Novo VW Jetta até anda sozinho e honra órfãos do Golf no Brasil
Sem dúvida, os SUVs são os queridinhos dos consumidores no mundo todo e, no Brasil, a história não é diferente.
A preferência pelos carros com carroceria alta é tamanha que outras categorias de automóveis têm visto as vendas caírem ano a ano.
Isso se aplica aos sedãs médios, que não muito tempo atrás eram sinônimo de carros familiares, com porta-malas espaçoso.
A Volkswagen sabe disso e tratou de ampliar sua gama de SUVs aqui e em outros mercados.
Essa "febre dos SUVs" acabou tirando o Golf de linha, incluindo a versão esportiva GTI, e também enxugou as versões do Jetta.
Importado do México, o sedã perdeu o motor 1.4 turbo flex de 150 cv e há algum tempo é vendido exclusivamente na versão GLI - herdeira "espiritual" do Golf GTI.
Equipada com propulsor 2.0 turbo a gasolina, essa configuração acaba de chegar à linha 2023 equipada com mais itens de condução semiautônoma.
Andamos durante uma semana com o Jetta GLI e contamos a seguir como é a convivência com o sedã da Volkswagen. Confira.
Volkswagen Jetta GLI
Preço
R$ 221.380Pontos Positivos
- É um verdadeiro esportivo: anda bem e traz condução afiada
- Tem porta-malas gigante e muito espaço interno
- Mesmo com pegada espotiva, traz suspensão confortável
- Ficou ainda mais seguro com novos assistentes de condução
Pontos Negativos
- Recarga sem fio nem sempre funciona
- Não traz saída de ar-condicionado no banco traseiro, que o VW Virtus tem
Veredito
Com os sedãs perdendo cada vez mais terreno para os SUVs, o VW Jetta GLI se destaca ao unir condução esportiva, excelente espaço interno, amplo pacote de itens de segurança e rodar confortável. Hoje não existe nenhuma opção de sedã no Brasil com todas essas características por menos do que R$ 250 mil.
ESPAÇO INTERNO E EQUIPAMENTOS
A atual geração do Jetta está mais para Passat do que Virtus em termos de tamanho.
Medindo 4,75 m de comprimento e 2,68 m de distância entre-eixos, o Jetta tem espaço de sobra para os ocupantes.
No banco traseiro, mesmo os passageiros mais altos têm boa acomodação e contam com apoio de braço - também disponível para os bancos da frente.
Pena que o ar-condicionado de dias zonas não tem saídas exclusivas para quem viaja atrás - itens que estão presentes no Virtus e também no T-Cross, bem mais baratos.
Quanto aos equipamentos, o GLI é muito bem servido e não tem opcionais. Traz de série itens como teto solar panorâmico, rodas de liga leve de 18 polegadas, banco do motorista com ajustes elétricos e memória, bancos dianteiros aquecidos e ventilados e um excelente sistema de som com seis alto-falantes.
Alem disso, conta com painel de instrumentos 100% digital, central multimídia de 10,1 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, faróis full-LED e cabine personalizável com dez opções de cores.
Também existe recarga de celulares por indução - só que é difícil alinhar o telefone no respectivo nicho e o recurso frequentemente é desativado com o movimento do próprio veículo.
DESEMPENHO E CONSUMO
O Jetta GLI é um carro para quem gosta de acelerar.
Equipado com motor 2.0 turbo a gasolina, rende 231 cv de potência e 35,7 kgfm de torque, números que garantem diversão ao volante.
O novo câmbio de dupla embreagem e sete marchas gerencia bem tanta força à disponsição, trazendo trocas rápidas e marchas bem escalonadas.
Além disso, há um seletor de modos de condução que ajusta sensibilidade do acelerador, tempo de troca de marchas e assistência da direção para uma tocada mais econômica ou mais nervosa.
Independentes nos dois eixos, as suspensões proporcionam bastante estabilidade, sem comprometer o conforto, mesmo com rodas de 18 polegadas.
Vale destacar que, mesmo com vocação esportiva, o Jetta não é "colado" no chão e você dificilmente vai raspar o para-choque em valetas e lombadas.
Já a direção com assistência elétrica é bastante comunicativa e não é preciso movimentá-la muito para mudar de trajetória.
Quanto ao consumo, consegui média de 13 km/l na estrada, rodando a cerca de 100 km/h - mérito da sétima marcha, que mantém as rotações do motor bem baixas.
Já na cidade, a melhor média que obtive foi de 7,5 km/l sem muito trânsito.
DESIGN
Lançada no Brasil em outubro de 2018, inicialmente apenas com motor .14 turbo flex de 150 cv, a atual geração do Jetta chama a atenção pelo porte avantajado.
