Topo

Taos 2024 reduz preços para encarar chineses; veja se vale investir no SUV

Imagem: Divulgação/Volkswagen

Daniel Neves

Do UOL, em São Paulo

19/02/2024 04h00

A chegada de rivais chineses fez com que a Volkswagen reposicionasse o Taos no Brasil. Com descontos de mais de R$ 6 mil e novo preço de R$ 205.980, a ideia da marca alemã é que seu SUV médio consiga fazer frente aos novos adversários - que trazem a tecnologia híbrida como diferencial.

Em sua linha 2024, o Taos mudou pouco em relação ao seu lançamento quase três anos atrás. Manteve a mesma motorização e melhorou um pouco os itens de série. Será o suficiente para fazer frente aos chineses e também aos rivais Jeep Compass e Toyota Corolla Cross, que dominam o segmento? O UOL Carros testou o SUV da VW e conta os detalhes abaixo.

Imagem: Divulgação

Desvendando o VW Taos

Design: O visual do Taos permanece praticamente o mesmo, com a mudança apresentada na China deixada para os próximos anos. A novidade aqui está nas rodas de 19 polegadas, que passam a ser de série na versão Highline. Destaque também para os faróis com tecnologia IQ Light, com ajuste adaptativo. O carro também é oferecido em cor biton e teto panorâmico, pelos quais são cobrados pouco mais de R$ 22 mil a mais.

Vida a bordo: o conforto para os ocupantes é um dos destaques do Taos, graças ao entre-eixos de 2,68 m. Com isso, passageiros viajam com bom espaço no banco traseiro. O do motorista conta com ajuste elétrico, e ambos os assentos dianteiros têm aquecimento. O acabamento conta com soft touch nas portas e em parte do painel.

Equipamentos: vem com seis airbags, central multimídia VW Play com tela de 10,1 polegadas, painel de digital de 10,25" (na versão Comfortline é de 8"), ar-condicionado de duas zonas, piloto automático, assistente de partida em rampa, câmera de ré e sensor de estacionamento, carregador de celular por indução, sensor de chuva, direção elétrica e partida por botão. A conectividade por Apple CarPlay e Android Auto é sem fio e o carro conta com quatro entradas USB-c, duas na frente e duas atrás.

Imagem: Divulgação

Segurança: passa a contar com pacote ADAS, que inclui detectores de ponto cego, de fadiga, de pedestre e de presença de criança no banco traseiro. Ainda vem com controle adaptativo de velocidade e distância, frenagem autônoma de emergência, de estabilidade e tração, além de alerta de frenagem de emergência e automática pós-colisão.

Desempenho: o esperado motor 1.5 TSI ainda não veio - deve chegar na reestilização do Taos, provavelmente em 2025. Até lá, a motorização segue a mesma: 250 TSI 1.4 turbo atrelada ao câmbio automático de seis marchas com conversor de torque, que gera 150 cv com gasolina e etanol. E está longe de decepcionar - com torque de 25,5 kgfm a 1.500 rpm, as respostas são rápidas. São quatro modos de condução: Eco, Normal, Sport e Individual.

Consumo: de acordo com dados do Inmetro, o Taos 2024 faz, respectivamente na cidade e na estrada, 10,2 km/l e 12,2 km/l abastecido com gasolina. Os números com etanol são de 6,8 km/l e 8,5 km/l.

Volkswagen Taos Highline 2024

Preço

R$ 205.980
Carros
4,0 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

3,0

4,0

3,0

5,0

4,0

4,0

5,0

Pontos Positivos

  • Novo pacote ADAS
  • Generosa lista de itens de série
  • Boas respostas em acelerações

Pontos Negativos

  • Ausência de mudanças no visual

Veredito

Com redução de preço para encarar novos e antigos rivais, o Taos se torna uma opção ainda mais atraente para quem quer um SUV médio bem equipado e com bom desempenho. Ainda que o visual seja o mesmo há 3 anos e a nova motorização não tenha vindo, não decepciona nas retomadas e entrega conforto e segurança para seus ocupantes.

Mecânica
  • Motorização

  • 250 TSI 1.4 turbo

  • Combustível

  • Etanol / Gasolina

  • Potência (cv)

  • 150

  • Torque (kgf.m)

  • 25,5

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • 9,3

  • Velocidade máxima (km/h)

  • 194

  • Consumo cidade (km/l)

  • 10,2 / 6,8

  • Consumo estrada (km/l)

  • 12,2 / 8,5 km/l

  • Câmbio

  • Automático de 6 marchas

  • Tração

  • Dianteira

  • Direção

  • Elétrica

  • Suspensão Dianteira

  • Independente McPherson

  • Suspensão Traseira

  • Mola helicoidal

  • Freios Dianteiros

  • Disco ventilado

  • Freios Traseiros

  • Disco

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 19 polegadas

  • Rodas

  • 235/35 R19

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1630

  • Comprimento (mm)

  • 4460

  • Entre-eixos (mm)

  • 2680

  • Largura (mm)

  • 1820

  • Ocupantes

  • 5

  • Peso (kg)

  • 1420

  • Porta-malas (L)

  • 498

  • Tanque (L)

  • 51

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Airbags Laterais

  • Airbags do tipo Cortina

  • Controle de Estabilidade

  • Controle de Tração

  • Freios ABS

  • Distribuição Eletrônica de Frenagem

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Piloto Automático

  • Volante com Regulagem de Altura

  • Vidros Elétricos Dianteiros

  • Vidros Elétricos Traseiros

  • Central Multimídia

  • Rádio FM/AM

  • Entrada USB

  • Entrada Auxiliar

  • Banco de Couro

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Bancos com ajustes elétricos

  • Desembaçador Traseiro

  • Teto Solar

  • Acendimento automático dos faróis

  • Faróis de neblina

  • Frenagem autônoma de emergência

  • Alerta de permanência em faixa

  • Sensor de pressão dos pneus

  • Sensor de pontos cegos

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Taos 2024 reduz preços para encarar chineses; veja se vale investir no SUV - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sua fonte de informações para aqueles que estão procurando por um novo carro. Com textos detalhados e imparciais, essas avaliações apresentam os prós e contras de cada modelo, bem como informações sobre desempenho, consumo, conforto e segurança. Independentemente de estar procurando por um carro popular ou um modelo de luxo, essa coleção é uma referência essencial para quem deseja tomar a decisão correta.