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Toyota Yaris ainda vale o investimento ou já parece cansado ante rivais?

Imagem: Marcos Camargo / UOL

Guilherme Menezes

Do UOL, em São Paulo

18/12/2022 04h00

Ainda que se mantenha com as mesmas características desde quando foi lançado em 2018, a linha 2023 fez bem para o Toyota Yaris. Seu desenho externo ganhou novos para-choques, grade e conjunto óptico que contam agora com DRL em LED. Além disso, todas as versões são equipadas com motor 1.5 e câmbio CVT. Na versão de topo avaliada (XLS: a partir de R$ 115.490), também vem com as rodas de 15 polegadas renovadas.

O que garante a relevância de qualquer Toyota é a confiabilidade que a fabricante construiu, no Brasil e no mundo. Está entre as marcas que mais transmitem tranquilidade, tanto em relação à menor recorrência dos carros nas oficinas quanto à maior conservação do valor de mercado.

Tudo isso é muito racional e importante, mas será que já é o bastante para concluirmos que vale a pena? Veremos na avaliação de hoje.

Toyota Yaris XLS

Carros
3,9 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

5,0

3,0

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4,0

5,0

4,0

Pontos Positivos

  • Confiabilidade
  • Consumo
  • Conforto

Pontos Negativos

  • Projeto ficou antigo
  • Ergonomia
  • Não é dos mais ágeis

Veredito

O Toyota Yaris 2023 teve a dura missão de suceder o Etios, depois de pouco mais de três anos coexistindo com o "irmão" menor. O que fica dos testes é que o Yaris segue transmitindo a impressão de um carro sólido, confortável, econômico e bem construído. É um carro com boa calibração, tem desempenho satisfatório e números de consumo plausíveis. O isolamento acústico não deixa a desejar, tampouco as perspectivas de depreciação futura, quando se analisa o histórico da perda do valor do modelo desde 2018. Entretanto, vamos a concorrência se atualizando mais do que ele. Diante disso, o carro parece ter entrado em um "modo sobrevida", antes da primeira renovação mais profunda no Brasil, que ainda não há previsão de chegar. É muito bom, mas não está entre os mais modernos.

Toyota Yaris XLS Imagem: Marcos Camargo / UOL

Consumo e desempenho

O já conhecido motor 1.5 flex Dual VVT-i recebeu melhorias para reduzir a emissão de poluentes, sem alterações nos números de potência e consumo. Desenvolve 110 cv e 14,9 kgfm (abastecido com etanol), ou 105 cv e 14,3 kgfm (gasolina). Isso o leva até 100 km/h em 11,8 segundos e aos 173 km/h.

Segundo o Inmetro, com gasolina, o Yaris XL 2023 faz 12,6 km/l (cidade) e 13,8 km/l (estrada). No etanol, faz 8,8 km/ (cidade) e 10 km/l (estrada). O carro se move com a ajuda do câmbio CVT que simula 7 marchas. Pela primeira vez, passam a vir com dois modos de condução (Eco e Sport).

Toyota Yaris XLS Imagem: Marcos Camargo / UOL

Equipamentos e segurança

Além disso, desde a versão de entrada (que, no caso, é a do carro dos nossos testes), a central multimídia conta com tela de 7 polegadas sensível ao toque, compatível com Android Auto e Apple CarPlay, com duas novas entradas USB na parte traseira. Ela é fácil de ser utilizada e é o único modelo de toda a gama, mas como testamos a versão de topo do carro, bem que poderia ser mais tecnológica

Na questão da segurança, além de como controle de tração (TRC), estabilidade (VSC) e assistente de subida em rampa (HAC), toda a linha já sai de fábrica com sete airbags (um de joelho, dois frontais, dois laterais e dois de cortina).

Ainda há o sistema de pré-colisão, que ajuda nas frenagens, emitindo um alerta sonoro e visual, além de fornecer uma carga extra no pedal do freio. Como se não bastasse, também traz alerta de evasão de faixa, que avisa por meio de um bip sonoro quando o veículo sai da faixa de rolagem sem dar seta para um dos lados.

