Toyota Hilux 2021 supera os 200 cv, ganha tecnologia e suspensão digna
José Antonio Leme
do UOL, em São Paulo (SP)
27/09/2021 04h00
A Toyota renovou a Hilux no final de 2020, já como linha 2021, na mudança mais profunda que a atual geração teve. Além de uma segunda reestilização, a marca japonesa fez todo o possível para tirar a diferença para as rivais.
Por isso, além do novo visual, a picape também ganhou mais potência e, como a maioria das concorrentes, superou a casa dos 200 cv no motor turbodiesel, que, no caso, é o que equipa a versão de topo SRX avaliada, que custa R$ 287.990.
A picape também ganhou mais tecnologia com a chegada de um pacote de segurança mais robusto, que inclui frenagem autônoma e outras melhorias mecânicas.
Toyota Hilux SRX 2.8 2021
Preço
R$ 287.9904,0
3,0
4,0
3,0
4,0
5,0
Pontos Positivos
- Equipamentos
- Trem de força
Pontos Negativos
- Acabamento
Veredito
A Toyota fez a lição de casa com a Hilux e melhorou os pontos mais fracos que a picape tinha até então, que era a falta de equipamentos perante a concorrência, a suspensão extremamente macia e o motor menos potente do mercado. Se já vendia bem, só tende a melhorar.
DESIGN E ESPAÇO INTERNO
A Toyota atualizou o visual da Hilux nesta geração pela segunda vez. Agora, as mudanças foram mais claras e profundas. O modelo ganhou um aspecto mais esportivo com a nova grade frontal, maior e pronunciada à frente.
Os faróis e o para-choque dianteiro também foram alterados. Na traseira, a picape média ganhou alteração na disposição das luzes das lanternas, apesar de manter o formato externo. Na versão SRX, as maçanetas são cromadas e as rodas de 18 polegadas de liga leve foram redesenhadas.
Por dentro, não há mudanças significativas. O painel de instrumentos ganhou um novo grafismo no fundo dos mostradores analógicos e mais funções na tela do computador de bordo: indicador digital de velocidade e de posição das rodas dianteiras.
Em termos de espaço interno, não teve mudança na Hilux. Isso significa que a picape mantém cabine confortável para quatro adultos, mas um quinto ocupante sofre com o túnel central elevado, apesar de ter espaço para os joelhos.
Quem vai na frente tem bom espaço para as pernas e a cabeça e o motorista tem ajuste elétrico do assento e do encosto. A posição de guiar é um tanto elevada, mas menos que outros modelos.
DESEMPENHO
A Toyota fez questão de mexer em um dos principais problemas da Hilux. O motor 2.8 de quatro cilindros, turbodiesel, ganhou uma turbina com pás 25% maiores.
Com isso, a potência passou de 177 cv para 204 cv e o torque subiu de 42,8 mkgf para 50,9 mkgf. Essa mudança de torque está disponível apenas nas versões com câmbio automático de seis marchas, que consegue lidar com a força extra.
Na prática, foi uma mudança abissal. A resposta da Hilux está muito mais ágil e forte, especialmente durante retomadas e acelerações. Ela continua a oferecer três modos de condução: eco, normal e power.
Enquanto antes no modo Power não havia uma diferença de resposta prática, apenas mais ruído do motor dentro da cabine, agora é perceptível a diferença na aceleração. O modo eco continua a deixar a resposta mais lenta e as trocas de câmbio antecipadas, prezando a economia de combustível.
Além disso, a direção hidráulica está mais precisa: o modelo recebeu uma nova válvula no sistema de direção que regula a pressão do fluido, garantindo assim que a direção fique mais leve a baixas velocidades ou um pouco mais pesada, melhorando a resposta e a precisão - o que realmente ocorreu.
Tão importante quanto a mudança no motor foi a mudança na suspensão. A Toyota adotou novos amortecedores, com maior diâmetro, além de novas buchas de suspensões.
Em resumo, essas mudanças deixaram a Hilux mais firme nas curvas. A suspensão muito macia, que foi criticada também em outros mercados, fazia a carroceria balançar muito para os lados nas curvas e no fora de estrada.
