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Novo VW Jetta até anda sozinho e honra órfãos do Golf no Brasil

Ùnica versão do Jetta no Brasil, GLI chega à linha 2022 com tecnologia que mantém carro centralizado na faixa de rodagem Imagem: Divulgação

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

15/12/2022 04h00

Sem dúvida, os SUVs são os queridinhos dos consumidores no mundo todo e, no Brasil, a história não é diferente.

A preferência pelos carros com carroceria alta é tamanha que outras categorias de automóveis têm visto as vendas caírem ano a ano.

Isso se aplica aos sedãs médios, que não muito tempo atrás eram sinônimo de carros familiares, com porta-malas espaçoso.

A Volkswagen sabe disso e tratou de ampliar sua gama de SUVs aqui e em outros mercados.

Essa "febre dos SUVs" acabou tirando o Golf de linha, incluindo a versão esportiva GTI, e também enxugou as versões do Jetta.

Importado do México, o sedã perdeu o motor 1.4 turbo flex de 150 cv e há algum tempo é vendido exclusivamente na versão GLI - herdeira "espiritual" do Golf GTI.

Equipada com propulsor 2.0 turbo a gasolina, essa configuração acaba de chegar à linha 2023 equipada com mais itens de condução semiautônoma.

Andamos durante uma semana com o Jetta GLI e contamos a seguir como é a convivência com o sedã da Volkswagen. Confira.

Volkswagen Jetta GLI

Preço

R$ 221.380
Carros
4,1 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

3,0

4,0

4,0

4,0

5,0

4,0

5,0

Pontos Positivos

  • É um verdadeiro esportivo: anda bem e traz condução afiada
  • Tem porta-malas gigante e muito espaço interno
  • Mesmo com pegada espotiva, traz suspensão confortável
  • Ficou ainda mais seguro com novos assistentes de condução

Pontos Negativos

  • Recarga sem fio nem sempre funciona
  • Não traz saída de ar-condicionado no banco traseiro, que o VW Virtus tem

Veredito

Com os sedãs perdendo cada vez mais terreno para os SUVs, o VW Jetta GLI se destaca ao unir condução esportiva, excelente espaço interno, amplo pacote de itens de segurança e rodar confortável. Hoje não existe nenhuma opção de sedã no Brasil com todas essas características por menos do que R$ 250 mil.

ESPAÇO INTERNO E EQUIPAMENTOS

Imagem: Divulgação

A atual geração do Jetta está mais para Passat do que Virtus em termos de tamanho.

Medindo 4,75 m de comprimento e 2,68 m de distância entre-eixos, o Jetta tem espaço de sobra para os ocupantes.

No banco traseiro, mesmo os passageiros mais altos têm boa acomodação e contam com apoio de braço - também disponível para os bancos da frente.

Pena que o ar-condicionado de dias zonas não tem saídas exclusivas para quem viaja atrás - itens que estão presentes no Virtus e também no T-Cross, bem mais baratos.

Quanto aos equipamentos, o GLI é muito bem servido e não tem opcionais. Traz de série itens como teto solar panorâmico, rodas de liga leve de 18 polegadas, banco do motorista com ajustes elétricos e memória, bancos dianteiros aquecidos e ventilados e um excelente sistema de som com seis alto-falantes.

Alem disso, conta com painel de instrumentos 100% digital, central multimídia de 10,1 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, faróis full-LED e cabine personalizável com dez opções de cores.

Também existe recarga de celulares por indução - só que é difícil alinhar o telefone no respectivo nicho e o recurso frequentemente é desativado com o movimento do próprio veículo.

DESEMPENHO E CONSUMO

Imagem: Divulgação

O Jetta GLI é um carro para quem gosta de acelerar.

Equipado com motor 2.0 turbo a gasolina, rende 231 cv de potência e 35,7 kgfm de torque, números que garantem diversão ao volante.

O novo câmbio de dupla embreagem e sete marchas gerencia bem tanta força à disponsição, trazendo trocas rápidas e marchas bem escalonadas.

Além disso, há um seletor de modos de condução que ajusta sensibilidade do acelerador, tempo de troca de marchas e assistência da direção para uma tocada mais econômica ou mais nervosa.

Independentes nos dois eixos, as suspensões proporcionam bastante estabilidade, sem comprometer o conforto, mesmo com rodas de 18 polegadas.

Vale destacar que, mesmo com vocação esportiva, o Jetta não é "colado" no chão e você dificilmente vai raspar o para-choque em valetas e lombadas.

Já a direção com assistência elétrica é bastante comunicativa e não é preciso movimentá-la muito para mudar de trajetória.

Quanto ao consumo, consegui média de 13 km/l na estrada, rodando a cerca de 100 km/h - mérito da sétima marcha, que mantém as rotações do motor bem baixas.

Já na cidade, a melhor média que obtive foi de 7,5 km/l sem muito trânsito.

DESIGN

Imagem: Divulgação

Lançada no Brasil em outubro de 2018, inicialmente apenas com motor .14 turbo flex de 150 cv, a atual geração do Jetta chama a atenção pelo porte avantajado.

Por conta do tamanho, muitos ainda confundem o modelo com seu irmão maior, o Passat.

A carroceria exibe vincos avantajados nas laterais que ajudam o carro a parecer ainda maior.

A versão GLI, hoje a única disponível do Jetta no Brasil, traz diferenciais como a grade frontal com padrão de colmeia e um friso vermelho integrado aos faróis.

