Volkswagen Jetta GLI: 230 cv e conforto para pais e mães acelerados
José Antonio Leme
do UOL, em São Paulo (SP)
23/08/2021 04h00
A mescla entre espaço e esportividade é a temática do Volkswagen Jetta GLI 2022, versão esportiva do sedã médio da marca alemã. O modelo sai por R$ 191.390 oferecido em versão única.
Ele chega com algumas novidades em termos de equipamentos que melhoraram a comodidade a bordo. As novidades ficam por conta do carregador de celular por indução no console central, entradas USB do tipo C, que são mais rápidas para transmissão de dados e carregamento, e integração com Apple CarPlay sem fio.
Há ainda um novo logo da marca alemã no painel de instrumentos virtual e na tela da central multimídia. Por fora, há o nome da marca registrado na coluna B e acabamento cromado nas pontas de interruptores dentro da cabine.
São mudanças sutis, mas dão um frescor ao modelo de pegada esportiva e atualmente a única versão à venda do Jetta no País. Com bom espaço e porta-malas de tamanho familiar, o Jetta GLI é a boa opção para pais e mães acelerados? É o que vamos descobrir.
Volkswagen Jetta GLI
3,0
5,0
4,0
4,0
4,0
5,0
4,0
Pontos Positivos
- Equipamentos
- Trem de força
- Dirigibilidade
Pontos Negativos
- Preço
Veredito
A vida do Jetta enquanto esportivo "acessível" é muito tranquila. Ele tem um ótimo conjunto a um custo que, ainda que próximo dos R$ 200 mil, o coloca como vantajoso para quem procura um carro familiar, mas não quer abrir mão de ter esportividade no dia a dia. É ideal para pais e mães que tem pressa - e dinheiro.
Versões disponíveis
Design e espaço interno
O design do Jetta GLI tem como diferencial em relação ao modelo convencional o para-choque dianteiro, com entradas de ar diferentes. Na traseira, o para-choque com duas saídas de escape também denuncia a verve esportiva do sedã.
Fica claro quais são as intenções do carro com as pinças de freio pintadas de vermelho, a linha vermelha que destaca a grade na dianteira e o logotipo "GLI" nos painéis laterais, na grade e também na tampa do porta-malas. As rodas de liga leve de 18 polegadas com design exclusivo também fazer parte do destaque visual do Jetta GLI.
Por dentro, os bancos de couro e o volante têm costura contrastante na cor vermelha para evidenciar também o DNA esportivo. O nome da versão vem grafado na parte inferior do volante esportivo, que tem base achatada.
Todo o console central é direcionado ao motorista, tanto a central multimídia, como os controles do ar-condicionado. O acabamento é bom e se destaca em relação a outros carros da marca.
O espaço interno é bom para quatro adultos com muito conforto. O quinto ocupante sofre com a falta de espaço para as pernas devido ao túnel central elevado e largo.
Para as famílias e em viagens, o carro se destaca também pelo espaço do porta-malas que tem 510 litros de capacidade, maior do que muitos SUVs compactos e médios, que são vistos como referência de espaço.
Consumo e desempenho
O Jetta GLI não tem apenas visual esportivo, mas realmente entrega esportividade. Sob o capô traz o motor 2.0 turbo, a gasolina, que rende 230 cv e 35,7 mkgf. O câmbio é o automatizado de seis velocidades com dupla embreagem.
Esse conjunto empurra com vontade o sedã pelas ruas e estradas. Além dos bons números, tanto o torque quanto a potência, trabalham no pico por muito tempo: os 230 cv se mantém no ápice entre 4.700 rpm e 6.200 rpm, enquanto o torque fica entre 1.500 rpm e 4.600 rpm.
Na prática isso significa que temos o melhor de potência e torque por mais tempo. O câmbio tem trocas rápidas e se estiver no modo de condução Sport permite um modo manual, no qual o câmbio não sobe ou desce marchas por conta, as trocas tem que ser feitas pelo condutor, seja pelas aletas atrás do volante ou por meio da alavanca.
A suspensão mais firme que o normal entrega o melhor em dirigibilidade. Se em pisos ruins ela maltrata os ocupantes, vale dizer que é boa em passar uma resposta e estabilidade em velocidades elevadas.
Associada ao sistema de direção com calibragem refinada, temos respostas ágeis e diretas as mudanças de direção quando necessário do Jetta GLI.
O limite de velocidade 120 km/h em algumas rodovias do País, e limite máximo de velocidade no território nacional, passa longe de ser o ideal para experimentar tudo que o GLI é capaz de entregar, portanto, é preciso tomar cuidado para não pesar o pé no acelerador.