Toyota Yaris XLS Imagem: Marcos Camargo / UOL

Vida a bordo e dirigibilidade

O Toyota Yaris roda com conforto e precisão. Entretanto, deixa um pouco a desejar com relação ao casamento entre distância da direção e dos pedais, o que prejudica a posição de dirigir. Poderia ter recurso de acerto de profundidade do volante, mas isso não é oferecido.

Apesar do câmbio CVT, o Toyota é capaz de adaptar o estilo de condução com facilidade. Se quiser agilidade para a cidade, encontramos. Se quiser priorizar a economia de combustível, basta manter o "pé leve" que, automaticamente, vemos acender a luz "eco" no painel.

O espaço para os ocupantes no Yaris também é bom. Atrás, não há nem o túnel central, o que permite boa acomodação para os pés, bem como também ajuda a preservar o espaço para as pernas dos ocupantes das janelas. Algo que deixou a desejar, entretanto, foi o espaço para a cabeça.

Toyota Yaris Imagem: Marcos Camargo / UOL

Design

O hatch se destaca pelas linhas que inspiram esportividade. São recortadas, acompanham a silhueta e demarcam as formas do carro. A traseira, por sua vez, tem aspecto "chapado" quando olhamos bem atrás do pára-choques, ou mais arrendondado, quando observamos as quinas das diagonais traseiras.

No interior, não há enormes telas e painel digital. Segue a filosofia mais conservadora da marca e sem mudanças desde o lançamento. Por outro lado, notamos o trabalho das texturas e das linhas dos acabamentos plásticos. Só há maciez no apoio dos cotovelos nas portas, mas traz imitação de costuras nos plásticos, black piano e superfícies todas granuladas.

Mecânica
  • Motorização

  • 1.5, quatro cilindros, flex

  • Combustível

  • Gasolina e etanol

  • Potência (cv)

  • 110 cv (E) / 105 cv (G) a 5.600 rpm

  • Torque (kgf.m)

  • 14,9 kgfm (E) / 14,3 (G) a 4.000 rpm

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • 11,8 segundos

  • Velocidade máxima (km/h)

  • 173 km/h

  • Consumo cidade (km/l)

  • 8,8 km/l (etanol) e 12,6 km/l (gasolina)

  • Consumo estrada (km/l)

  • 10 km/l (etanol) e 13,8 km/l (gasolina)

  • Câmbio

  • Automático, CVT, tração dianteira

  • Tração

  • Dianteira

  • Direção

  • Elétrica

  • Suspensão Dianteira

  • Independente, McPherson

  • Suspensão Traseira

  • Eixo de torção

  • Freios Dianteiros

  • Discos ventilados

  • Freios Traseiros

  • Tambor

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 185/60R15

  • Rodas

  • Aro 15

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1,49 m

  • Comprimento (mm)

  • 4,14 m

  • Entre-eixos (mm)

  • 2,55 m

  • Largura (mm)

  • 1,73 m

  • Ocupantes

  • 5

  • Peso (kg)

  • 1.150

  • Porta-malas (L)

  • 310 litros

  • Tanque (L)

  • 45

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Airbags Laterais

  • Airbags do tipo Cortina

  • Airbags para joelho do motorista

  • Controle de Estabilidade

  • Controle de Tração

  • Freios ABS

  • Distribuição Eletrônica de Frenagem

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Volante com Regulagem de Altura

  • Vidros Elétricos Dianteiros

  • Vidros Elétricos Traseiros

  • Central Multimídia

  • Rádio FM/AM

  • Banco de Couro

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Desembaçador Traseiro

  • Teto Solar

  • Computador de Bordo

  • Faróis de neblina

  • Alerta de permanência em faixa

Concorrentes

Chevrolet Onix Premier

R$ 106.629,00

VW Polo Highline

R$ 117.976,00

Honda City Touring Hatch

R$ 130.516,00

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