Por conta do tamanho, muitos ainda confundem o modelo com seu irmão maior, o Passat.
A carroceria exibe vincos avantajados nas laterais que ajudam o carro a parecer ainda maior.
A versão GLI, hoje a única disponível do Jetta no Brasil, traz diferenciais como a grade frontal com padrão de colmeia e um friso vermelho integrado aos faróis.
Na reestilização lançada em meados deste ano em nosso mercado, o para-choque dianteiro ganhou apliques vermelhos nas extremidades - que, na minha opinião, ficaram exagerados, sobretudo se o carro não tiver a mesma tonalidade.
Na traseira, destaque para as duas ponteiras de escapamento, que ajudam a compor a personalidade esportiva do sedã.
So senti falta dos "pipocos" do escape nas reduções de marcha que o Golf GTI traz e não percebi no GLI.
Por dentro, a espaçosa cabine traz detalhes vermelhos e bom acabamento, com painel e revestimento das portas dianteiras macios ao toque.
SEGURANÇA
É nesse quesito que estão as novidades da linha 2023 do Jetta GLI - mais especificamente, nas assistências eletrônicas à condução.
O sedã já trazia de fábrica controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, que ajusta automaticamente a distância relativa ao veículo logo à frente, e frenagem automática de emergência.
Agora, a lista é acrescida por um sistema que mantém o carro centralizado na faixa de rodagem - e age para corrigir eventual saída involuntária.
Essa tecnologia, combinada com o "piloto automático" adaptativo, permite que o Jetta praticamente rode sozinho, só que apenas durante alguns segundos - logo o carro emite aleras sonoros para o motorista reassumir o volante.
Caso condutor não coloque as mãos na direção, o GLI começa a reduzir a velocidade até parar totalmente e ligar o pisca-alerta.
Além desse recurso, o Jetta ganhou alerta de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro e detecção de pedestres.
Não bastassem esses itens, são de série os seis airbags, os controles de tração e estabilidade e os sensores de estacionamento dianteiros e traseiros,
O sedã também conta com sensor de pressão dos pneus. Portanto, é muito bem servido no que se refere à segurança.
MERCADO
No Brasil, hoje você não consegue comprar um sedã médio na mesma faixa de preço do Jetta GLI que entregue desempenho semelhante, aliado à conveniência de um carro familiar com banco traseiro espaçoso e porta-malas gigante.
Por menos de R$ 230 mil, anda mais e traz mais equipamentos e itens tecnológicos do que muitos SUVs médios hoje à venda no Brasil.
É verdade que, mesmo entre clientes da Volkswagen, hoje os utilitários esportivos são os preferidos da maioria do público.
Mesmo assim, o GLI tem seu espaço no mercado brasileiro, com foco naqueles que priorizam a esportividade, sem abrir mão do conforto.
Para quem ficou órfão do VW Golf GTI, versão esportiva do hatch médio que saiu de linha em nosso mercado, o Jetta é uma opção à altura do legado do hatch médio, com um apelo mais racional.
Tudo fica mais interessante com o acréscimo de equipamentos em relação à linha 2022.
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Motorização
2.0 turbo, 4 cilindros
Combustível
Gasolina
Potência (cv)
231 cv a 5.000 rpm
Torque (kgf.m)
35,7 kgfm a 1.500 rpm
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
6,7 segundos
Velocidade máxima (km/h)
249 km/h
Consumo cidade (km/l)
9.9 km/l (Inmetro)
Consumo estrada (km/l)
12,2 km/l (Inmetro)
Câmbio
Automatizado de dupla embreagem, 7 marchas
Tração
Dianteira
Direção
Elétrica com assistência progressiva
Suspensão Dianteira
Independente, McPherson
Suspensão Traseira
Independente, multibraços
Freios Dianteiros
Discos ventilados de 312 mm
Freios Traseiros
Discos sólidos
Pneus
225/45 R18
Rodas
18 polegadas
Altura (mm)
1.478 mm
Comprimento (mm)
4.747 mm
Entre-eixos (mm)
2.680 mm
Largura (mm)
2.037 mm
Ocupantes
5
Peso (kg)
1.476 kg
Porta-malas (L)
510 litros
Tanque (L)
50 litros
10.000 km
Grátis
20.000 km
Grátis
30.000 km
Grátis
40.000 km
Não informado
50.000 km
Não informado
60.000 km
Não informado
Garantia
3 anos
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Airbags para joelho do motorista
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Bancos com ajustes elétricos
Desembaçador Traseiro
Teto Solar
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Faróis de neblina
Frenagem autônoma de emergência
Alerta de permanência em faixa
Sensor de pressão dos pneus
Sensor de pontos cegos
Alerta de colisão
Abertura elétrica do porta-malas
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