Topo

Volkswagen-T-Cross: o que SUV oferece para ser o mais vendido do Brasil

VW T-Cross está consolidado entre os SUVs mais vendidos do Brasil nos últimos anos e foi líder entre os utilitários esportivos em 2023 Imagem: Simon Plestenjak/UOL

04/02/2024 04h00

Primeiro SUV da Volkswagen produzido no Brasil, lançado em nosso mercado em abril de 2019, o T-Cross se consolidou ao trazer motor turbo em todas as versões, bom pacote de itens de segurança e espaço interno acima da média para a sua categoria.

Há algum tempo, o utilitário esportivo compacto da Volks tem presença constante entre os modelos mais vendidos da sua categoria. No ano passado, foi o SUV mais emplacado do país, com 72.440 unidades comercializadas, e fechou 2023 na sexta colocação geral dos carros de passeio.

Prestes a completar cinco anos de mercado, o T-Cross ainda mantém um conjunto atual, que faz jus ao bom desempenho nas vendas, e deverá receber atualizações mais profundas até 2025.

Confira a seguir tudo o que o utilitário esportivo fabricado em São José dos Pinhais (PR) tem a oferecer na sua configuração Highline, a mais completa e a única a trazer sob o capô o mesmo motor 1.4 turboflex de 150 cv que equipa o "irmão maior" Taos.

Desvendando o VW T-Cross Highline

Imagem: Simon Plestenjak/UOL

Design: visual é típico dos SUVs, trazendo traseira curta e um formato mais retangular. Como é padrão nos modelos da Vollks, o desenho da carroceria é sóbrio, sem muitos vincos nem ousadias estéticas. Também se diferencia ao trazer carroceria mais baixa na comparação aos concorrentes. Por dentro, a linguagem focada na funcionalidade, mais limpa, também predomina e isso é bom. Vale destacar que uma reestilização é esperada até 2025, trazendo discretas mudanças na aparência dianteira e traseira.

Espaço interno: com a mesma plataforma do sedã Virtus, se beneficia do entre-eixos de bons 2,65 m, que resulta em bom espaço para as penas no banco traseiro, onde duas pessoas viajam confortavelmente. Só não é ainda melhor devido à largura do veículo, idêntica a do Polo, e também por causa do espaço do porta-malas apenas razoável, com 373 litros de capacidade.

Imagem: Simon Plestenjak/UOL

Vida a bordo: traz painel de instrumentos com tela digital de 10,25 polegadas, central multimídia VW Play com respostas rápidas e tela de 10,1 polegadas, recarga de celulares por indução e um pacote de segurança que inclui seis airbags, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo (que exige acionamento do freio a velocidades mais baixas), alerta de colisão com frenagem de emergência, detector de fadiga e câmera de ré.

Outro ponto positivo são as saídas do ar-condicionado digital no banco traseiro, que nem o Volkswagen Jetta oferece. Vale destacar que itens desejados como sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, luz alta automática e assistente de estacionamento vêm em pacote opcional de R$ 3.940 e o teto solar panorâmico exige o gasto de R$ 7.630 adicionais.

Imagem: Simon Plestenjak/UOL

Desempenho: nas versões equipadas com motor 1.0 turbo flex de 128 cv e 20,4 kgfm, o T-Cross já anda bem, principalmente em vias urbanas, trazendo bastante fôlego nas acelerações e nas retomadas. Já a configuração Highline, topo de linha, apimenta a receita com o propulsor 1.4 bicombustível turbo de 150 cv e 25,5 kgfm, que proporciona agilidade de sobra, sobretudo na estrada, em velocidades mais altas.

Imagem: Divulgação

O câmbio automático de seis marchas gerencia bem tanta força à disposição, trazendo trocas no tempo certo e com suavidade. Além disso, o T-Cross é referência em dirigibilidade, combinando conforto ao rodar com uma direção precisa e agradável.

Consumo: 8,1 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada com etanol e, respectivamente, 11,6 km/l e 14,3 km/l com gasolina no tanque. Com gasolina e no ciclo rodoviário, é possível obter médias superiores a 15 km/l.

