Toyota Hilux 2021 supera os 200 cv, ganha tecnologia e suspensão digna
A Toyota renovou a Hilux no final de 2020, já como linha 2021, na mudança mais profunda que a atual geração teve. Além de uma segunda reestilização, a marca japonesa fez todo o possível para tirar a diferença para as rivais.
Por isso, além do novo visual, a picape também ganhou mais potência e, como a maioria das concorrentes, superou a casa dos 200 cv no motor turbodiesel, que, no caso, é o que equipa a versão de topo SRX avaliada, que custa R$ 287.990.
A picape também ganhou mais tecnologia com a chegada de um pacote de segurança mais robusto, que inclui frenagem autônoma e outras melhorias mecânicas.
Toyota Hilux SRX 2.8 2021
Preço
R$ 287.990Pontos Positivos
- Equipamentos
- Trem de força
Pontos Negativos
- Acabamento
Veredito
A Toyota fez a lição de casa com a Hilux e melhorou os pontos mais fracos que a picape tinha até então, que era a falta de equipamentos perante a concorrência, a suspensão extremamente macia e o motor menos potente do mercado. Se já vendia bem, só tende a melhorar.
DESIGN E ESPAÇO INTERNO
A Toyota atualizou o visual da Hilux nesta geração pela segunda vez. Agora, as mudanças foram mais claras e profundas. O modelo ganhou um aspecto mais esportivo com a nova grade frontal, maior e pronunciada à frente.
Os faróis e o para-choque dianteiro também foram alterados. Na traseira, a picape média ganhou alteração na disposição das luzes das lanternas, apesar de manter o formato externo. Na versão SRX, as maçanetas são cromadas e as rodas de 18 polegadas de liga leve foram redesenhadas.
Por dentro, não há mudanças significativas. O painel de instrumentos ganhou um novo grafismo no fundo dos mostradores analógicos e mais funções na tela do computador de bordo: indicador digital de velocidade e de posição das rodas dianteiras.
Em termos de espaço interno, não teve mudança na Hilux. Isso significa que a picape mantém cabine confortável para quatro adultos, mas um quinto ocupante sofre com o túnel central elevado, apesar de ter espaço para os joelhos.
Quem vai na frente tem bom espaço para as pernas e a cabeça e o motorista tem ajuste elétrico do assento e do encosto. A posição de guiar é um tanto elevada, mas menos que outros modelos.
DESEMPENHO
A Toyota fez questão de mexer em um dos principais problemas da Hilux. O motor 2.8 de quatro cilindros, turbodiesel, ganhou uma turbina com pás 25% maiores.
Com isso, a potência passou de 177 cv para 204 cv e o torque subiu de 42,8 mkgf para 50,9 mkgf. Essa mudança de torque está disponível apenas nas versões com câmbio automático de seis marchas, que consegue lidar com a força extra.
Na prática, foi uma mudança abissal. A resposta da Hilux está muito mais ágil e forte, especialmente durante retomadas e acelerações. Ela continua a oferecer três modos de condução: eco, normal e power.
Enquanto antes no modo Power não havia uma diferença de resposta prática, apenas mais ruído do motor dentro da cabine, agora é perceptível a diferença na aceleração. O modo eco continua a deixar a resposta mais lenta e as trocas de câmbio antecipadas, prezando a economia de combustível.
Além disso, a direção hidráulica está mais precisa: o modelo recebeu uma nova válvula no sistema de direção que regula a pressão do fluido, garantindo assim que a direção fique mais leve a baixas velocidades ou um pouco mais pesada, melhorando a resposta e a precisão - o que realmente ocorreu.
Tão importante quanto a mudança no motor foi a mudança na suspensão. A Toyota adotou novos amortecedores, com maior diâmetro, além de novas buchas de suspensões.
Em resumo, essas mudanças deixaram a Hilux mais firme nas curvas. A suspensão muito macia, que foi criticada também em outros mercados, fazia a carroceria balançar muito para os lados nas curvas e no fora de estrada.
Agora, a picape está mais estável no asfalto e isso se traduz em conforto para os ocupantes. Houve melhora no fora de estrada também, já que a suspensão faz o trabalho, mas não transfere o balanço para a cabine.
EQUIPAMENTOS
Dentre os novos equipamentos, a Hilux oferece bancos dianteiros climatizados com sistema de ventilação e três níveis de ajuste, novo sistema de som JBL com caixas de som destacadas sobre o painel e central multimídia com tela sensível ao toque de oito polegadas, que ganhou Android Auto e Apple Carplay, além de manter a TV digital.
Ela traz também sensor de estacionamento na frente e atrás (disponível apenas nas versões SRV e SRX), faróis Full-LEDs, assistente de descida e deslizamento eletronicamente limitado.
A lista fica completa com a chave presencial com partida por botão, ar-condicionado automático, mas não digital, trio elétrico, acendimento automático dos faróis, bancos e volante revestidos de couro e faróis de neblina de LEDs.
MANUTENÇÃO E SEGURANÇA
O pacote de segurança que continha o básico, como controles de tração e estabilidade, mas já oferecia sete airbags, foi melhorado. Agora, há o pacote Toyota Safety Sense, que é formado por vários componentes.
O pacote conta com frenagem autônoma de emergência e alerta sonoro e visual, controle de velocidade adaptativo (ACC) e leitor de faixa de rodagem com correção.
A diferença aqui no sistema de correção para outros é que ele usa os freios para trazer o carro de volta para o centro da faixa, ativando o lado direito ou esquerdo, conforme for necessário.
Em termos de manutenção, o pacote de cinco revisões da Hilux custa um total de R$ 7.040,01, um valor médio de R$ 1.400 por revisão. Os valores separados são de R$ 827,01, R$ 1.407, R$ 1.458, R$ 2.238 e R$ 1.110.
MERCADO
A Hilux não se preocupa muito com a concorrência. Sua liderança continua tranquila, mesmo em meio à crise de semicondutores ao redor do mundo, que tem afetado também vendas e produções nas fábricas nacionais e no Mercosul.
A picape fez as melhorias que eram necessárias e conta sua fama de inquebrável no mercado para continuar reinando frente a S10, Ranger, L200 Triton, Frontier e Amarok.
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Motorização
2.8, 4 cil., 16V, turbo
Combustível
Diesel
Potência (cv)
204 a 3.400
Torque (kgf.m)
50,9 a 2.800
Câmbio
Automático, 6 marchas
Tração
4x4
Direção
Hidráulica
Suspensão Dianteira
Independente
Suspensão Traseira
Eixo rígido
Freios Dianteiros
Discos ventilados
Freios Traseiros
Tambor
Pneus
265/60 R18
Rodas
18 polegadas
Altura (mm)
1.815
Comprimento (mm)
5.325
Entre-eixos (mm)
3.085
Largura (mm)
1.855
Ocupantes
5
Peso (kg)
2.090
Tanque (L)
80
10.000 km
R$ 827,01
20.000 km
R$ 1.407
30.000 km
R$ 1.458
40.000 km
R$ 2.238
50.000 km
R$ 1.110
Garantia
5 anos
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Airbags para joelho do motorista
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Bancos com ajustes elétricos
Desembaçador Traseiro
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Faróis de neblina
Frenagem autônoma de emergência
Alerta de permanência em faixa
Sensor de pressão dos pneus
Alerta de colisão
Faróis com regulagem de altura
Bloqueio do diferencial
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