Toyota Yaris 2023 melhora, mas continua na sombra da categoria
José Antonio Leme
Do UOL, em São Paulo (SP)
04/03/2022 04h00
A Toyota, como muita gente nesse período de pandemia, está sofrendo de ansiedade. E por isso a empresa não perdeu tempo e resolveu ainda no início de 2022 já apresentar a linha 2023 da família Yaris, tanto para o sedã quanto para o hatch.
Com algumas mudanças valiosas, mas pontuais, o visual está diferente, mas custa ver as mudanças para quem vê o carro sem estar ao lado do antigo.
UOL Carros teve a oportunidade de avaliar a versão intermediária XS que, segundo a Toyota, será a responsável por 50% das vendas e tem quase todos os equipamentos presentes também na de topo.
Será que as mudanças são suficientes para transformar o Yaris 2023 em um carro mais competitivo com seu preço de R$ 102.790? É o que vamos descobrir.
Toyota Yaris XS
Preço
R$ 102.7903,0
2,0
2,0
3,0
3,0
3,0
4,0
Pontos Positivos
- Segurança
- Porta-malas
Pontos Negativos
- Desempenho
- Acabamento
Veredito
A vida do Yaris para ocupar um espaço maior no mercado, ao exemplo dos irmãos Corolla e Corolla Cross, não será fácil. A briga na categoria de baixo é maior e mais intensa a depender do preço. O projeto que não é novo também não ajuda, apesar das mudanças benéficas feitas ao carro na linha 2023.
DESIGN E ESPAÇO INTERNO
Encontrar as mudanças visuais do Yaris 2023 é quase como um jogo de sete erros, difícil e que precisa de uma equivalência para enxergar o que mudou - mas nós vamos contar a vocês.
Na traseira nada foi alterado e segue a mesma desde que foi lançada aqui. Na frente, para-choque e grade são novos. Para as versões XL e XS, isso significa que o carro ganhou luzes diurnas de LEDs no lugar dos faróis de neblina.
Por dentro o carro ganhou um novo revestimento para os bancos que, na secção central, usa tecido na área central e couro sintético nas laterais e no encosto de cabeça na versão XS.
Além disso, alguns acabamentos, como uma moldura no console central, passam a ter acabamento de cromo escuro. Um jogo esperto da Toyota foi colocar uma costura falsa correndo todo o painel e que faz parecer que o Yaris tem couro no revestimento, mas é apenas plástico.
O espaço interno não é exatamente o forte do Yaris, mas pessoas altas conseguem viajar sentados atrás com conforto em relação à distância da cabeça do teto. Quanto às pernas é preciso alguma manobra se estiver em cinco pessoas no carro.
Se o espaço interno não é o maior e mais confortável possível, por outro lado o porta-malas traz bons 310 litros, um número bastante suficiente para atender a categoria de hatches compactos e maior do que alguns concorrentes.
CONSUMO E DESEMPENHO
Na linha 2023, o Yaris perdeu a motorização de entrada, o 1.3 flex, ficando apenas com o 1.5 flex em todas as versões. Com isso, a XS usa esse propulsor que entrega até 110 cv e 14,9 mkgf.
Associado a ele está uma transmissão automático do tipo CVT que simula 7 marchas. O Yaris XS tem borboletas para trocas de marchas atrás do volante ou por meio da alavanca de câmbio, o que acredito que seja pouco útil se você pode fazê-lo sem tirar as mãos da direção.
Com o carro vazio esse motor vai bem para empurrar os 1.125 kg do Yaris, tanto na estrada quanto na cidade, mas sem emoção, especialmente quando você pede uma redução para fazer ultrapassagens ou retomadas. Carro cheio, ele exige mais, a rotação fica no alto e em subidas o câmbio trabalha loucamente.
Para isso, a Toyota adotou dois modos de condução na linha 2023, disponível a todas as versões. A Eco "mata" o acelerador e deixa a resposta mais lenta ao comando no pedal da direita, enquanto o modo Sport eleva a rotação para que se aproveite melhor potência e torque gerado pelo motor.
Por outro lado, o modo Sport também acentua o ronco do motor dentro da cabine, mostrando que o Yaris poderia ter um isolamento acústico melhor na cabine. Inclusive ele não tem nenhum isolamento no capô, o que ajuda a fazer com que o ronco do motor se propague ainda mais.
De acordo com a Toyota, o consumo médio do Yaris com etanol é de 8,8 km/l na cidade e 10 km/l na estrada. O tanque do hatch tem 45 litros de capacidade.
