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Toyota Hilux 2021 supera os 200 cv, ganha tecnologia e suspensão digna

José Antonio Leme

do UOL, em São Paulo (SP)

27/09/2021 04h00

A Toyota renovou a Hilux no final de 2020, já como linha 2021, na mudança mais profunda que a atual geração teve. Além de uma segunda reestilização, a marca japonesa fez todo o possível para tirar a diferença para as rivais.

Por isso, além do novo visual, a picape também ganhou mais potência e, como a maioria das concorrentes, superou a casa dos 200 cv no motor turbodiesel, que, no caso, é o que equipa a versão de topo SRX avaliada, que custa R$ 287.990.

A picape também ganhou mais tecnologia com a chegada de um pacote de segurança mais robusto, que inclui frenagem autônoma e outras melhorias mecânicas.

Toyota Hilux SRX 2.8 2021

Preço

R$ 287.990
Carros
3,3 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

4,0

3,0

4,0

3,0

4,0

5,0

Pontos Positivos

  • Equipamentos
  • Trem de força

Pontos Negativos

  • Acabamento

Veredito

A Toyota fez a lição de casa com a Hilux e melhorou os pontos mais fracos que a picape tinha até então, que era a falta de equipamentos perante a concorrência, a suspensão extremamente macia e o motor menos potente do mercado. Se já vendia bem, só tende a melhorar.

DESIGN E ESPAÇO INTERNO

A Toyota atualizou o visual da Hilux nesta geração pela segunda vez. Agora, as mudanças foram mais claras e profundas. O modelo ganhou um aspecto mais esportivo com a nova grade frontal, maior e pronunciada à frente.

Os faróis e o para-choque dianteiro também foram alterados. Na traseira, a picape média ganhou alteração na disposição das luzes das lanternas, apesar de manter o formato externo. Na versão SRX, as maçanetas são cromadas e as rodas de 18 polegadas de liga leve foram redesenhadas.

Por dentro, não há mudanças significativas. O painel de instrumentos ganhou um novo grafismo no fundo dos mostradores analógicos e mais funções na tela do computador de bordo: indicador digital de velocidade e de posição das rodas dianteiras.

Em termos de espaço interno, não teve mudança na Hilux. Isso significa que a picape mantém cabine confortável para quatro adultos, mas um quinto ocupante sofre com o túnel central elevado, apesar de ter espaço para os joelhos.

Quem vai na frente tem bom espaço para as pernas e a cabeça e o motorista tem ajuste elétrico do assento e do encosto. A posição de guiar é um tanto elevada, mas menos que outros modelos.

DESEMPENHO

Imagem: José Antonio Leme/UOL

A Toyota fez questão de mexer em um dos principais problemas da Hilux. O motor 2.8 de quatro cilindros, turbodiesel, ganhou uma turbina com pás 25% maiores.

Com isso, a potência passou de 177 cv para 204 cv e o torque subiu de 42,8 mkgf para 50,9 mkgf. Essa mudança de torque está disponível apenas nas versões com câmbio automático de seis marchas, que consegue lidar com a força extra.

Na prática, foi uma mudança abissal. A resposta da Hilux está muito mais ágil e forte, especialmente durante retomadas e acelerações. Ela continua a oferecer três modos de condução: eco, normal e power.

Enquanto antes no modo Power não havia uma diferença de resposta prática, apenas mais ruído do motor dentro da cabine, agora é perceptível a diferença na aceleração. O modo eco continua a deixar a resposta mais lenta e as trocas de câmbio antecipadas, prezando a economia de combustível.

Imagem: José Antonio Leme/UOL

Além disso, a direção hidráulica está mais precisa: o modelo recebeu uma nova válvula no sistema de direção que regula a pressão do fluido, garantindo assim que a direção fique mais leve a baixas velocidades ou um pouco mais pesada, melhorando a resposta e a precisão - o que realmente ocorreu.

Tão importante quanto a mudança no motor foi a mudança na suspensão. A Toyota adotou novos amortecedores, com maior diâmetro, além de novas buchas de suspensões.

Em resumo, essas mudanças deixaram a Hilux mais firme nas curvas. A suspensão muito macia, que foi criticada também em outros mercados, fazia a carroceria balançar muito para os lados nas curvas e no fora de estrada.

Agora, a picape está mais estável no asfalto e isso se traduz em conforto para os ocupantes. Houve melhora no fora de estrada também, já que a suspensão faz o trabalho, mas não transfere o balanço para a cabine.