Imagem: Simon Plestenjak/UOL

Itens de série: além dos citados acima, destacam-se as aletas no volante para trocas manuais, a coluna de direção com ajustes de altura e profundidade e o seletor de estilos de condução, do mais econômico ao mais esportivo. Poderia trazer freio de estacionamento eletrônico com função auto hold, disponível em vários concorrentes - independentemente da versão, o T-Cross sempre traz freio de mão, com alavanca no console central.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Volkswagen T-Cross Highline

Preço

R$ 175.990
Carros
4,1 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

4,0

4,0

4,0

4,0

4,0

4,0

5,0

Pontos Positivos

  • Traz as três primeiras revisões de graça
  • Combina bom desempenho com economia de combutível
  • É um dos SUVs mais seguros da categoria

Pontos Negativos

  • É mais caro do que a concorrência
  • Considerando o preço, pode melhorar o acabamento interno, que não é ruim

Veredito

Potente e com baixo consumo, o VW T-Cross também oferece bom espaço interno na sua categoria e ótimo comportamento dinâmico, sem abrir mão do conforto. Além disso, traz uma plataforma moderna, alinhada com os produtos da VW vendidos na Europa, e se destaca no quesito segurança. Não é a opção mais barata, mas tem qualidades que justificam o sucesso nas vendas ao longo dos últimos anos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Mecânica
  • Motorização

  • 1.4 turbo, injeção direta

  • Combustível

  • Etanol / Gasolina

  • Potência (cv)

  • 150 cv

  • Torque (kgf.m)

  • 25,5 kgfm a 1.500 rpm

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • 8,6 s (etanol) / 8,8 s (gasolina)

  • Velocidade máxima (km/h)

  • 204 km/h (etanol) / 202 km/h (gasolina)

  • Consumo cidade (km/l)

  • 8,1 km/l (etanol) / 11.6 km/l (gasolina)

  • Consumo estrada (km/l)

  • 10,1 km/l (etanol) / 14,3 km/l (gasolina)

  • Câmbio

  • Automático de 6 marchas

  • Tração

  • Dianteira

  • Direção

  • Elétrica

  • Suspensão Dianteira

  • Independente, McPherson

  • Suspensão Traseira

  • Eixo de torção

  • Freios Dianteiros

  • Discos ventilados

  • Freios Traseiros

  • Discos sólidos

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 205/55 R17

  • Rodas

  • 17 polegadas

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1.575 mm

  • Comprimento (mm)

  • 4.199 mm

  • Entre-eixos (mm)

  • 2.651 mm

  • Largura (mm)

  • 1.760 mm

  • Ocupantes

  • 5

  • Peso (kg)

  • 1.343 kg

  • Porta-malas (L)

  • 373 l

  • Tanque (L)

  • 52 l

Preço das Revisões, Seguro e Garantia
  • 10.000 km

  • Grátis

  • 20.000 km

  • Grátis

  • 30.000 km

  • Grátis

  • 40.000 km

  • R$ 1.712.32

  • 50.000 km

  • R$ 752,34

  • 60.000 km

  • R$ 847,14

  • Garantia

  • 3 anos

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Airbags Laterais

  • Airbags do tipo Cortina

  • Controle de Estabilidade

  • Controle de Tração

  • Freios ABS

  • Distribuição Eletrônica de Frenagem

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Piloto Automático

  • Volante com Regulagem de Altura

  • Vidros Elétricos Dianteiros

  • Vidros Elétricos Traseiros

  • Central Multimídia

  • Rádio FM/AM

  • Entrada USB

  • Banco de Couro

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Bancos com ajustes elétricos

  • Desembaçador Traseiro

  • Teto Solar

  • Computador de Bordo

  • Acendimento automático dos faróis

  • Faróis de neblina

  • Frenagem autônoma de emergência

  • Sensor de pressão dos pneus

  • Alerta de colisão

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Volkswagen-T-Cross: o que SUV oferece para ser o mais vendido do Brasil - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sua fonte de informações para aqueles que estão procurando por um novo carro. Com textos detalhados e imparciais, essas avaliações apresentam os prós e contras de cada modelo, bem como informações sobre desempenho, consumo, conforto e segurança. Independentemente de estar procurando por um carro popular ou um modelo de luxo, essa coleção é uma referência essencial para quem deseja tomar a decisão correta.