Na reestilização lançada em meados deste ano em nosso mercado, o para-choque dianteiro ganhou apliques vermelhos nas extremidades - que, na minha opinião, ficaram exagerados, sobretudo se o carro não tiver a mesma tonalidade.

Na traseira, destaque para as duas ponteiras de escapamento, que ajudam a compor a personalidade esportiva do sedã.

So senti falta dos "pipocos" do escape nas reduções de marcha que o Golf GTI traz e não percebi no GLI.

Por dentro, a espaçosa cabine traz detalhes vermelhos e bom acabamento, com painel e revestimento das portas dianteiras macios ao toque.

SEGURANÇA

Imagem: Divulgação

É nesse quesito que estão as novidades da linha 2023 do Jetta GLI - mais especificamente, nas assistências eletrônicas à condução.

O sedã já trazia de fábrica controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, que ajusta automaticamente a distância relativa ao veículo logo à frente, e frenagem automática de emergência.

Agora, a lista é acrescida por um sistema que mantém o carro centralizado na faixa de rodagem - e age para corrigir eventual saída involuntária.

Essa tecnologia, combinada com o "piloto automático" adaptativo, permite que o Jetta praticamente rode sozinho, só que apenas durante alguns segundos - logo o carro emite aleras sonoros para o motorista reassumir o volante.

Caso condutor não coloque as mãos na direção, o GLI começa a reduzir a velocidade até parar totalmente e ligar o pisca-alerta.

Além desse recurso, o Jetta ganhou alerta de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro e detecção de pedestres.

Não bastassem esses itens, são de série os seis airbags, os controles de tração e estabilidade e os sensores de estacionamento dianteiros e traseiros,

O sedã também conta com sensor de pressão dos pneus. Portanto, é muito bem servido no que se refere à segurança.

MERCADO

Imagem: Divulgação

No Brasil, hoje você não consegue comprar um sedã médio na mesma faixa de preço do Jetta GLI que entregue desempenho semelhante, aliado à conveniência de um carro familiar com banco traseiro espaçoso e porta-malas gigante.

Por menos de R$ 230 mil, anda mais e traz mais equipamentos e itens tecnológicos do que muitos SUVs médios hoje à venda no Brasil.

É verdade que, mesmo entre clientes da Volkswagen, hoje os utilitários esportivos são os preferidos da maioria do público.

Mesmo assim, o GLI tem seu espaço no mercado brasileiro, com foco naqueles que priorizam a esportividade, sem abrir mão do conforto.

Para quem ficou órfão do VW Golf GTI, versão esportiva do hatch médio que saiu de linha em nosso mercado, o Jetta é uma opção à altura do legado do hatch médio, com um apelo mais racional.

Tudo fica mais interessante com o acréscimo de equipamentos em relação à linha 2022.

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Mecânica
  • Motorização

  • 2.0 turbo, 4 cilindros

  • Combustível

  • Gasolina

  • Potência (cv)

  • 231 cv a 5.000 rpm

  • Torque (kgf.m)

  • 35,7 kgfm a 1.500 rpm

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • 6,7 segundos

  • Velocidade máxima (km/h)

  • 249 km/h

  • Consumo cidade (km/l)

  • 9.9 km/l (Inmetro)

  • Consumo estrada (km/l)

  • 12,2 km/l (Inmetro)

  • Câmbio

  • Automatizado de dupla embreagem, 7 marchas

  • Tração

  • Dianteira

  • Direção

  • Elétrica com assistência progressiva

  • Suspensão Dianteira

  • Independente, McPherson

  • Suspensão Traseira

  • Independente, multibraços

  • Freios Dianteiros

  • Discos ventilados de 312 mm

  • Freios Traseiros

  • Discos sólidos

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 225/45 R18

  • Rodas

  • 18 polegadas

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1.478 mm

  • Comprimento (mm)

  • 4.747 mm

  • Entre-eixos (mm)

  • 2.680 mm

  • Largura (mm)

  • 2.037 mm

  • Ocupantes

  • 5

  • Peso (kg)

  • 1.476 kg

  • Porta-malas (L)

  • 510 litros

  • Tanque (L)

  • 50 litros

Preço das Revisões, Seguro e Garantia
  • 10.000 km

  • Grátis

  • 20.000 km

  • Grátis

  • 30.000 km

  • Grátis

  • 40.000 km

  • Não informado

  • 50.000 km

  • Não informado

  • 60.000 km

  • Não informado

  • Garantia

  • 3 anos

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Airbags Laterais

  • Airbags do tipo Cortina

  • Airbags para joelho do motorista

  • Controle de Estabilidade

  • Controle de Tração

  • Freios ABS

  • Distribuição Eletrônica de Frenagem

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Piloto Automático

  • Volante com Regulagem de Altura

  • Vidros Elétricos Dianteiros

  • Vidros Elétricos Traseiros

  • Central Multimídia

  • Rádio FM/AM

  • Entrada USB

  • Banco de Couro

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Bancos com ajustes elétricos

  • Desembaçador Traseiro

  • Teto Solar

  • Computador de Bordo

  • Acendimento automático dos faróis

  • Faróis de neblina

  • Frenagem autônoma de emergência

  • Alerta de permanência em faixa

  • Sensor de pressão dos pneus

  • Sensor de pontos cegos

  • Alerta de colisão

  • Abertura elétrica do porta-malas

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