Agora, a picape está mais estável no asfalto e isso se traduz em conforto para os ocupantes. Houve melhora no fora de estrada também, já que a suspensão faz o trabalho, mas não transfere o balanço para a cabine.
EQUIPAMENTOS
Dentre os novos equipamentos, a Hilux oferece bancos dianteiros climatizados com sistema de ventilação e três níveis de ajuste, novo sistema de som JBL com caixas de som destacadas sobre o painel e central multimídia com tela sensível ao toque de oito polegadas, que ganhou Android Auto e Apple Carplay, além de manter a TV digital.
Ela traz também sensor de estacionamento na frente e atrás (disponível apenas nas versões SRV e SRX), faróis Full-LEDs, assistente de descida e deslizamento eletronicamente limitado.
A lista fica completa com a chave presencial com partida por botão, ar-condicionado automático, mas não digital, trio elétrico, acendimento automático dos faróis, bancos e volante revestidos de couro e faróis de neblina de LEDs.
MANUTENÇÃO E SEGURANÇA
O pacote de segurança que continha o básico, como controles de tração e estabilidade, mas já oferecia sete airbags, foi melhorado. Agora, há o pacote Toyota Safety Sense, que é formado por vários componentes.
O pacote conta com frenagem autônoma de emergência e alerta sonoro e visual, controle de velocidade adaptativo (ACC) e leitor de faixa de rodagem com correção.
A diferença aqui no sistema de correção para outros é que ele usa os freios para trazer o carro de volta para o centro da faixa, ativando o lado direito ou esquerdo, conforme for necessário.
Em termos de manutenção, o pacote de cinco revisões da Hilux custa um total de R$ 7.040,01, um valor médio de R$ 1.400 por revisão. Os valores separados são de R$ 827,01, R$ 1.407, R$ 1.458, R$ 2.238 e R$ 1.110.
MERCADO
A Hilux não se preocupa muito com a concorrência. Sua liderança continua tranquila, mesmo em meio à crise de semicondutores ao redor do mundo, que tem afetado também vendas e produções nas fábricas nacionais e no Mercosul.
A picape fez as melhorias que eram necessárias e conta sua fama de inquebrável no mercado para continuar reinando frente a S10, Ranger, L200 Triton, Frontier e Amarok.
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Motorização
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2.8, 4 cil., 16V, turbo
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Combustível
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Diesel
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Potência (cv)
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204 a 3.400
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Torque (kgf.m)
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50,9 a 2.800
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Câmbio
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Automático, 6 marchas
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Tração
-
4x4
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Direção
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Hidráulica
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Suspensão Dianteira
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Independente
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Suspensão Traseira
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Eixo rígido
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Freios Dianteiros
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Discos ventilados
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Freios Traseiros
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Tambor
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Pneus
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265/60 R18
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Rodas
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18 polegadas
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Altura (mm)
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1.815
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Comprimento (mm)
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5.325
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Entre-eixos (mm)
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3.085
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Largura (mm)
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1.855
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Ocupantes
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5
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Peso (kg)
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2.090
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Tanque (L)
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80
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10.000 km
-
R$ 827,01
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20.000 km
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R$ 1.407
-
30.000 km
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R$ 1.458
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40.000 km
-
R$ 2.238
-
50.000 km
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R$ 1.110
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Garantia
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5 anos
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Airbags Motorista
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Airbags Passageiro
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Airbags Laterais
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Airbags do tipo Cortina
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Airbags para joelho do motorista
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Controle de Estabilidade
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Controle de Tração
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Freios ABS
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Distribuição Eletrônica de Frenagem
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Ar-Condicionado
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Travas Elétricas
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Ar Quente
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Piloto Automático
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Volante com Regulagem de Altura
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Vidros Elétricos Dianteiros
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Vidros Elétricos Traseiros
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Central Multimídia
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Rádio FM/AM
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Entrada USB
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Banco de Couro
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Banco do motorista com ajuste de altura
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Bancos com ajustes elétricos
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Desembaçador Traseiro
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Computador de Bordo
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Acendimento automático dos faróis
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Faróis de neblina
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Frenagem autônoma de emergência
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Alerta de permanência em faixa
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Sensor de pressão dos pneus
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Alerta de colisão
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Faróis com regulagem de altura
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Bloqueio do diferencial
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