Volvo S60 Polestar mostra que esportivo pode ser híbrido e divertido
Vitor Matsubara
Do UOL, em São Paulo (SP)
28/07/2020 04h00
Resumo da notícia
- Sedã híbrido entrega potência combinada de 407 cv
- Desempenho é de esportivo, com 0 a 100 km/h em 4,4 segundos
- S60 Polestar tem molas com rigidez regulável e freios Brembo
Tem muita gente por aí que enche a boca para falar que carros híbridos jamais serão divertidos. Por sorte sei como fazê-los mudar de opinião rapidinho: é só dirigir o Volvo S60 Polestar.
É verdade que a versão mais esportiva do S60 parece apenas mais um sedã híbrido. Mas existe algo bem mais interessante por trás das belas linhas, já que o modelo consegue ser tão (ou mais) empolgante do que seus tradicionais rivais alemães, como BMW M3 e Mercedes-AMG C 63.
E ele faz tudo isso sem perder a melhor característica dos carros da Volvo: a segurança. Saiba como o S60 consegue fazer tudo isso na avaliação de UOL Carros.
Volvo S60 T8 Polestar Engineered
Preço
R$ 336.9505,0
Por ser um híbrido, o S60 T8 entrega médias de consumo incríveis: 21,9 km/l na cidade e mais de 22 km/l na estrada
5,0
O conjunto faz milagres no sedã, que acelera quase tão rápido quanto um BMW M3
5,0
O estilo sóbrio e elegante do S60 ganhou esportividade na medida certa após o tratamento Polestar
5,0
Itens de segurança a rodo e até freios Brembo fazem parte da lista de itens de série
4,0
Embora não seja apertado, o S60 também não é referência em espaço, especialmente no banco de trás
4,0
Custos de manutenção dos carros da Volvo costumam ser elevados - e no S60 não é diferente
5,0
Aqui a Volvo sempre manda bem: o S60 tem frenagem autônoma, alerta de colisão, sensor de pontos cegos, piloto automático adaptativo e mais
Pontos Positivos
- Desempenho
- Consumo de combustível
Pontos Negativos
- Espaço interno
Veredito
Dificilmente alguém imagina que o S60 Polestar possa ser um sedã esportivo. Mas o fato é que ele consegue rivalizar com os alemães e ainda traz as qualidades dos modelos da Volvo, como design e segurança. Alguns podem se queixar da falta de barulho na cabine, mas o desempenho do conjunto híbrido de 407 cv compensa o silêncio a bordo. E tudo isso está disponível a um valor bem menor do que os concorrentes. Para quem procura um sedã com desempenho, conforto e discrição, o S60 é uma boa escolha.
Versões disponíveis
Se você tem menos de 30 anos não deve se lembrar que a Volvo só fazia carros quadradões até meados dos anos 2000. De lá para cá, a fabricante investiu pesado no design de seus modelos, e o S60 é prova viva disso.
O sedã fica ainda mais atraente com as rodas de 19 polegadas da versão esportiva. Outras diferenças estão no escapamento duplo e no sistema de freios da Brembo, que traz pinças pintadas em amarelo.
Por dentro, o S60 Polestar traz pequenos detalhes exclusivos, como grafismos vermelhos no painel digital e cintos de segurança na cor amarela. O visual minimalista foi preservado, com destaque para a tela (vertical) da central multimídia.
A posição de dirigir é baixa e aconchegante, como convém a um sedã com características esportivas. Atrás, porém, o espaço não é dos melhores para ocupantes de alta estatura.
O conjunto híbrido é formado por um motor 2.0 turbo movido a gasolina, que entrega 320 cv e 40,8 kgfm, e um motor elétrico de 87 cv e 24,5 kgfm. A potência combinada é de 407 cv, com torque máximo de 65,3 kgfm.
Por contar com a assistência do motor elétrico, o sedã proporciona arrancadas dignas dos melhores sedãs esportivos do mercado. Segundo a Volvo, o S60 Polestar precisa de apenas 4,4 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h.
A façanha do Volvo se torna ainda mais impressionante se lembrarmos que o badalado BMW M3 Sedan (cujo motor 3.0 biturbo entrega 436 cv) cumpre a mesma tarefa em 4,1 segundos, mesmo tempo do Mercedes-AMG C63, de 476 cv.
Falta apenas o ronco que cativa tantos clientes de M3 e C 63. Por ser um carro híbrido, o S60 não emite nada além de um discreto barulho, que não é feio, mas também não exerce o papel de empolgar como nos melhores esportivos.
