Volkswagen Jetta GLI: 230 cv e conforto para pais e mães acelerados
A mescla entre espaço e esportividade é a temática do Volkswagen Jetta GLI 2022, versão esportiva do sedã médio da marca alemã. O modelo sai por R$ 191.390 oferecido em versão única.
Ele chega com algumas novidades em termos de equipamentos que melhoraram a comodidade a bordo. As novidades ficam por conta do carregador de celular por indução no console central, entradas USB do tipo C, que são mais rápidas para transmissão de dados e carregamento, e integração com Apple CarPlay sem fio.
Há ainda um novo logo da marca alemã no painel de instrumentos virtual e na tela da central multimídia. Por fora, há o nome da marca registrado na coluna B e acabamento cromado nas pontas de interruptores dentro da cabine.
São mudanças sutis, mas dão um frescor ao modelo de pegada esportiva e atualmente a única versão à venda do Jetta no País. Com bom espaço e porta-malas de tamanho familiar, o Jetta GLI é a boa opção para pais e mães acelerados? É o que vamos descobrir.
Volkswagen Jetta GLI
Pontos Positivos
- Equipamentos
- Trem de força
- Dirigibilidade
Pontos Negativos
- Preço
Veredito
A vida do Jetta enquanto esportivo "acessível" é muito tranquila. Ele tem um ótimo conjunto a um custo que, ainda que próximo dos R$ 200 mil, o coloca como vantajoso para quem procura um carro familiar, mas não quer abrir mão de ter esportividade no dia a dia. É ideal para pais e mães que tem pressa - e dinheiro.
Design e espaço interno
O design do Jetta GLI tem como diferencial em relação ao modelo convencional o para-choque dianteiro, com entradas de ar diferentes. Na traseira, o para-choque com duas saídas de escape também denuncia a verve esportiva do sedã.
Fica claro quais são as intenções do carro com as pinças de freio pintadas de vermelho, a linha vermelha que destaca a grade na dianteira e o logotipo "GLI" nos painéis laterais, na grade e também na tampa do porta-malas. As rodas de liga leve de 18 polegadas com design exclusivo também fazer parte do destaque visual do Jetta GLI.
Por dentro, os bancos de couro e o volante têm costura contrastante na cor vermelha para evidenciar também o DNA esportivo. O nome da versão vem grafado na parte inferior do volante esportivo, que tem base achatada.
Todo o console central é direcionado ao motorista, tanto a central multimídia, como os controles do ar-condicionado. O acabamento é bom e se destaca em relação a outros carros da marca.
O espaço interno é bom para quatro adultos com muito conforto. O quinto ocupante sofre com a falta de espaço para as pernas devido ao túnel central elevado e largo.
Para as famílias e em viagens, o carro se destaca também pelo espaço do porta-malas que tem 510 litros de capacidade, maior do que muitos SUVs compactos e médios, que são vistos como referência de espaço.
Consumo e desempenho
O Jetta GLI não tem apenas visual esportivo, mas realmente entrega esportividade. Sob o capô traz o motor 2.0 turbo, a gasolina, que rende 230 cv e 35,7 mkgf. O câmbio é o automatizado de seis velocidades com dupla embreagem.
Esse conjunto empurra com vontade o sedã pelas ruas e estradas. Além dos bons números, tanto o torque quanto a potência, trabalham no pico por muito tempo: os 230 cv se mantém no ápice entre 4.700 rpm e 6.200 rpm, enquanto o torque fica entre 1.500 rpm e 4.600 rpm.
Na prática isso significa que temos o melhor de potência e torque por mais tempo. O câmbio tem trocas rápidas e se estiver no modo de condução Sport permite um modo manual, no qual o câmbio não sobe ou desce marchas por conta, as trocas tem que ser feitas pelo condutor, seja pelas aletas atrás do volante ou por meio da alavanca.
A suspensão mais firme que o normal entrega o melhor em dirigibilidade. Se em pisos ruins ela maltrata os ocupantes, vale dizer que é boa em passar uma resposta e estabilidade em velocidades elevadas.
