Volvo S60 Polestar mostra que esportivo pode ser híbrido e divertido
Resumo da notícia
- Sedã híbrido entrega potência combinada de 407 cv
- Desempenho é de esportivo, com 0 a 100 km/h em 4,4 segundos
- S60 Polestar tem molas com rigidez regulável e freios Brembo
Tem muita gente por aí que enche a boca para falar que carros híbridos jamais serão divertidos. Por sorte sei como fazê-los mudar de opinião rapidinho: é só dirigir o Volvo S60 Polestar.
É verdade que a versão mais esportiva do S60 parece apenas mais um sedã híbrido. Mas existe algo bem mais interessante por trás das belas linhas, já que o modelo consegue ser tão (ou mais) empolgante do que seus tradicionais rivais alemães, como BMW M3 e Mercedes-AMG C 63.
E ele faz tudo isso sem perder a melhor característica dos carros da Volvo: a segurança. Saiba como o S60 consegue fazer tudo isso na avaliação de UOL Carros.
Volvo S60 T8 Polestar Engineered
Preço
R$ 336.950Pontos Positivos
- Desempenho
- Consumo de combustível
Pontos Negativos
- Espaço interno
Veredito
Dificilmente alguém imagina que o S60 Polestar possa ser um sedã esportivo. Mas o fato é que ele consegue rivalizar com os alemães e ainda traz as qualidades dos modelos da Volvo, como design e segurança. Alguns podem se queixar da falta de barulho na cabine, mas o desempenho do conjunto híbrido de 407 cv compensa o silêncio a bordo. E tudo isso está disponível a um valor bem menor do que os concorrentes. Para quem procura um sedã com desempenho, conforto e discrição, o S60 é uma boa escolha.
Se você tem menos de 30 anos não deve se lembrar que a Volvo só fazia carros quadradões até meados dos anos 2000. De lá para cá, a fabricante investiu pesado no design de seus modelos, e o S60 é prova viva disso.
O sedã fica ainda mais atraente com as rodas de 19 polegadas da versão esportiva. Outras diferenças estão no escapamento duplo e no sistema de freios da Brembo, que traz pinças pintadas em amarelo.
Por dentro, o S60 Polestar traz pequenos detalhes exclusivos, como grafismos vermelhos no painel digital e cintos de segurança na cor amarela. O visual minimalista foi preservado, com destaque para a tela (vertical) da central multimídia.
A posição de dirigir é baixa e aconchegante, como convém a um sedã com características esportivas. Atrás, porém, o espaço não é dos melhores para ocupantes de alta estatura.
O conjunto híbrido é formado por um motor 2.0 turbo movido a gasolina, que entrega 320 cv e 40,8 kgfm, e um motor elétrico de 87 cv e 24,5 kgfm. A potência combinada é de 407 cv, com torque máximo de 65,3 kgfm.
Por contar com a assistência do motor elétrico, o sedã proporciona arrancadas dignas dos melhores sedãs esportivos do mercado. Segundo a Volvo, o S60 Polestar precisa de apenas 4,4 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h.
A façanha do Volvo se torna ainda mais impressionante se lembrarmos que o badalado BMW M3 Sedan (cujo motor 3.0 biturbo entrega 436 cv) cumpre a mesma tarefa em 4,1 segundos, mesmo tempo do Mercedes-AMG C63, de 476 cv.
Falta apenas o ronco que cativa tantos clientes de M3 e C 63. Por ser um carro híbrido, o S60 não emite nada além de um discreto barulho, que não é feio, mas também não exerce o papel de empolgar como nos melhores esportivos.
No consumo, porém, não tem para ninguém: o S60 é imbatível com médias de 21,9 km/l na cidade e 22,5 km/l na estrada.
O S60 traz o que se espera da versão mais cara de um sedã de luxo. Há piloto automático adaptativo com a função Pilot Assist (capaz de acelerar, frear e fazer curvas leves a até 130 km/h), ar-condicionado digital com duas zonas de temperatura, assistente de partida em rampas, seletor de modos de condução, sensor de chuva, câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sistema start-stop, faróis full LED autodirecionais com lavadores, sensor de pressão dos pneus.
Apenas a versão Polestar vem com suspensão esportiva da Öhlins, uma das marcas mais renomadas do segmento. Curiosamente, a rigidez das molas pode ser regulada de forma manual. Já o sistema de freios é fabricado pela Brembo, famosa por equipar superesportivos e carros de corrida. O carro ainda tem barras estabilizadoras exclusivas na dianteira e traseira e um chassi com configuração esportiva.
Todo Volvo faz bonito em segurança, e claro que no S60 não seria diferente. O carro vem com sistema de frenagem autônoma de emergência, alerta de colisão traseira, leitura de placas de trânsito, airbags frontais, laterais e do tipo cortina, alerta de colisão frontal, sensor de pontos cegos, alerta de mudança de faixa, sistema de proteção contra lesões na coluna cervical, ganchos para fixação de cadeirinhas Isofix e alerta de tráfego cruzado.
Os custos de manutenção dos carros da Volvo, porém, costumam ser mais altos do que nos rivais. Além disso, é bom lembrar que, apesar de não dar tantas despesas quando novo, carros híbridos tendem a ter manutenção mais cara com o passar dos anos. É verdade que a maioria não fica com um veículo por mais do que cinco anos, mas, caso você pretenda fazê-lo, saiba que o bolso pode doer um pouco.
O principal rival do S60 T8 Polestar é o também híbrido BMW 330e M Sport.
Apesar de ser mais barato (R$ 297.950), ele também é menos potente: são 292 cv (34 cv a mais do que a versão 330i M Sport) e torque máximo de 42,8 kgfm.
O motor 2.0 de quatro cilindros entrega 184 cv e 30,6 kgfm, enquanto o propulsor elétrico despeja 113 cv e 26 kgfm de torque máximo. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 5,9 segundos, com velocidade máxima de 230 km/h.
Motorização
2.0, 4 cilindros em linha, turbo, gasolina + motor elétrico
Combustível
Híbrido
Potência (cv)
407 cv (combinada) - 320 cv / 87 cv
Torque (kgf.m)
65,3 kgfm (combinado) - 40,8 kgfm / 24,5 kgfm
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
4,4
Velocidade máxima (km/h)
250
Consumo cidade (km/l)
21,9
Consumo estrada (km/l)
22,5
Câmbio
automático de 8 marchas
Tração
dianteira
Direção
elétrica
Suspensão Dianteira
independente, braços sobrepostos
Suspensão Traseira
independente, multilink
Freios Dianteiros
discos ventilados
Freios Traseiros
discos ventilados
Pneus
235/40 R19
Rodas
19 polegadas
Altura (mm)
1431
Comprimento (mm)
4761
Entre-eixos (mm)
2872
Largura (mm)
1850
Ocupantes
5
Peso (kg)
2055
Porta-malas (L)
442
Tanque (L)
60
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Airbags para joelho do motorista
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Entrada Auxiliar
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Bancos com ajustes elétricos
Desembaçador Traseiro
Teto Solar
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Faróis de neblina
Frenagem autônoma de emergência
Alerta de permanência em faixa
Sensor de pressão dos pneus
Sensor de pontos cegos
Alerta de colisão
Abertura elétrica do porta-malas
Faróis com regulagem de altura
Sistema de estacionamento autônomo
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