No consumo, porém, não tem para ninguém: o S60 é imbatível com médias de 21,9 km/l na cidade e 22,5 km/l na estrada.
O S60 traz o que se espera da versão mais cara de um sedã de luxo. Há piloto automático adaptativo com a função Pilot Assist (capaz de acelerar, frear e fazer curvas leves a até 130 km/h), ar-condicionado digital com duas zonas de temperatura, assistente de partida em rampas, seletor de modos de condução, sensor de chuva, câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sistema start-stop, faróis full LED autodirecionais com lavadores, sensor de pressão dos pneus.
Apenas a versão Polestar vem com suspensão esportiva da Öhlins, uma das marcas mais renomadas do segmento. Curiosamente, a rigidez das molas pode ser regulada de forma manual. Já o sistema de freios é fabricado pela Brembo, famosa por equipar superesportivos e carros de corrida. O carro ainda tem barras estabilizadoras exclusivas na dianteira e traseira e um chassi com configuração esportiva.
Todo Volvo faz bonito em segurança, e claro que no S60 não seria diferente. O carro vem com sistema de frenagem autônoma de emergência, alerta de colisão traseira, leitura de placas de trânsito, airbags frontais, laterais e do tipo cortina, alerta de colisão frontal, sensor de pontos cegos, alerta de mudança de faixa, sistema de proteção contra lesões na coluna cervical, ganchos para fixação de cadeirinhas Isofix e alerta de tráfego cruzado.
Os custos de manutenção dos carros da Volvo, porém, costumam ser mais altos do que nos rivais. Além disso, é bom lembrar que, apesar de não dar tantas despesas quando novo, carros híbridos tendem a ter manutenção mais cara com o passar dos anos. É verdade que a maioria não fica com um veículo por mais do que cinco anos, mas, caso você pretenda fazê-lo, saiba que o bolso pode doer um pouco.
O principal rival do S60 T8 Polestar é o também híbrido BMW 330e M Sport.
Apesar de ser mais barato (R$ 297.950), ele também é menos potente: são 292 cv (34 cv a mais do que a versão 330i M Sport) e torque máximo de 42,8 kgfm.
O motor 2.0 de quatro cilindros entrega 184 cv e 30,6 kgfm, enquanto o propulsor elétrico despeja 113 cv e 26 kgfm de torque máximo. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 5,9 segundos, com velocidade máxima de 230 km/h.
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Motorização
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2.0, 4 cilindros em linha, turbo, gasolina + motor elétrico
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Combustível
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Híbrido
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Potência (cv)
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407 cv (combinada) - 320 cv / 87 cv
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Torque (kgf.m)
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65,3 kgfm (combinado) - 40,8 kgfm / 24,5 kgfm
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Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
-
4,4
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Velocidade máxima (km/h)
-
250
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Consumo cidade (km/l)
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21,9
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Consumo estrada (km/l)
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22,5
-
Câmbio
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automático de 8 marchas
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Tração
-
dianteira
-
Direção
-
elétrica
-
Suspensão Dianteira
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independente, braços sobrepostos
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Suspensão Traseira
-
independente, multilink
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Freios Dianteiros
-
discos ventilados
-
Freios Traseiros
-
discos ventilados
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Pneus
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235/40 R19
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Rodas
-
19 polegadas
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Altura (mm)
-
1431
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Comprimento (mm)
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4761
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Entre-eixos (mm)
-
2872
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Largura (mm)
-
1850
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Ocupantes
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5
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Peso (kg)
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2055
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Porta-malas (L)
-
442
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Tanque (L)
-
60
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Airbags Motorista
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Airbags Passageiro
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Airbags Laterais
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Airbags do tipo Cortina
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Airbags para joelho do motorista
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Controle de Estabilidade
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Controle de Tração
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Freios ABS
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Distribuição Eletrônica de Frenagem
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Ar-Condicionado
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Travas Elétricas
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Ar Quente
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Piloto Automático
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Volante com Regulagem de Altura
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Vidros Elétricos Dianteiros
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Vidros Elétricos Traseiros
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Central Multimídia
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Rádio FM/AM
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Entrada USB
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Entrada Auxiliar
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Banco de Couro
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Banco do motorista com ajuste de altura
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Bancos com ajustes elétricos
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Desembaçador Traseiro
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Teto Solar
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Computador de Bordo
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Acendimento automático dos faróis
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Faróis de neblina
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Frenagem autônoma de emergência
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Alerta de permanência em faixa
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Sensor de pressão dos pneus
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Sensor de pontos cegos
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Alerta de colisão
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Abertura elétrica do porta-malas
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Faróis com regulagem de altura
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Sistema de estacionamento autônomo
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