Toyota Yaris ainda vale o investimento ou já parece cansado ante rivais?
Guilherme Menezes
Do UOL, em São Paulo
18/12/2022 04h00
Ainda que se mantenha com as mesmas características desde quando foi lançado em 2018, a linha 2023 fez bem para o Toyota Yaris. Seu desenho externo ganhou novos para-choques, grade e conjunto óptico que contam agora com DRL em LED. Além disso, todas as versões são equipadas com motor 1.5 e câmbio CVT. Na versão de topo avaliada (XLS: a partir de R$ 115.490), também vem com as rodas de 15 polegadas renovadas.
O que garante a relevância de qualquer Toyota é a confiabilidade que a fabricante construiu, no Brasil e no mundo. Está entre as marcas que mais transmitem tranquilidade, tanto em relação à menor recorrência dos carros nas oficinas quanto à maior conservação do valor de mercado.
Tudo isso é muito racional e importante, mas será que já é o bastante para concluirmos que vale a pena? Veremos na avaliação de hoje.
Toyota Yaris XLS
5,0
3,0
3,0
3,0
4,0
5,0
4,0
Pontos Positivos
- Confiabilidade
- Consumo
- Conforto
Pontos Negativos
- Projeto ficou antigo
- Ergonomia
- Não é dos mais ágeis
Veredito
O Toyota Yaris 2023 teve a dura missão de suceder o Etios, depois de pouco mais de três anos coexistindo com o "irmão" menor. O que fica dos testes é que o Yaris segue transmitindo a impressão de um carro sólido, confortável, econômico e bem construído. É um carro com boa calibração, tem desempenho satisfatório e números de consumo plausíveis. O isolamento acústico não deixa a desejar, tampouco as perspectivas de depreciação futura, quando se analisa o histórico da perda do valor do modelo desde 2018. Entretanto, vamos a concorrência se atualizando mais do que ele. Diante disso, o carro parece ter entrado em um "modo sobrevida", antes da primeira renovação mais profunda no Brasil, que ainda não há previsão de chegar. É muito bom, mas não está entre os mais modernos.
Consumo e desempenho
O já conhecido motor 1.5 flex Dual VVT-i recebeu melhorias para reduzir a emissão de poluentes, sem alterações nos números de potência e consumo. Desenvolve 110 cv e 14,9 kgfm (abastecido com etanol), ou 105 cv e 14,3 kgfm (gasolina). Isso o leva até 100 km/h em 11,8 segundos e aos 173 km/h.
Segundo o Inmetro, com gasolina, o Yaris XL 2023 faz 12,6 km/l (cidade) e 13,8 km/l (estrada). No etanol, faz 8,8 km/ (cidade) e 10 km/l (estrada). O carro se move com a ajuda do câmbio CVT que simula 7 marchas. Pela primeira vez, passam a vir com dois modos de condução (Eco e Sport).
Equipamentos e segurança
Além disso, desde a versão de entrada (que, no caso, é a do carro dos nossos testes), a central multimídia conta com tela de 7 polegadas sensível ao toque, compatível com Android Auto e Apple CarPlay, com duas novas entradas USB na parte traseira. Ela é fácil de ser utilizada e é o único modelo de toda a gama, mas como testamos a versão de topo do carro, bem que poderia ser mais tecnológica
Na questão da segurança, além de como controle de tração (TRC), estabilidade (VSC) e assistente de subida em rampa (HAC), toda a linha já sai de fábrica com sete airbags (um de joelho, dois frontais, dois laterais e dois de cortina).
Ainda há o sistema de pré-colisão, que ajuda nas frenagens, emitindo um alerta sonoro e visual, além de fornecer uma carga extra no pedal do freio. Como se não bastasse, também traz alerta de evasão de faixa, que avisa por meio de um bip sonoro quando o veículo sai da faixa de rolagem sem dar seta para um dos lados.
Vida a bordo e dirigibilidade
O Toyota Yaris roda com conforto e precisão. Entretanto, deixa um pouco a desejar com relação ao casamento entre distância da direção e dos pedais, o que prejudica a posição de dirigir. Poderia ter recurso de acerto de profundidade do volante, mas isso não é oferecido.
Apesar do câmbio CVT, o Toyota é capaz de adaptar o estilo de condução com facilidade. Se quiser agilidade para a cidade, encontramos. Se quiser priorizar a economia de combustível, basta manter o "pé leve" que, automaticamente, vemos acender a luz "eco" no painel.
O espaço para os ocupantes no Yaris também é bom. Atrás, não há nem o túnel central, o que permite boa acomodação para os pés, bem como também ajuda a preservar o espaço para as pernas dos ocupantes das janelas. Algo que deixou a desejar, entretanto, foi o espaço para a cabeça.
Design
O hatch se destaca pelas linhas que inspiram esportividade. São recortadas, acompanham a silhueta e demarcam as formas do carro. A traseira, por sua vez, tem aspecto "chapado" quando olhamos bem atrás do pára-choques, ou mais arrendondado, quando observamos as quinas das diagonais traseiras.
No interior, não há enormes telas e painel digital. Segue a filosofia mais conservadora da marca e sem mudanças desde o lançamento. Por outro lado, notamos o trabalho das texturas e das linhas dos acabamentos plásticos. Só há maciez no apoio dos cotovelos nas portas, mas traz imitação de costuras nos plásticos, black piano e superfícies todas granuladas.
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Motorização
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1.5, quatro cilindros, flex
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Combustível
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Gasolina e etanol
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Potência (cv)
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110 cv (E) / 105 cv (G) a 5.600 rpm
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Torque (kgf.m)
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14,9 kgfm (E) / 14,3 (G) a 4.000 rpm
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Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
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11,8 segundos
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Velocidade máxima (km/h)
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173 km/h
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Consumo cidade (km/l)
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8,8 km/l (etanol) e 12,6 km/l (gasolina)
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Consumo estrada (km/l)
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10 km/l (etanol) e 13,8 km/l (gasolina)
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Câmbio
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Automático, CVT, tração dianteira
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Tração
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Dianteira
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Direção
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Elétrica
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Suspensão Dianteira
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Independente, McPherson
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Suspensão Traseira
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Eixo de torção
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Freios Dianteiros
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Discos ventilados
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Freios Traseiros
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Tambor
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Pneus
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185/60R15
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Rodas
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Aro 15
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Altura (mm)
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1,49 m
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Comprimento (mm)
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4,14 m
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Entre-eixos (mm)
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2,55 m
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Largura (mm)
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1,73 m
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Ocupantes
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5
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Peso (kg)
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1.150
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Porta-malas (L)
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310 litros
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Tanque (L)
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45
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Airbags Motorista
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Airbags Passageiro
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Airbags Laterais
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Airbags do tipo Cortina
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Airbags para joelho do motorista
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Controle de Estabilidade
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Controle de Tração
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Freios ABS
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Distribuição Eletrônica de Frenagem
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Ar-Condicionado
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Travas Elétricas
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Ar Quente
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Volante com Regulagem de Altura
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Vidros Elétricos Dianteiros
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Vidros Elétricos Traseiros
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Central Multimídia
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Rádio FM/AM
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Banco de Couro
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Banco do motorista com ajuste de altura
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Desembaçador Traseiro
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Teto Solar
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Computador de Bordo
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Faróis de neblina
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Alerta de permanência em faixa
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