Tiggo 7 Pro muda e melhora para encarar Compass, Taos e Corolla Cross
A Caoa Chery tem feito lançamentos, mudanças e oferecendo novidades a um tempo quase recorde no Brasil. A mais recente é o Tiggo 7 Pro, SUV médio que foi totalmente reestilizado com um mudança tão grande a ponto de ser possível chamar de uma nova geração - ainda que a plataforma seja a mesma.
O carro que foi lançado primeira primeira vez em 2018, teve uma leve alteração em 2020 e agora chega bem mudado, não só em termos de visual, mas também de acabamento e principalmente sob o capô.
O carro que até hoje não havia conseguido o mesmo sucesso do Tiggo 5x e do Tiggo 8, seus irmãos menor e maior, respectivamente, apresenta novas armas para fazer o mesmo em uma categoria que está superaquecida, com novos rivais e mudanças nos que já estavam aí.
Em versão única, o Tiggo 7 Pro é oferecido por R$ 189.990 com um bom pacote de equipamentos, comodidades e segurança, confira nossa avaliação e o que achamos do novo SUV.
Caoa Chery Tiggo 7 Pro
Pontos Positivos
- Lista de equipamentos
- Motor
Pontos Negativos
- Espelho retrovisor interno
- Conectividade
Veredito
É difícil o Tiggo 7 Pro não melhorar sua participação no mercado depois dessas mudanças e conseguir ter uma melhor percepção entre os SUVs médios. O carro conseguiu melhorar seus pontos fracos e ajustar a trajetória, a única dificuldade é que a concorrência também é boa.
DESIGN E ESPAÇO INTERNO
O espaço interno do Tiggo 7 Pro é bom para quatro adultos com muito conforto. O quinto ocupante também tem bastante conforto, apesar do túnel central e da saída de ar-condicionado para a traseira no meio das pernas.
Quem vai na frente tem todo o espaço necessário, tanto motorista quanto passageiro, além de bancos que são confortáveis e abraçam bem os ocupantes.
O acabamento e o design interno melhoraram muito e basicamente pegou tudo de bom que havia sido antecipado pelo Tiggo 8, desde os materiais, o posicionamento e novidades, como a alavanca de câmbio do tipo "joystick". Outra herança do Tiggo 8 e bem-vinda é o bom isolamento acústico.
O visual do carro está muito melhor e mais equilibrado em relação aos demais modelos do segmento. A nova grade hexagonal dá um aspecto de imponência para quem olha o carro de frente, além das linhas da cabine também reforçarem esse aspecto que dá mais presença ao carro.
CONSUMO E DESEMPENHO
Sob o capô, o Tiggo 7 Pro aposentou o 1.5 turboflex de até 150 cv que continua oferecido no Tiggo 5x. Agora ele vem equipado com o mesmo 1.6 turbo, a gasolina, que equipa o Tiggo 8.
Isso representa 187 cv a 5.500 rpm e 28 mkgf a 2.000 rpm. O câmbio é o automatizado de dupla embreagem com sete marchas e embreagem banhada a óleo.
Com dois modos de condução, Eco ou Sport, que mudam a resposta do acelerador e também das trocas de marcha, o SUV ficou muito melhor de andar com a potência e torque extra em relação ao pacote anterior.
Além disso, a entrega de torque em rotações mais baixas do novo propulsor melhora completamente a resposta, especialmente nas acelerações e retomadas. Assim dá para dizer que agora ele tem números adequados para o tamanho do Tiggo 7 Pro e melhorou bem o comportamento dinâmico.
A suspensão tem um acerto bom, voltando para o conforto dos ocupantes, como um bom carro de pegada familiar deve ser. Contudo, mesmo assim, a rolagem de carroceria do carro não é excessiva e ele consegue passar a firmeza adequada para evitar que os ocupantes fiquem sendo jogados dentro da cabine nas curvas.
