Novo VW Jetta até anda sozinho e honra órfãos do Golf no Brasil
Alessandro Reis
Do UOL, em São Paulo (SP)
15/12/2022 04h00
Sem dúvida, os SUVs são os queridinhos dos consumidores no mundo todo e, no Brasil, a história não é diferente.
A preferência pelos carros com carroceria alta é tamanha que outras categorias de automóveis têm visto as vendas caírem ano a ano.
Isso se aplica aos sedãs médios, que não muito tempo atrás eram sinônimo de carros familiares, com porta-malas espaçoso.
A Volkswagen sabe disso e tratou de ampliar sua gama de SUVs aqui e em outros mercados.
Essa "febre dos SUVs" acabou tirando o Golf de linha, incluindo a versão esportiva GTI, e também enxugou as versões do Jetta.
Importado do México, o sedã perdeu o motor 1.4 turbo flex de 150 cv e há algum tempo é vendido exclusivamente na versão GLI - herdeira "espiritual" do Golf GTI.
Equipada com propulsor 2.0 turbo a gasolina, essa configuração acaba de chegar à linha 2023 equipada com mais itens de condução semiautônoma.
Andamos durante uma semana com o Jetta GLI e contamos a seguir como é a convivência com o sedã da Volkswagen. Confira.
Volkswagen Jetta GLI
Preço
R$ 221.3803,0
4,0
4,0
4,0
5,0
4,0
5,0
Pontos Positivos
- É um verdadeiro esportivo: anda bem e traz condução afiada
- Tem porta-malas gigante e muito espaço interno
- Mesmo com pegada espotiva, traz suspensão confortável
- Ficou ainda mais seguro com novos assistentes de condução
Pontos Negativos
- Recarga sem fio nem sempre funciona
- Não traz saída de ar-condicionado no banco traseiro, que o VW Virtus tem
Veredito
Com os sedãs perdendo cada vez mais terreno para os SUVs, o VW Jetta GLI se destaca ao unir condução esportiva, excelente espaço interno, amplo pacote de itens de segurança e rodar confortável. Hoje não existe nenhuma opção de sedã no Brasil com todas essas características por menos do que R$ 250 mil.
ESPAÇO INTERNO E EQUIPAMENTOS
A atual geração do Jetta está mais para Passat do que Virtus em termos de tamanho.
Medindo 4,75 m de comprimento e 2,68 m de distância entre-eixos, o Jetta tem espaço de sobra para os ocupantes.
No banco traseiro, mesmo os passageiros mais altos têm boa acomodação e contam com apoio de braço - também disponível para os bancos da frente.
Pena que o ar-condicionado de dias zonas não tem saídas exclusivas para quem viaja atrás - itens que estão presentes no Virtus e também no T-Cross, bem mais baratos.
Quanto aos equipamentos, o GLI é muito bem servido e não tem opcionais. Traz de série itens como teto solar panorâmico, rodas de liga leve de 18 polegadas, banco do motorista com ajustes elétricos e memória, bancos dianteiros aquecidos e ventilados e um excelente sistema de som com seis alto-falantes.
Alem disso, conta com painel de instrumentos 100% digital, central multimídia de 10,1 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, faróis full-LED e cabine personalizável com dez opções de cores.
Também existe recarga de celulares por indução - só que é difícil alinhar o telefone no respectivo nicho e o recurso frequentemente é desativado com o movimento do próprio veículo.
DESEMPENHO E CONSUMO
O Jetta GLI é um carro para quem gosta de acelerar.
Equipado com motor 2.0 turbo a gasolina, rende 231 cv de potência e 35,7 kgfm de torque, números que garantem diversão ao volante.
O novo câmbio de dupla embreagem e sete marchas gerencia bem tanta força à disponsição, trazendo trocas rápidas e marchas bem escalonadas.
Além disso, há um seletor de modos de condução que ajusta sensibilidade do acelerador, tempo de troca de marchas e assistência da direção para uma tocada mais econômica ou mais nervosa.
Independentes nos dois eixos, as suspensões proporcionam bastante estabilidade, sem comprometer o conforto, mesmo com rodas de 18 polegadas.
Vale destacar que, mesmo com vocação esportiva, o Jetta não é "colado" no chão e você dificilmente vai raspar o para-choque em valetas e lombadas.
Já a direção com assistência elétrica é bastante comunicativa e não é preciso movimentá-la muito para mudar de trajetória.
Quanto ao consumo, consegui média de 13 km/l na estrada, rodando a cerca de 100 km/h - mérito da sétima marcha, que mantém as rotações do motor bem baixas.
Já na cidade, a melhor média que obtive foi de 7,5 km/l sem muito trânsito.
DESIGN
Lançada no Brasil em outubro de 2018, inicialmente apenas com motor .14 turbo flex de 150 cv, a atual geração do Jetta chama a atenção pelo porte avantajado.
Por conta do tamanho, muitos ainda confundem o modelo com seu irmão maior, o Passat.
A carroceria exibe vincos avantajados nas laterais que ajudam o carro a parecer ainda maior.
A versão GLI, hoje a única disponível do Jetta no Brasil, traz diferenciais como a grade frontal com padrão de colmeia e um friso vermelho integrado aos faróis.
