Versão 'barata' do GWM Haval H6 é o rival que faltava para o BYD Song Plus
Para alavancar as vendas e rivalizar diretamente com o BYD Song Plus, a GWM lançou recentemente uma versão mais barata do Haval H6 na configuração híbrida plug-in, capaz de rodar no modo 100% elétrico e que traz baterias recarregáveis na tomada.
Trata-se do H6 PHEV19, equipado com baterias de 19 kWh e com preço sugerido de R$ 239.000 - ante os R$ 239.800 cobrados pelo Song Plus, que traz baterias de 18,3 kWh.
Anteriormente, a GWM oferecia o H6 híbrido plug-in apenas na configuração PHEV34, com baterias de 34 kWh, ao custo de R$ 281.000.
Vale destacar que o Haval H6 também conta com uma configuração ainda mais barata, a HEV2, por R$ 214 mil - esta opção é híbrida convencional, com baterias de 2 kWh, incapaz de rodar apenas no modo elétrico. Nela, a recarga acontece exclusivamente por meio do motor a combustão e das frenagens e desacelerações.
Confira a seguir o que traz e como anda a variante PHEV19.
Desvendando o Haval H6 PHEV19
Design: o Haval H6 PHEV19 tem basicamente o mesmo visual externo da configuração mais cara e nenhum emblema diferencia as duas configurações do SUV híbrido plug-in.
No exterior, a única diferença perceptível é o desenho exclusivo das rodas de liga leve de 19 polegadas, que trazem acabamento diamantado com detalhes escurecidos - no PHEV34, as rodas têm a mesma medida, porém são totalmente pintadas de preto brilhante.
Em todas as configurações disponíveis, o H6 tem visual imponente, com destaque para a grade dianteira enorme, com filetes cromados e fundo preto, bem como para os faróis full-LED bem afilados e posicionados rente ao capô.
As molduras dos vidros laterais e as barras de teto têm acabamento preto brilhante, o que dá um toque a mais de sofisticação,
Na traseira, também se destacam as lanternas de LED no estilo ˜ciclope˜, seguindo a tendência de unir as peças com uma faixa iluminada por LEDs que atravessa a tampa do porta-malas.
Vida a bordo: medindo 4,7 m de comprimento, 1,89 m de largura e 2,76 m de distância entre-eixos, o Haval H6, independentemente da versão, destaca-se pelo amplo espaço interno.
Nele, cinco pessoas conseguem viajar confortavelmente, inclusive no banco traseiro, que tem assoalho praticamente plano, sem túnel central.
O porta-malas é bem amplo e traz 560 litros de capacidade, enquanto os bancos são bem confortáveis - os dianteiros têm ajustes elétricos e ventilação.
A lista de mimos a bordo é extensa e traz um enorme teto solar elétrico e panorâmico, ar-condicionado de duas zonas com saídas de ar para o banco traseiro, console central elevado, carregamento de celular por indução, abertura e fechamento do porta-malas com acionamento elétrico e função ˜hands free˜, comandos de voz e sistema multifuncional.
Também conta com painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas e multimídia de 12,3 polegadas. Em relação a essas duas telas, têm boa resolução e tamanho, mas a interface gráfica é um tanto simples e confusa - esse é um ponto a ser melhorado na linha Haval e nos demais GWM comercializados no Brasil.
Também senti falta de comandos físicos do ar-condicionado - no H6, quase tudo é ajustado na tela tátil da multimídia - e de um acabamento mais caprichado na cabine, considerando a faixa de preço desse SUV médio.
O revestimento das portas traseiras é de plástico rígido, os (poucos) botões são simples demais e notei algumas rebarbas no aplique plástico na cor bronze exclusivo dessa versão, presente na parte central do painel, no volante, nas portas e no seletor de marchas giratório, no console central.
A configuração PHEV19 traz bancos de couro preto, como no PHEV34, mas se diferencia ao exibir detalhes na cor branca nos encostos, nos assentos e em outras partes da cabine. Ficou legal.
Segurança: o H6 PHEV19 é tão bem servido em equipamentos de segurança ativa e passiva quanto sua versão mais cara. Vem equipado de série com seis airbags, mais sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, cintos dianteiros com pré-tensionamento, monitoramento "360 graus" com câmeras e monitoramento da pressão dos pneus.
Além disso, tem pacote completo de assistências semiautônomas à condução, que inclui controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão, frenagem automática de emergência, reconhecimento de placas de limite de velocidade, alerta de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro com frenagem automática e centralização ativa de faixa, dentre outras tecnologias.
Outro destaque no quesito segurança é o head-up display, que projeta informações essenciais, como velocidade e orientações de navegação (o carro tem GPS nativo) no para-brisa, para o motorista não desviar os olhos da pista.
Desempenho e consumo: as duas diferenças principais do H6 PHEV19 para o PHEV34 são as baterias com menor capacidade (19 kWh contra 34 kWh) e a ausência do motor elétrico traseiro.
Mesmo com apenas um propulsor elétrico, acoplado ao eixo dianteiro juntamente com a unidade 1.5 turbo a combustão, a versão mais barata anda muito bem: são 326 cv de potência e 54 kgfm de torque combinados, ante 393 cv e 77,7 kgfm da configuração mais cara.
O PHEV19 acelera muito - sai da imobilidade e chega a 100 km/h em bons 7,6 segundos, segundo a GWM e você provavelmente não sentirá falta dos 67 cv e 23,7 kgfm a menos no dia a dia.
