Tiggo 7 Pro muda e melhora para encarar Compass, Taos e Corolla Cross
José Antonio Leme
do UOL, em São Paulo (SP)
24/01/2022 04h00
A Caoa Chery tem feito lançamentos, mudanças e oferecendo novidades a um tempo quase recorde no Brasil. A mais recente é o Tiggo 7 Pro, SUV médio que foi totalmente reestilizado com um mudança tão grande a ponto de ser possível chamar de uma nova geração - ainda que a plataforma seja a mesma.
O carro que foi lançado primeira primeira vez em 2018, teve uma leve alteração em 2020 e agora chega bem mudado, não só em termos de visual, mas também de acabamento e principalmente sob o capô.
O carro que até hoje não havia conseguido o mesmo sucesso do Tiggo 5x e do Tiggo 8, seus irmãos menor e maior, respectivamente, apresenta novas armas para fazer o mesmo em uma categoria que está superaquecida, com novos rivais e mudanças nos que já estavam aí.
Em versão única, o Tiggo 7 Pro é oferecido por R$ 189.990 com um bom pacote de equipamentos, comodidades e segurança, confira nossa avaliação e o que achamos do novo SUV.
Caoa Chery Tiggo 7 Pro
3,0
4,0
4,0
3,0
4,0
4,0
Pontos Positivos
- Lista de equipamentos
- Motor
Pontos Negativos
- Espelho retrovisor interno
- Conectividade
Veredito
É difícil o Tiggo 7 Pro não melhorar sua participação no mercado depois dessas mudanças e conseguir ter uma melhor percepção entre os SUVs médios. O carro conseguiu melhorar seus pontos fracos e ajustar a trajetória, a única dificuldade é que a concorrência também é boa.
DESIGN E ESPAÇO INTERNO
O espaço interno do Tiggo 7 Pro é bom para quatro adultos com muito conforto. O quinto ocupante também tem bastante conforto, apesar do túnel central e da saída de ar-condicionado para a traseira no meio das pernas.
Quem vai na frente tem todo o espaço necessário, tanto motorista quanto passageiro, além de bancos que são confortáveis e abraçam bem os ocupantes.
O acabamento e o design interno melhoraram muito e basicamente pegou tudo de bom que havia sido antecipado pelo Tiggo 8, desde os materiais, o posicionamento e novidades, como a alavanca de câmbio do tipo "joystick". Outra herança do Tiggo 8 e bem-vinda é o bom isolamento acústico.
O visual do carro está muito melhor e mais equilibrado em relação aos demais modelos do segmento. A nova grade hexagonal dá um aspecto de imponência para quem olha o carro de frente, além das linhas da cabine também reforçarem esse aspecto que dá mais presença ao carro.
CONSUMO E DESEMPENHO
Sob o capô, o Tiggo 7 Pro aposentou o 1.5 turboflex de até 150 cv que continua oferecido no Tiggo 5x. Agora ele vem equipado com o mesmo 1.6 turbo, a gasolina, que equipa o Tiggo 8.
Isso representa 187 cv a 5.500 rpm e 28 mkgf a 2.000 rpm. O câmbio é o automatizado de dupla embreagem com sete marchas e embreagem banhada a óleo.
Com dois modos de condução, Eco ou Sport, que mudam a resposta do acelerador e também das trocas de marcha, o SUV ficou muito melhor de andar com a potência e torque extra em relação ao pacote anterior.
Além disso, a entrega de torque em rotações mais baixas do novo propulsor melhora completamente a resposta, especialmente nas acelerações e retomadas. Assim dá para dizer que agora ele tem números adequados para o tamanho do Tiggo 7 Pro e melhorou bem o comportamento dinâmico.
A suspensão tem um acerto bom, voltando para o conforto dos ocupantes, como um bom carro de pegada familiar deve ser. Contudo, mesmo assim, a rolagem de carroceria do carro não é excessiva e ele consegue passar a firmeza adequada para evitar que os ocupantes fiquem sendo jogados dentro da cabine nas curvas.
A calibragem do sistema de direção elétrica de Tiggo 7 Pro também privilegia o conforto e para manobras em baixa velocidade é muito bom, mas em velocidade de cruzeiro em estrada poderia ter uma calibragem mais precisa.
De acordo com os dados divulgados pela marca e que estarão no Conpet, do Inmetro, o Tiggo 7 Pro tem consumo de 9,9 km/l no circuito urbano e de 11,7 km/l no ciclo rodoviário.