Na reestilização lançada em meados deste ano em nosso mercado, o para-choque dianteiro ganhou apliques vermelhos nas extremidades - que, na minha opinião, ficaram exagerados, sobretudo se o carro não tiver a mesma tonalidade.
Na traseira, destaque para as duas ponteiras de escapamento, que ajudam a compor a personalidade esportiva do sedã.
So senti falta dos "pipocos" do escape nas reduções de marcha que o Golf GTI traz e não percebi no GLI.
Por dentro, a espaçosa cabine traz detalhes vermelhos e bom acabamento, com painel e revestimento das portas dianteiras macios ao toque.
SEGURANÇA
É nesse quesito que estão as novidades da linha 2023 do Jetta GLI - mais especificamente, nas assistências eletrônicas à condução.
O sedã já trazia de fábrica controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, que ajusta automaticamente a distância relativa ao veículo logo à frente, e frenagem automática de emergência.
Agora, a lista é acrescida por um sistema que mantém o carro centralizado na faixa de rodagem - e age para corrigir eventual saída involuntária.
Essa tecnologia, combinada com o "piloto automático" adaptativo, permite que o Jetta praticamente rode sozinho, só que apenas durante alguns segundos - logo o carro emite aleras sonoros para o motorista reassumir o volante.
Caso condutor não coloque as mãos na direção, o GLI começa a reduzir a velocidade até parar totalmente e ligar o pisca-alerta.
Além desse recurso, o Jetta ganhou alerta de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro e detecção de pedestres.
Não bastassem esses itens, são de série os seis airbags, os controles de tração e estabilidade e os sensores de estacionamento dianteiros e traseiros,
O sedã também conta com sensor de pressão dos pneus. Portanto, é muito bem servido no que se refere à segurança.
MERCADO
No Brasil, hoje você não consegue comprar um sedã médio na mesma faixa de preço do Jetta GLI que entregue desempenho semelhante, aliado à conveniência de um carro familiar com banco traseiro espaçoso e porta-malas gigante.
Por menos de R$ 230 mil, anda mais e traz mais equipamentos e itens tecnológicos do que muitos SUVs médios hoje à venda no Brasil.
É verdade que, mesmo entre clientes da Volkswagen, hoje os utilitários esportivos são os preferidos da maioria do público.
Mesmo assim, o GLI tem seu espaço no mercado brasileiro, com foco naqueles que priorizam a esportividade, sem abrir mão do conforto.
Para quem ficou órfão do VW Golf GTI, versão esportiva do hatch médio que saiu de linha em nosso mercado, o Jetta é uma opção à altura do legado do hatch médio, com um apelo mais racional.
Tudo fica mais interessante com o acréscimo de equipamentos em relação à linha 2022.
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Motorização
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2.0 turbo, 4 cilindros
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Combustível
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Gasolina
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Potência (cv)
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231 cv a 5.000 rpm
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Torque (kgf.m)
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35,7 kgfm a 1.500 rpm
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Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
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6,7 segundos
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Velocidade máxima (km/h)
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249 km/h
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Consumo cidade (km/l)
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9.9 km/l (Inmetro)
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Consumo estrada (km/l)
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12,2 km/l (Inmetro)
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Câmbio
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Automatizado de dupla embreagem, 7 marchas
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Tração
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Dianteira
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Direção
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Elétrica com assistência progressiva
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Suspensão Dianteira
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Independente, McPherson
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Suspensão Traseira
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Independente, multibraços
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Freios Dianteiros
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Discos ventilados de 312 mm
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Freios Traseiros
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Discos sólidos
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Pneus
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225/45 R18
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Rodas
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18 polegadas
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Altura (mm)
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1.478 mm
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Comprimento (mm)
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4.747 mm
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Entre-eixos (mm)
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2.680 mm
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Largura (mm)
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2.037 mm
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Ocupantes
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5
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Peso (kg)
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1.476 kg
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Porta-malas (L)
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510 litros
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Tanque (L)
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50 litros
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10.000 km
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Grátis
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20.000 km
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Grátis
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30.000 km
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Grátis
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40.000 km
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Não informado
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50.000 km
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Não informado
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60.000 km
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Não informado
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Garantia
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3 anos
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Airbags Motorista
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Airbags Passageiro
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Airbags Laterais
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Airbags do tipo Cortina
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Airbags para joelho do motorista
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Controle de Estabilidade
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Controle de Tração
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Freios ABS
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Distribuição Eletrônica de Frenagem
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Ar-Condicionado
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Travas Elétricas
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Ar Quente
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Piloto Automático
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Volante com Regulagem de Altura
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Vidros Elétricos Dianteiros
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Vidros Elétricos Traseiros
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Central Multimídia
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Rádio FM/AM
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Entrada USB
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Banco de Couro
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Banco do motorista com ajuste de altura
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Bancos com ajustes elétricos
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Desembaçador Traseiro
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Teto Solar
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Computador de Bordo
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Acendimento automático dos faróis
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Faróis de neblina
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Frenagem autônoma de emergência
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Alerta de permanência em faixa
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Sensor de pressão dos pneus
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Sensor de pontos cegos
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Alerta de colisão
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Abertura elétrica do porta-malas
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