VW T-Cross Comfortline: mostramos por que versão do SUV faz tanto sucesso
Resumo da notícia
- SUV compacto da VW sai por R$ 99.990 na versão Comfortline
- Motor 1.0 TSI de até 128 cv não decepciona no uso diário e é econômico
- Design elegante é um dos pontos positivos do utilitário esportivo
O T-Cross teve um início tímido, mas não demorou para se firmar entre os SUVs mais vendidos do país. Parte deste sucesso se deve à versão Comfortline, que combina bom conteúdo a um preço competitivo.
Por R$ 99.990 (exatamente na média dos rivais), o SUV oferece itens ausentes em alguns concorrentes, como 6 airbags e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros. Além disso, o design elegante conquistou muitos fãs.
Mas esses não são os únicos motivos que justificam o sucesso do modelo, como você pode conferir a seguir.
Volkswagen T-Cross Comfortline
Preço
R$ 99.990 (fev. 2020)Pontos Positivos
- Design arrojado
- Consumo baixo
- Desempenho
Pontos Negativos
- Acabamento interno
- Porta-malas
Veredito
O T-Cross é uma das opções mais atraentes entre os SUVs compactos. Bonito, moderno e bem equipado, ele ainda traz o bom motor 1.0 turbo de até 128 cv, que dá conta do recado no dia-a-dia. Se o dinheiro permitir é claro que a versão Highline com motorização 1.4 turbo de 150 cv agrada ainda mais, mas a configuração Comfortline é capaz de atender a todos os gostos.
Anda bem e consome pouco
A Volkswagen demorou bastante para entrar no mercado de SUVs compactos. Mas parece que valeu a pena esperar: o T-Cross estreou em 2019 com um projeto superior ao de alguns rivais e com preços condizentes com a realidade do mercado brasileiro.
Uma das versões mais procuradas é a Comfortline 200 TSI, que traz o motor 1.0 turbo que equipa Polo e Up. São 128 cv quando abastecido com etanol e 116 cv se movido a gasolina. O torque máximo de 20,4 kgfm com qualquer um dos combustíveis se manifesta já a partir das 2.000 rpm e é suficiente para dar agilidade ao SUV na cidade.
As médias de consumo informadas pelo Inmetro são de 7,6 km/l na cidade e 9,5 km/l na estrada quando o combustível for o etanol. Se o motorista optar pela gasolina, os números sobem para 11 km/l e 13,5 km/l no percurso urbano e rodoviário, respectivamente.
Entretanto, o motorista pode conseguir índices ainda melhores na prática: durante nossa avaliação, realizada na maior parte do tempo na cidade com breves trechos de estrada, conseguimos uma média urbana de 12,5 km/l com gasolina.
Recheio acima da média
A briga no segmento de SUVs compactos é ferrenha, e por isso é que a Volkswagen não podia descuidar com o T-Cross. Na versão Comfortline, ele vem bem recheado com itens como 6 airbags, ar-condicionado digital, assistente de partida em rampas, bloqueio eletrônico do diferencial, câmera de ré, coluna de direção com regulagens de altura e profundidade, controles de estabilidade e de tração, direção elétrica, piloto automático, rodas de liga leve de 17 polegadas e vidros elétricos nas quatro portas, entre outros.
Se equipado com todos os opcionais (divididos em três pacotes), o T-Cross Comfortline pode custar R$ 112.190. Caso o cliente opte pela pintura metálica (R$ 1.400) ou perolizada (R$ 1.800), a conta pode fechar em até R$ 114.080.
Preço competitivo
O T-Cross está bem posicionado diante da concorrência. Por R$ 99.990, a versão Comfortline é mais cara do que Hyundai Creta Pulse Plus (R$ 94.990) e Nissan Kicks SV (R$ 96.990), mas é mais barato do que Honda HR-V EX (R$ 103 mil) e Jeep Renegade Longitude (R$ 104.990).
No custo de manutenção, a VW oferece um bom diferencial, que é o custo zero nas três primeiras revisões. Assim, o proprietário de um T-Cross desembolsa R$ 2.080,54 para fazer todas as revisões até 60 mil quilômetros.
Personalidade ele tem
O design é um dos destaques do T-Cross. Mesmo seguindo a identidade visual da marca, o modelo traz uma evolução do padrão estético ao qual estávamos acostumados a ver nos utilitários esportivos da VW, como o Tiguan Allspace. As linhas mais retas contrastam com os vários vincos pela carroceria.
Há elementos interessantes, como a grade frontal texturizada e o prolongamento na tampa do porta-malas que une as lanternas traseiras. O interior é mais parecido com o do Polo e se destaca pela tela da central multimídia com suporte a Android Auto e Apple CarPlay, que ocupa lugar de destaque.
Motorização
1.0, 12V, injeção direta, turbo
Combustível
Etanol / Gasolina
Potência (cv)
128 / 116
Torque (kgf.m)
20,4
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
10,9 / 10,4
Velocidade máxima (km/h)
184 / 179
Consumo cidade (km/l)
7,6 / 11
Consumo estrada (km/l)
9,5 / 13,5
Câmbio
Automático, seis marchas
Tração
Dianteira
Direção
Elétrica
Suspensão Dianteira
Independente, McPherson
Suspensão Traseira
Eixo de torção
Freios Dianteiros
Discos ventilados
Freios Traseiros
Discos
Pneus
205/55 R17
Rodas
17 polegadas
Altura (mm)
1.568
Comprimento (mm)
4.199
Entre-eixos (mm)
2.651
Largura (mm)
1760
Ocupantes
5
Peso (kg)
1.305
Porta-malas (L)
373 a 420
Tanque (L)
52
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Entrada Auxiliar
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Desembaçador Traseiro
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Faróis de neblina
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