A título de comparação, o BYD Song Plus rende 235 cv e 40,8 kgfm.
Quanto ao conjunto de direção e suspensões, o H6 traz uma calibração equilibrada entre conforto e estabilidade, mais ao gosto do brasileiro médio, embora haja algumas batidas secas em alguns buracos e outras irregularidades do piso.
A direção com assistência elétrica é bem calibrada, mas o volante poderia ter uma pegada melhor - é fino e grande demais.
Em relação à autonomia, o H6 mais em conta traz, como o nome sugere, baterias de 19 kWh, suficientes para 115 km de autonomia no modo 100% elétrico no ciclo WLTP e 74 km na medição mais conservadora do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) - o H6 com baterias de 34 kWh, por sua vez, entrega alcance de 170 km no WLTP, reduzido a 116 km no Inmetro.
Conforme a fabricante, a novidade tem consumo médio de 36,2 km/l no ciclo urbano, onde a propulsão elétrica é mais acionada, e de 31,1 km/l no rodoviário - tais médias são possíveis se você rodar a maior parte do tempo com o motor a gasolina desligado.
Como em todo híbrido plug-in, dá para configurar o sistema para priorizar o baixo consumo de combustível ou para manter as baterias carregadas em até 80%. A última opção vai acionar mais o propulsor 1.5, elevando o gasto de gasolina.
Para obter a maior economia possível de combustível, o ideal é recarregar as baterias de 19 kWh na rede elétrica e aqui está uma vantagem do H6: ele aceita recarga em corrente contínua até 33 kW, o que permite ir de 30% a 80% da capacidade das baterias em cerca de 30 minutos.
O BYD Song Plus, por exemplo, só aceita recarga em corrente alternada com potência máxima de 6,6 kW.
Equipamentos: vem de série com volante ajustável em altura e profundidade, bancos dianteiros com ajustes elétricos, central multimídia de 12,3 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, bancos de couro, rebatimento elétrico dos retrovisores externos, painel digital de 10,25 polegadas, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão, frenagem automática de emergência, reconhecimento de placas de limite de velocidade, alerta de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro com frenagem automática, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, ar-condicionado digital de duas zonas, rodas de liga leve de 19 polegadas, carregamento de celular por indução, sensor crepuscular, câmeras "360 graus", head-up display, GPS nativo, chave presencial e porta-malas com abertura e fechamento elétricos.
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Haval H6 PHEV19
Preço
R$ 239.000Pontos Positivos
- Possibilidade de recarga rápida das baterias do sistema híbrido
- Itens de segurança
- Baixo consumo de combustível
- Espaço interno
- Design
Pontos Negativos
- Interface gráfica do painel e da multimídia
- Volante fino e com diâmetro grande demais
Veredito
A versão PHEV19 do GWM Haval H6 é um acerto ao oferecer preço R$ 42 mais baixo do que a configuração PHEV34, mantendo bom desempenho e o mesmo pacote de equipamentos de conforto, conectividade e segurança. Com preço sugerido de R$ 239.000, a nova versão do H6 híbrido plug-in compensa o preço mais baixo ao trazer baterias com menor capacidade, mas, ainda assim, proporciona autonomia razoável para rodar no modo 100% elétrico. O PHEV19 nasceu para rivalizar diretamente com o BYD Song Plus (R$ 239.800) e supera o concorrente em termos de potência e rapidez na recarga das baterias, trazendo quase o mesmo espaço interno e lista de itens de série semelhante.
Motorização
Motor 1.5 turbo 16V com injeção direta combinado com motor elétrico
Combustível
Gasolina
Potência (cv)
326 cv (combinada)
Torque (kgf.m)
54 kgfm
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
7,6 segundos
Velocidade máxima (km/h)
180 km/h (limitada eletronicamente)
Consumo cidade (km/l)
36,2 km/l
Consumo estrada (km/l)
31,1 km/l
Câmbio
Automatizada com embreagem simples e duas marchas
Tração
Dianteira
Direção
Elétrica
Suspensão Dianteira
Independente do tipo McPherson
Suspensão Traseira
Independente do tipo Multilink
Freios Dianteiros
Discos ventilados
Freios Traseiros
Discos
Pneus
235/55 R19
Rodas
19 polegadas
Altura (mm)
1.729 mm
Comprimento (mm)
4.683 mm
Entre-eixos (mm)
2.738 mm
Largura (mm)
1.886 mm
Ocupantes
5
Peso (kg)
1.890 kg
Porta-malas (L)
560 litros
Tanque (L)
55 litros
10.000 km
R$ 920,02 (12 mil km ou 1 ano)
20.000 km
R$ 920,02 (24 mil km ou 2 anos)
30.000 km
R$ 1.214,45 (36 mil km ou 3 anos)
40.000 km
R$ 1.160,78 (48 mil km ou 4 anos)
Garantia
5 anos sem limite de quilometragem para o carro e 8 anos ou 200 mil km para o sistema híbrido
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Bancos com ajustes elétricos
Desembaçador Traseiro
Teto Solar
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Faróis de neblina
Frenagem autônoma de emergência
Alerta de permanência em faixa
Sensor de pressão dos pneus
Sensor de pontos cegos
Alerta de colisão
Abertura elétrica do porta-malas
Faróis com regulagem de altura
Sistema de estacionamento autônomo
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