EQUIPAMENTOS
O Tiggo 7 Pro tem de série freio de estacionamento elétrico, assistente de partida em rampa, painel de instrumentos virtual de 12,3 polegadas e central multimídia com tela de 10,25 polegadas com integração a Android Auto e Apple CarPlay.
Com um console central de dois níveis, o que melhora bastante a oferta de porta-objetos no carro, o problema está na comunicação entre tecnologias. Ele tem um carregador de smartphone por indução na parte superior, mas não tem conexão sem fio para o Android Auto e Apple CarPlay, ou seja, você só consegue usar um ou outro, nunca ambos ao mesmo tempo.
Outro item que incomoda é o espelho retrovisor interno que não tem um lente normal, mas que distorce bastante o que se vê, em termos de distância dos carros que vem atrás.
Há também ar-condicionado automático e digital com duas zonas de temperatura, piloto automático e limitador de velocidade. Os bancos dianteiros tem ajuste elétricos de distância e de ajuste do encosto.
O pacote fica completo com faróis Full-LEDs, incluindo os neblinas, teto solar panorâmico, abertura elétrica do porta-malas e configurável, chave presencial com partida por botão e abertura e fechamento automático por aproximação, além de partida do motor para acionar o ar-condicionado a distância.
MANUTENÇÃO E SEGURANÇA
No que diz respeito a segurança, o carro tem muitos componentes que cabem aqui, como os controle de tração e estabilidade, seis airbags, sistema de câmera 360º ao redor do carro, isofix para prender cadeirinhas.
O carro oferece ainda alerta de colisão traseira e de tráfego cruzado, alertas de ponto cegos nos espelhos, alerta de uso do banco traseiro, que serve para evitar que se esqueça o filho dentro do carro e alerta de presença de pedestres ou carros, quando se abre as portas.
O pacote poderia ficar consagrador com controle de velocidade adaptativo, frenagem autônoma de emergência, leitor de faixa de rodagem e farol alto com comutação automática que alguns dos rivais oferecem.
MERCADO
O Tiggo 7 Pro chega com um bom visual, design, acabamento e preço para disputar espaço no mercado de SUVs médios contra o Jeep Compass e ao lado do Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos.
Com versão única, o Tiggo 7 Pro pode não ter tudo que as versões de topo de alguns rivais vendem, mas vem tão completo ou mais que as demais versões dos outros modelos.
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Motorização
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1.6, 4 cil, 16V, turbo
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Combustível
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Gasolina
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Potência (cv)
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187 a 5.550
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Torque (kgf.m)
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28 a 2.000 rpm
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Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
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8,1
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Velocidade máxima (km/h)
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180
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Consumo cidade (km/l)
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9,9
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Consumo estrada (km/l)
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11,7
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Câmbio
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Automatizado, 7 marchas, duas embreagens
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Tração
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Dianteira
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Direção
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Elétrica
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Suspensão Dianteira
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Independente
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Suspensão Traseira
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Independente, Multilink
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Freios Dianteiros
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Discos ventilados
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Freios Traseiros
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Discos sólidos
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Pneus
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225/60
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Rodas
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18 polegadas
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Altura (mm)
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1705
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Comprimento (mm)
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4500
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Entre-eixos (mm)
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2670
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Largura (mm)
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1842
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Ocupantes
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5
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Peso (kg)
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1489
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Porta-malas (L)
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475
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Tanque (L)
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51
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Garantia
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5 anos
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Airbags Motorista
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Airbags Passageiro
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Airbags Laterais
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Airbags do tipo Cortina
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Controle de Estabilidade
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Controle de Tração
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Freios ABS
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Distribuição Eletrônica de Frenagem
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Ar-Condicionado
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Travas Elétricas
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Ar Quente
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Piloto Automático
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Volante com Regulagem de Altura
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Vidros Elétricos Dianteiros
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Vidros Elétricos Traseiros
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Central Multimídia
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Rádio FM/AM
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Entrada USB
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Banco de Couro
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Banco do motorista com ajuste de altura
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Bancos com ajustes elétricos
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Desembaçador Traseiro
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Teto Solar
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Computador de Bordo
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Acendimento automático dos faróis
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Faróis de neblina
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Sensor de pressão dos pneus
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Sensor de pontos cegos
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Abertura elétrica do porta-malas
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Faróis com regulagem de altura
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