O Jetta GLI tem capacidade de atingir a velocidade máxima de 250 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos. Mas ele pode se transformar em um "cordeiro".
Com quatro modos de condução que alteram resposta do acelerador e câmbio, calibragem da direção, no modo Eco, as respostas ficam mais sutis e leves.
Além disso, a mudança no modo de condução também altera o som do escapamento, que tem um sistema de membranas que deixa o som mais esportivo ou mais abafado.
Equipamentos
Bem equipado, o Jetta GLI traz a central multimídia App-Connect, o painel de instrumentos virtual, quatro modos de condução (eco, normal, sport e personalizável), bancos com ajuste elétrico de distância, altura e da lombar e três memórias de ajuste no assento do condutor.
Há ainda carregador de smartphone por indução, bloqueio eletrônico de diferencia, que usa os freios, faróis Full-LEDs, câmera de ré, volante com ajuste de altura e distância, iluminação ambiente de LEDs com opção de 10 cores, sensores de luz, chuva e de estacionamento. Completa o pacote a chave presencial com partida por botão e sistema de som premium da grife Beats.
Manutenção e segurança
Em termos de segurança, o Jetta GLI é bem equipado. São seis airbags - frontais, laterais e de cortina -, controles de tração e estabilidade e frenagem autônoma de emergência com alerta de colisão frontal com o controle de velocidade adaptativo, que freia e acelera o carro mantendo a distância para o carro da frente,
Na manutenção, o Jetta se beneficia do sistema de revisão de série da Volkswagen, que tem as três primeiras revisões gratuitas, de 10 mil, 20 mil e 30 mil km. De 40 mil a 60 mil km, os valores são de R$ 854,22, R$ 759,12 e R$ 854,22, respectivamente.
Mercado
O Jetta GLI hoje não tem concorrentes. O modelo reina sozinho como uma opção esportiva abaixo dos R$ 200 mil. O valor não é baixo, mas entrega um bom custo-benefício na mistura entre potência e o preço.
Não há nada tão potente ou equivalente dentro dessa faixa de preço. Claro, o custo-benefício já foi maior, já que custava menos de R$ 150 mil quando foi lançado aqui.
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Motorização
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2.0, 4 cil., 16V, turbo
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Combustível
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Gasolina
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Potência (cv)
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230 a 4.700 - 6200
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Torque (kgf.m)
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35,7 a 1.500 - 4.600
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Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
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6,8
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Velocidade máxima (km/h)
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250
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Consumo cidade (km/l)
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9,9
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Consumo estrada (km/l)
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12,5
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Câmbio
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Automatizado, dupla embreagem, 6 marchas
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Tração
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Dianteira
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Direção
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Elétrica
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Suspensão Dianteira
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Independente, McPherson
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Suspensão Traseira
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Independente, Multilink
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Freios Dianteiros
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Discos ventilados, 312 mm
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Freios Traseiros
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Discos sólidos, 300 mm
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Pneus
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225/45 R18
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Rodas
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7,5Jx18
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Altura (mm)
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1478
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Comprimento (mm)
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4709
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Entre-eixos (mm)
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2680
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Largura (mm)
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2037
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Ocupantes
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5
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Peso (kg)
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1432
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Porta-malas (L)
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510
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Tanque (L)
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50
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10.000 km
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Gratuita
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20.000 km
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Gratuita
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30.000 km
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Gratuita
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40.000 km
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R$ 854,22
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50.000 km
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R$ 759,12
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60.000 km
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R$ 854,22
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Garantia
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3 anos
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Airbags Motorista
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Airbags Passageiro
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Airbags Laterais
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Airbags do tipo Cortina
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Controle de Estabilidade
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Controle de Tração
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Freios ABS
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Distribuição Eletrônica de Frenagem
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Ar-Condicionado
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Travas Elétricas
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Ar Quente
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Piloto Automático
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Volante com Regulagem de Altura
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Vidros Elétricos Dianteiros
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Vidros Elétricos Traseiros
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Central Multimídia
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Rádio FM/AM
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Entrada USB
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Banco de Couro
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Banco do motorista com ajuste de altura
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Bancos com ajustes elétricos
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Desembaçador Traseiro
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Teto Solar
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Computador de Bordo
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Acendimento automático dos faróis
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Faróis de neblina
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Frenagem autônoma de emergência
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Sensor de pressão dos pneus
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Alerta de colisão
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Faróis com regulagem de altura
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Bloqueio do diferencial
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