Associada ao sistema de direção com calibragem refinada, temos respostas ágeis e diretas as mudanças de direção quando necessário do Jetta GLI.
O limite de velocidade 120 km/h em algumas rodovias do País, e limite máximo de velocidade no território nacional, passa longe de ser o ideal para experimentar tudo que o GLI é capaz de entregar, portanto, é preciso tomar cuidado para não pesar o pé no acelerador.
O Jetta GLI tem capacidade de atingir a velocidade máxima de 250 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos. Mas ele pode se transformar em um "cordeiro".
Com quatro modos de condução que alteram resposta do acelerador e câmbio, calibragem da direção, no modo Eco, as respostas ficam mais sutis e leves.
Além disso, a mudança no modo de condução também altera o som do escapamento, que tem um sistema de membranas que deixa o som mais esportivo ou mais abafado.
Equipamentos
Bem equipado, o Jetta GLI traz a central multimídia App-Connect, o painel de instrumentos virtual, quatro modos de condução (eco, normal, sport e personalizável), bancos com ajuste elétrico de distância, altura e da lombar e três memórias de ajuste no assento do condutor.
Há ainda carregador de smartphone por indução, bloqueio eletrônico de diferencia, que usa os freios, faróis Full-LEDs, câmera de ré, volante com ajuste de altura e distância, iluminação ambiente de LEDs com opção de 10 cores, sensores de luz, chuva e de estacionamento. Completa o pacote a chave presencial com partida por botão e sistema de som premium da grife Beats.
Manutenção e segurança
Em termos de segurança, o Jetta GLI é bem equipado. São seis airbags - frontais, laterais e de cortina -, controles de tração e estabilidade e frenagem autônoma de emergência com alerta de colisão frontal com o controle de velocidade adaptativo, que freia e acelera o carro mantendo a distância para o carro da frente,
Na manutenção, o Jetta se beneficia do sistema de revisão de série da Volkswagen, que tem as três primeiras revisões gratuitas, de 10 mil, 20 mil e 30 mil km. De 40 mil a 60 mil km, os valores são de R$ 854,22, R$ 759,12 e R$ 854,22, respectivamente.
Mercado
O Jetta GLI hoje não tem concorrentes. O modelo reina sozinho como uma opção esportiva abaixo dos R$ 200 mil. O valor não é baixo, mas entrega um bom custo-benefício na mistura entre potência e o preço.
Não há nada tão potente ou equivalente dentro dessa faixa de preço. Claro, o custo-benefício já foi maior, já que custava menos de R$ 150 mil quando foi lançado aqui.
Motorização
2.0, 4 cil., 16V, turbo
Combustível
Gasolina
Potência (cv)
230 a 4.700 - 6200
Torque (kgf.m)
35,7 a 1.500 - 4.600
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
6,8
Velocidade máxima (km/h)
250
Consumo cidade (km/l)
9,9
Consumo estrada (km/l)
12,5
Câmbio
Automatizado, dupla embreagem, 6 marchas
Tração
Dianteira
Direção
Elétrica
Suspensão Dianteira
Independente, McPherson
Suspensão Traseira
Independente, Multilink
Freios Dianteiros
Discos ventilados, 312 mm
Freios Traseiros
Discos sólidos, 300 mm
Pneus
225/45 R18
Rodas
7,5Jx18
Altura (mm)
1478
Comprimento (mm)
4709
Entre-eixos (mm)
2680
Largura (mm)
2037
Ocupantes
5
Peso (kg)
1432
Porta-malas (L)
510
Tanque (L)
50
10.000 km
Gratuita
20.000 km
Gratuita
30.000 km
Gratuita
40.000 km
R$ 854,22
50.000 km
R$ 759,12
60.000 km
R$ 854,22
Garantia
3 anos
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Bancos com ajustes elétricos
Desembaçador Traseiro
Teto Solar
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Faróis de neblina
Frenagem autônoma de emergência
Sensor de pressão dos pneus
Alerta de colisão
Faróis com regulagem de altura
Bloqueio do diferencial
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