A calibragem do sistema de direção elétrica de Tiggo 7 Pro também privilegia o conforto e para manobras em baixa velocidade é muito bom, mas em velocidade de cruzeiro em estrada poderia ter uma calibragem mais precisa.
De acordo com os dados divulgados pela marca e que estarão no Conpet, do Inmetro, o Tiggo 7 Pro tem consumo de 9,9 km/l no circuito urbano e de 11,7 km/l no ciclo rodoviário.
EQUIPAMENTOS
O Tiggo 7 Pro tem de série freio de estacionamento elétrico, assistente de partida em rampa, painel de instrumentos virtual de 12,3 polegadas e central multimídia com tela de 10,25 polegadas com integração a Android Auto e Apple CarPlay.
Com um console central de dois níveis, o que melhora bastante a oferta de porta-objetos no carro, o problema está na comunicação entre tecnologias. Ele tem um carregador de smartphone por indução na parte superior, mas não tem conexão sem fio para o Android Auto e Apple CarPlay, ou seja, você só consegue usar um ou outro, nunca ambos ao mesmo tempo.
Outro item que incomoda é o espelho retrovisor interno que não tem um lente normal, mas que distorce bastante o que se vê, em termos de distância dos carros que vem atrás.
Há também ar-condicionado automático e digital com duas zonas de temperatura, piloto automático e limitador de velocidade. Os bancos dianteiros tem ajuste elétricos de distância e de ajuste do encosto.
O pacote fica completo com faróis Full-LEDs, incluindo os neblinas, teto solar panorâmico, abertura elétrica do porta-malas e configurável, chave presencial com partida por botão e abertura e fechamento automático por aproximação, além de partida do motor para acionar o ar-condicionado a distância.
MANUTENÇÃO E SEGURANÇA
No que diz respeito a segurança, o carro tem muitos componentes que cabem aqui, como os controle de tração e estabilidade, seis airbags, sistema de câmera 360º ao redor do carro, isofix para prender cadeirinhas.
O carro oferece ainda alerta de colisão traseira e de tráfego cruzado, alertas de ponto cegos nos espelhos, alerta de uso do banco traseiro, que serve para evitar que se esqueça o filho dentro do carro e alerta de presença de pedestres ou carros, quando se abre as portas.
O pacote poderia ficar consagrador com controle de velocidade adaptativo, frenagem autônoma de emergência, leitor de faixa de rodagem e farol alto com comutação automática que alguns dos rivais oferecem.
MERCADO
O Tiggo 7 Pro chega com um bom visual, design, acabamento e preço para disputar espaço no mercado de SUVs médios contra o Jeep Compass e ao lado do Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos.
Com versão única, o Tiggo 7 Pro pode não ter tudo que as versões de topo de alguns rivais vendem, mas vem tão completo ou mais que as demais versões dos outros modelos.
Motorização
1.6, 4 cil, 16V, turbo
Combustível
Gasolina
Potência (cv)
187 a 5.550
Torque (kgf.m)
28 a 2.000 rpm
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
8,1
Velocidade máxima (km/h)
180
Consumo cidade (km/l)
9,9
Consumo estrada (km/l)
11,7
Câmbio
Automatizado, 7 marchas, duas embreagens
Tração
Dianteira
Direção
Elétrica
Suspensão Dianteira
Independente
Suspensão Traseira
Independente, Multilink
Freios Dianteiros
Discos ventilados
Freios Traseiros
Discos sólidos
Pneus
225/60
Rodas
18 polegadas
Altura (mm)
1705
Comprimento (mm)
4500
Entre-eixos (mm)
2670
Largura (mm)
1842
Ocupantes
5
Peso (kg)
1489
Porta-malas (L)
475
Tanque (L)
51
Garantia
5 anos
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Bancos com ajustes elétricos
Desembaçador Traseiro
Teto Solar
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Faróis de neblina
Sensor de pressão dos pneus
Sensor de pontos cegos
Abertura elétrica do porta-malas
Faróis com regulagem de altura
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