Taos 2024 reduz preços para encarar chineses; veja se vale investir no SUV
A chegada de rivais chineses fez com que a Volkswagen reposicionasse o Taos no Brasil. Com descontos de mais de R$ 6 mil e novo preço de R$ 205.980, a ideia da marca alemã é que seu SUV médio consiga fazer frente aos novos adversários - que trazem a tecnologia híbrida como diferencial.
Em sua linha 2024, o Taos mudou pouco em relação ao seu lançamento quase três anos atrás. Manteve a mesma motorização e melhorou um pouco os itens de série. Será o suficiente para fazer frente aos chineses e também aos rivais Jeep Compass e Toyota Corolla Cross, que dominam o segmento? O UOL Carros testou o SUV da VW e conta os detalhes abaixo.
Desvendando o VW Taos
Design: O visual do Taos permanece praticamente o mesmo, com a mudança apresentada na China deixada para os próximos anos. A novidade aqui está nas rodas de 19 polegadas, que passam a ser de série na versão Highline. Destaque também para os faróis com tecnologia IQ Light, com ajuste adaptativo. O carro também é oferecido em cor biton e teto panorâmico, pelos quais são cobrados pouco mais de R$ 22 mil a mais.
Vida a bordo: o conforto para os ocupantes é um dos destaques do Taos, graças ao entre-eixos de 2,68 m. Com isso, passageiros viajam com bom espaço no banco traseiro. O do motorista conta com ajuste elétrico, e ambos os assentos dianteiros têm aquecimento. O acabamento conta com soft touch nas portas e em parte do painel.
Equipamentos: vem com seis airbags, central multimídia VW Play com tela de 10,1 polegadas, painel de digital de 10,25" (na versão Comfortline é de 8"), ar-condicionado de duas zonas, piloto automático, assistente de partida em rampa, câmera de ré e sensor de estacionamento, carregador de celular por indução, sensor de chuva, direção elétrica e partida por botão. A conectividade por Apple CarPlay e Android Auto é sem fio e o carro conta com quatro entradas USB-c, duas na frente e duas atrás.
Segurança: passa a contar com pacote ADAS, que inclui detectores de ponto cego, de fadiga, de pedestre e de presença de criança no banco traseiro. Ainda vem com controle adaptativo de velocidade e distância, frenagem autônoma de emergência, de estabilidade e tração, além de alerta de frenagem de emergência e automática pós-colisão.
Desempenho: o esperado motor 1.5 TSI ainda não veio - deve chegar na reestilização do Taos, provavelmente em 2025. Até lá, a motorização segue a mesma: 250 TSI 1.4 turbo atrelada ao câmbio automático de seis marchas com conversor de torque, que gera 150 cv com gasolina e etanol. E está longe de decepcionar - com torque de 25,5 kgfm a 1.500 rpm, as respostas são rápidas. São quatro modos de condução: Eco, Normal, Sport e Individual.
Consumo: de acordo com dados do Inmetro, o Taos 2024 faz, respectivamente na cidade e na estrada, 10,2 km/l e 12,2 km/l abastecido com gasolina. Os números com etanol são de 6,8 km/l e 8,5 km/l.
Volkswagen Taos Highline 2024
Preço
R$ 205.980Pontos Positivos
- Novo pacote ADAS
- Generosa lista de itens de série
- Boas respostas em acelerações
Pontos Negativos
- Ausência de mudanças no visual
Veredito
Com redução de preço para encarar novos e antigos rivais, o Taos se torna uma opção ainda mais atraente para quem quer um SUV médio bem equipado e com bom desempenho. Ainda que o visual seja o mesmo há 3 anos e a nova motorização não tenha vindo, não decepciona nas retomadas e entrega conforto e segurança para seus ocupantes.
Motorização
250 TSI 1.4 turbo
Combustível
Etanol / Gasolina
Potência (cv)
150
Torque (kgf.m)
25,5
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
9,3
Velocidade máxima (km/h)
194
Consumo cidade (km/l)
10,2 / 6,8
Consumo estrada (km/l)
12,2 / 8,5 km/l
Câmbio
Automático de 6 marchas
Tração
Dianteira
Direção
Elétrica
Suspensão Dianteira
Independente McPherson
Suspensão Traseira
Mola helicoidal
Freios Dianteiros
Disco ventilado
Freios Traseiros
Disco
Pneus
19 polegadas
Rodas
235/35 R19
Altura (mm)
1630
Comprimento (mm)
4460
Entre-eixos (mm)
2680
Largura (mm)
1820
Ocupantes
5
Peso (kg)
1420
Porta-malas (L)
498
Tanque (L)
51
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Entrada Auxiliar
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Bancos com ajustes elétricos
Desembaçador Traseiro
Teto Solar
Acendimento automático dos faróis
Faróis de neblina
Frenagem autônoma de emergência
Alerta de permanência em faixa
Sensor de pressão dos pneus
Sensor de pontos cegos
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.