Volkswagen-T-Cross: o que SUV oferece para ser o mais vendido do Brasil
04/02/2024 04h00
Primeiro SUV da Volkswagen produzido no Brasil, lançado em nosso mercado em abril de 2019, o T-Cross se consolidou ao trazer motor turbo em todas as versões, bom pacote de itens de segurança e espaço interno acima da média para a sua categoria.
Há algum tempo, o utilitário esportivo compacto da Volks tem presença constante entre os modelos mais vendidos da sua categoria. No ano passado, foi o SUV mais emplacado do país, com 72.440 unidades comercializadas, e fechou 2023 na sexta colocação geral dos carros de passeio.
Prestes a completar cinco anos de mercado, o T-Cross ainda mantém um conjunto atual, que faz jus ao bom desempenho nas vendas, e deverá receber atualizações mais profundas até 2025.
Confira a seguir tudo o que o utilitário esportivo fabricado em São José dos Pinhais (PR) tem a oferecer na sua configuração Highline, a mais completa e a única a trazer sob o capô o mesmo motor 1.4 turboflex de 150 cv que equipa o "irmão maior" Taos.
Desvendando o VW T-Cross Highline
Design: visual é típico dos SUVs, trazendo traseira curta e um formato mais retangular. Como é padrão nos modelos da Vollks, o desenho da carroceria é sóbrio, sem muitos vincos nem ousadias estéticas. Também se diferencia ao trazer carroceria mais baixa na comparação aos concorrentes. Por dentro, a linguagem focada na funcionalidade, mais limpa, também predomina e isso é bom. Vale destacar que uma reestilização é esperada até 2025, trazendo discretas mudanças na aparência dianteira e traseira.
Espaço interno: com a mesma plataforma do sedã Virtus, se beneficia do entre-eixos de bons 2,65 m, que resulta em bom espaço para as penas no banco traseiro, onde duas pessoas viajam confortavelmente. Só não é ainda melhor devido à largura do veículo, idêntica a do Polo, e também por causa do espaço do porta-malas apenas razoável, com 373 litros de capacidade.
Vida a bordo: traz painel de instrumentos com tela digital de 10,25 polegadas, central multimídia VW Play com respostas rápidas e tela de 10,1 polegadas, recarga de celulares por indução e um pacote de segurança que inclui seis airbags, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo (que exige acionamento do freio a velocidades mais baixas), alerta de colisão com frenagem de emergência, detector de fadiga e câmera de ré.
Outro ponto positivo são as saídas do ar-condicionado digital no banco traseiro, que nem o Volkswagen Jetta oferece. Vale destacar que itens desejados como sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, luz alta automática e assistente de estacionamento vêm em pacote opcional de R$ 3.940 e o teto solar panorâmico exige o gasto de R$ 7.630 adicionais.
Desempenho: nas versões equipadas com motor 1.0 turbo flex de 128 cv e 20,4 kgfm, o T-Cross já anda bem, principalmente em vias urbanas, trazendo bastante fôlego nas acelerações e nas retomadas. Já a configuração Highline, topo de linha, apimenta a receita com o propulsor 1.4 bicombustível turbo de 150 cv e 25,5 kgfm, que proporciona agilidade de sobra, sobretudo na estrada, em velocidades mais altas.
O câmbio automático de seis marchas gerencia bem tanta força à disposição, trazendo trocas no tempo certo e com suavidade. Além disso, o T-Cross é referência em dirigibilidade, combinando conforto ao rodar com uma direção precisa e agradável.
Consumo: 8,1 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada com etanol e, respectivamente, 11,6 km/l e 14,3 km/l com gasolina no tanque. Com gasolina e no ciclo rodoviário, é possível obter médias superiores a 15 km/l.
Itens de série: além dos citados acima, destacam-se as aletas no volante para trocas manuais, a coluna de direção com ajustes de altura e profundidade e o seletor de estilos de condução, do mais econômico ao mais esportivo. Poderia trazer freio de estacionamento eletrônico com função auto hold, disponível em vários concorrentes - independentemente da versão, o T-Cross sempre traz freio de mão, com alavanca no console central.
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Volkswagen T-Cross Highline
Preço
R$ 175.9904,0
4,0
4,0
4,0
4,0
4,0
5,0
Pontos Positivos
- Traz as três primeiras revisões de graça
- Combina bom desempenho com economia de combutível
- É um dos SUVs mais seguros da categoria
Pontos Negativos
- É mais caro do que a concorrência
- Considerando o preço, pode melhorar o acabamento interno, que não é ruim
Veredito
Potente e com baixo consumo, o VW T-Cross também oferece bom espaço interno na sua categoria e ótimo comportamento dinâmico, sem abrir mão do conforto. Além disso, traz uma plataforma moderna, alinhada com os produtos da VW vendidos na Europa, e se destaca no quesito segurança. Não é a opção mais barata, mas tem qualidades que justificam o sucesso nas vendas ao longo dos últimos anos.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL
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Motorização
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1.4 turbo, injeção direta
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Combustível
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Etanol / Gasolina
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Potência (cv)
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150 cv
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Torque (kgf.m)
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25,5 kgfm a 1.500 rpm
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Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
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8,6 s (etanol) / 8,8 s (gasolina)
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Velocidade máxima (km/h)
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204 km/h (etanol) / 202 km/h (gasolina)
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Consumo cidade (km/l)
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8,1 km/l (etanol) / 11.6 km/l (gasolina)
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Consumo estrada (km/l)
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10,1 km/l (etanol) / 14,3 km/l (gasolina)
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Câmbio
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Automático de 6 marchas
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Tração
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Dianteira
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Direção
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Elétrica
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Suspensão Dianteira
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Independente, McPherson
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Suspensão Traseira
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Eixo de torção
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Freios Dianteiros
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Discos ventilados
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Freios Traseiros
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Discos sólidos
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Pneus
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205/55 R17
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Rodas
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17 polegadas
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Altura (mm)
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1.575 mm
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Comprimento (mm)
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4.199 mm
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Entre-eixos (mm)
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2.651 mm
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Largura (mm)
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1.760 mm
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Ocupantes
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5
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Peso (kg)
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1.343 kg
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Porta-malas (L)
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373 l
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Tanque (L)
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52 l
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10.000 km
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Grátis
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20.000 km
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Grátis
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30.000 km
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Grátis
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40.000 km
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R$ 1.712.32
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50.000 km
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R$ 752,34
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60.000 km
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R$ 847,14
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Garantia
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3 anos
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Airbags Motorista
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Airbags Passageiro
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Airbags Laterais
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Airbags do tipo Cortina
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Controle de Estabilidade
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Controle de Tração
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Freios ABS
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Distribuição Eletrônica de Frenagem
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Ar-Condicionado
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Travas Elétricas
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Ar Quente
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Piloto Automático
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Volante com Regulagem de Altura
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Vidros Elétricos Dianteiros
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Vidros Elétricos Traseiros
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Central Multimídia
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Rádio FM/AM
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Entrada USB
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Banco de Couro
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Banco do motorista com ajuste de altura
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Bancos com ajustes elétricos
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Desembaçador Traseiro
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Teto Solar
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Computador de Bordo
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Acendimento automático dos faróis
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Faróis de neblina
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Frenagem autônoma de emergência
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Sensor de pressão dos pneus
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Alerta de colisão
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