- Segurança
- Tecnologia
Pontos Negativos
- Direção
- Suspensão
Veredito
A Volvo fez como ninguém a "normalização" dos carros híbridos, especialmente os Plug-in, como o XC60 T8. Esse tipo de configuração, com baterias maiores e que é carregada na tomada faz mais sentido. Inclusive que os híbridos com menor autonomia elétrica por só carregar via frenagem ou motor a combustão. Ter a tecnologia difundida e criar mais um chamariz para quem é ecologicamente correto com o novo interior só reforça o caminho em que a marca sueca está trilhando seu futuro, sem deixar de lado o desempenho ou a tecnologia.
Acabamento
Esse tecido usado nos bancos é uma mescla de 30% lá e 70% poliéster, sendo que esse último componente é oriundo da reciclagem de garrafas plásticas PET.
Com tabela de R$ 369.950, o novo interior é oferecido em duas tonalidades de cinza, uma mais clara (Charcoal Midnight Zink Wool Blend) e outra mais escura (Charcoal Slate Wool).
Como opção ao interior de couro que povoa os carros de luxo, o novo acabamento dos bancos agrada tanto o toque quanto o visual e tem um padrão de xadrez no fundo. Mas o primeiro pensamento negativo em relação ao revestimento é quão fácil deve ser sujar essa tonalidade clara por qualquer desleixo.
Equipamentos
Além da proposta de "luxo sustentável", o XC60 também tem detalhes de pura opulência, como a manopla de câmbio de cristal sueco, item que já estava disponível também no irmão maior, o XC90. No mais, todo o bom acabamento interior já é conhecido, bem como a lista de equipamentos.
Entre os itens de série há central multimídia vertical de 9 polegadas e integração com Android Auto e Apple CarPlay. O sistema de som tem 10 alto-falantes e o painel é do tipo virtual. Há sete air bags, os práticos assentos infantis integrados no banco traseiro e uma infinidade de dispositivos eletrônicos focados na segurança.
Entre eles estão a frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres, alertas de saída da faixa de rodagem, de colisão frontal e de ponto cego. Há os assistentes de partida em rampa e descida em aclive e controle de velocidade adaptativo com função de direção semiautônoma a até 130 km/h.
Motor híbrido é também potente
O conjunto motriz do XC60 T8 é formado pelo motor 2.0 turbo de 320 cv com um elétrico de 87 cv, combinados eles rendem 407 cv. O torque total é de 65,2 mkgf. O câmbio é o automático de oito marchas. A bateria de íons de lítio pode ser recarregada por meio de uma tomada convencional ou em pontos públicos de recarga rápida.
Graças ao motor elétrico, o XC60 T8 pode ir de um tranquilo carro elétrico no modo "Pure" a um canhão no modo "Power". No meio há o modo Hybrid, mescla o uso do motor elétrico com o propulsor a combustão, conforme a demanda. Uma mudança no modo elétrico Pure é que antes quando se pisava no acelerador forte, ele entendia que o motorista queria mais potência e fazia o motor a combustão entrar automaticamente, agora ele mantém a resposta apenas no elétrico.
Espaço interno
Em termos de espaço, o Volvo leva bem quatro adultos. O quinto ocupante fica aperta pelo túnel central elevado e largo, mas apesar disso, o espaço para os ombros e dos joelhos para o banco da frente ainda é bom. A ergonomia interna também agrada ao motorista e a posição de encontrar é fácil, bem como o conforto dos bancos é exemplar em longos trechos.
A direção com assistência elétrica do XC60 T8 peca em não ter uma calibragem mais refinada, que transmita ao motorista de forma mais direta o que ocorre durante a condução. As suspensões são boas, desde que o piso seja "padrão europeu". Como não é o caso do Brasil, na maioria das vezes, se o piso for muito irregular as suspensões sofrem um pouco mais.
-
Motorização
-
2.0 turbo a gasolina, 16V + um elétrico
-
Combustível
-
Gasolina + elétrico
-
Potência (cv)
-
407 cv a 5.700 rpm
-
Torque (kgf.m)
-
65,2 a 2.200 rpm
-
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
-
5,3 segundos
-
Velocidade máxima (km/h)
-
230 km/h
-
Câmbio
-
Automático, 8 marchas
-
Tração
-
Integral
-
Direção
-
Elétrica
-
Suspensão Dianteira
-
Independente McPherson
-
Suspensão Traseira
-
Independente Multilink
-
Freios Dianteiros
-
Discos ventilados
-
Freios Traseiros
-
Discos sólidos
-
Pneus
-
255/45 R20
-
Rodas
-
20 polegadas
-
Altura (mm)
-
1658
-
Comprimento (mm)
-
4688
-
Entre-eixos (mm)
-
2865
-
Largura (mm)
-
1902
-
Ocupantes
-
5
-
Peso (kg)
-
2.174
-
Porta-malas (L)
-
468 litros
-
Tanque (L)
-
70 litros
-
Airbags Motorista
-
-
Airbags Passageiro
-
-
Airbags Laterais
-
-
Airbags do tipo Cortina
-
-
Airbags para joelho do motorista
-
-
Controle de Estabilidade
-
-
Controle de Tração
-
-
Freios ABS
-
-
Distribuição Eletrônica de Frenagem
-
-
Ar-Condicionado
-
-
Travas Elétricas
-
-
Piloto Automático
-
-
Volante com Regulagem de Altura
-
-
Vidros Elétricos Dianteiros
-
-
Vidros Elétricos Traseiros
-
-
Central Multimídia
-
-
Rádio FM/AM
-
-
Entrada USB
-
-
Banco do motorista com ajuste de altura
-
-
Bancos com ajustes elétricos
-
-
Desembaçador Traseiro
-
-
Teto Solar
-
-
Computador de Bordo
-
-
Acendimento automático dos faróis
-
-
Faróis de neblina
-
-
Frenagem autônoma de emergência
-
-
Alerta de permanência em faixa
-
-
Sensor de pressão dos pneus
-
-
Sensor de pontos cegos
-
-
Alerta de colisão
-
-
Abertura elétrica do porta-malas
-
-
Faróis com regulagem de altura
-
-
Sistema de estacionamento autônomo
-