EQUIPAMENTOS
No que diz respeito a equipamentos, o Yaris XS traz central multimídia de 7 polegadas e integração a Android Auto e Apple CarPlay, mas apenas por meio de entrada USB que fica escondida dentro do console central. Para os ocupantes do banco traseiro há duas entradas USB para recarga de dispositivos.
Ele oferece ainda ar-condicionado automático e digital, computador de bordo com tela de 4,2" e colorida que deixa o painel de instrumentos analógico mais completo e funcional. Chave presencial com partida por botão também está presente, bem como a câmera de ré e rodas de liga leve de 15". Os faróis são halógenos, Full-LED apenas na versão de topo XLS.
Trio elétrico, alerta de cinto de segurança para todos os ocupantes e desembaçador traseiro também estão no pacote, mas o carro não traz sensor de estacionamento nem na frente ou atrás. Além disso, perdeu os sensores de luz e chuva para receber o Toyota Safety Sense (TSS).
MANUTENÇÃO E SEGURANÇA
Como citado acima, o Yaris perdeu os sensores de luz e chuva para adotar o TSS. Isso porque a área onde ficavam os sensores foi usada pela câmera que o TSS tem para fazer a leitura de faixas, mas sem correção no volante, e o alerta de colisão frontal, mas sem frenagem autônoma de emergência.
Nos irmãos maiores, os Corollas sedã e Cross, o TSS tem as funções de correção no volante e de frenagem autônoma de emergência, além de farol alto automático.
Apesar disso, o carro passa a vir com sete airbags em todas as versões, controles de tração e estabilidade integrados, assistente de partida em rampa, além de fixação Isofix e Top Tether para cadeirinhas infantis no banco traseiro.
O pacote de manutenções da Toyota é composto por cinco revisões com preço fixo que somam um total de R$ 3.364,77. Os valores são de R$ 364,77, R$ 759, R$ 585, R$ 1.071 e R$ 585, respectivamente, e acontecem a cada 10 mil km ou 12 meses, o que ocorrer primeiro.
MERCADO
O Yaris está enfrentando uma concorrência grande. Na faixa de preço do XS e da XLS, basicamente tem que encarar Volkswagen Polo 1.0 TSI e Honda City.
O primeiro está mais do que garantido nessa liderança entre os compactos premium, enquanto o segundo chega como novidade ao mercado com nova plataforma e cheio de tecnologia.
Enquanto os preços não subirem, a versão de entrada briga com os compactos como Chevrolet Onix e Hyundai HB20 em suas configurações mais completas.
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Motorização
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1.5, 16V, 4 cil
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Combustível
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Etanol / Gasolina
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Potência (cv)
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110 / 5.600 (etanol) | 105 / 5.600 (gasolina)
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Torque (kgf.m)
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14,9 / 4.000 (etanol) | 14,3 / 4.000 (gasolina)
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Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
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N/D
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Velocidade máxima (km/h)
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N/D
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Câmbio
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Automático, CVT
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Tração
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Dianteira
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Direção
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Elétrica
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Suspensão Dianteira
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Independente, McPherson
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Suspensão Traseira
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Eixo de torção
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Freios Dianteiros
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Discos ventilados
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Freios Traseiros
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Tambor
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Pneus
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185/60 R15
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Rodas
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15 polegadas
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Altura (mm)
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1.490
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Comprimento (mm)
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4.145
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Entre-eixos (mm)
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2.550
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Largura (mm)
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1.730
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Ocupantes
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5
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Peso (kg)
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1.125
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Porta-malas (L)
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310
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Tanque (L)
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45
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10.000 km
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R$ 364,77
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20.000 km
-
R$ 759
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30.000 km
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R$ 585
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40.000 km
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R$ 1.071
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50.000 km
-
R$ 585
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Garantia
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3 anos
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Airbags Motorista
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Airbags Passageiro
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Airbags Laterais
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Airbags do tipo Cortina
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Airbags para joelho do motorista
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Controle de Estabilidade
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Controle de Tração
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Freios ABS
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Ar-Condicionado
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Travas Elétricas
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Ar Quente
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Piloto Automático
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Volante com Regulagem de Altura
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Vidros Elétricos Dianteiros
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Vidros Elétricos Traseiros
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Central Multimídia
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Rádio FM/AM
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Entrada USB
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Banco do motorista com ajuste de altura
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Desembaçador Traseiro
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Computador de Bordo
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Alerta de colisão
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