EQUIPAMENTOS

Imagem: José Antonio Leme/UOL

Dentre os novos equipamentos, a Hilux oferece bancos dianteiros climatizados com sistema de ventilação e três níveis de ajuste, novo sistema de som JBL com caixas de som destacadas sobre o painel e central multimídia com tela sensível ao toque de oito polegadas, que ganhou Android Auto e Apple Carplay, além de manter a TV digital.

Ela traz também sensor de estacionamento na frente e atrás (disponível apenas nas versões SRV e SRX), faróis Full-LEDs, assistente de descida e deslizamento eletronicamente limitado.

A lista fica completa com a chave presencial com partida por botão, ar-condicionado automático, mas não digital, trio elétrico, acendimento automático dos faróis, bancos e volante revestidos de couro e faróis de neblina de LEDs.

MANUTENÇÃO E SEGURANÇA

Imagem: José Antonio Leme/UOL

O pacote de segurança que continha o básico, como controles de tração e estabilidade, mas já oferecia sete airbags, foi melhorado. Agora, há o pacote Toyota Safety Sense, que é formado por vários componentes.

Imagem: José Antonio Leme/UOL

O pacote conta com frenagem autônoma de emergência e alerta sonoro e visual, controle de velocidade adaptativo (ACC) e leitor de faixa de rodagem com correção.

A diferença aqui no sistema de correção para outros é que ele usa os freios para trazer o carro de volta para o centro da faixa, ativando o lado direito ou esquerdo, conforme for necessário.

Em termos de manutenção, o pacote de cinco revisões da Hilux custa um total de R$ 7.040,01, um valor médio de R$ 1.400 por revisão. Os valores separados são de R$ 827,01, R$ 1.407, R$ 1.458, R$ 2.238 e R$ 1.110.

MERCADO

Imagem: José Antonio Leme/UOL

A Hilux não se preocupa muito com a concorrência. Sua liderança continua tranquila, mesmo em meio à crise de semicondutores ao redor do mundo, que tem afetado também vendas e produções nas fábricas nacionais e no Mercosul.

A picape fez as melhorias que eram necessárias e conta sua fama de inquebrável no mercado para continuar reinando frente a S10, Ranger, L200 Triton, Frontier e Amarok.

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Mecânica
  • Motorização

  • 2.8, 4 cil., 16V, turbo

  • Combustível

  • Diesel

  • Potência (cv)

  • 204 a 3.400

  • Torque (kgf.m)

  • 50,9 a 2.800

  • Câmbio

  • Automático, 6 marchas

  • Tração

  • 4x4

  • Direção

  • Hidráulica

  • Suspensão Dianteira

  • Independente

  • Suspensão Traseira

  • Eixo rígido

  • Freios Dianteiros

  • Discos ventilados

  • Freios Traseiros

  • Tambor

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 265/60 R18

  • Rodas

  • 18 polegadas

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1.815

  • Comprimento (mm)

  • 5.325

  • Entre-eixos (mm)

  • 3.085

  • Largura (mm)

  • 1.855

  • Ocupantes

  • 5

  • Peso (kg)

  • 2.090

  • Tanque (L)

  • 80

Preço das Revisões, Seguro e Garantia
  • 10.000 km

  • R$ 827,01

  • 20.000 km

  • R$ 1.407

  • 30.000 km

  • R$ 1.458

  • 40.000 km

  • R$ 2.238

  • 50.000 km

  • R$ 1.110

  • Garantia

  • 5 anos

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Airbags Laterais

  • Airbags do tipo Cortina

  • Airbags para joelho do motorista

  • Controle de Estabilidade

  • Controle de Tração

  • Freios ABS

  • Distribuição Eletrônica de Frenagem

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Piloto Automático

  • Volante com Regulagem de Altura

  • Vidros Elétricos Dianteiros

  • Vidros Elétricos Traseiros

  • Central Multimídia

  • Rádio FM/AM

  • Entrada USB

  • Banco de Couro

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Bancos com ajustes elétricos

  • Desembaçador Traseiro

  • Computador de Bordo

  • Acendimento automático dos faróis

  • Faróis de neblina

  • Frenagem autônoma de emergência

  • Alerta de permanência em faixa

  • Sensor de pressão dos pneus

  • Alerta de colisão

  • Faróis com regulagem de altura

  • Bloqueio do diferencial

Concorrentes

Volkswagen Amarok V6 Highline

R$ 277.655,00

Nissan Frontier XE

R$ 260.104,00

Mitsubishi L200 Triton Sport

R$ 274.895,00

Chevrolet S10 High Country

R$ 255.781,00

Ford Ranger 3.2 Limited

R$ 284.098,00

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