Topo

Volvo XC40 T4 2020 esbanja segurança e desempenho

Volvo XC40 trouxe novas versões e motorização híbrida na linha 2020 Imagem: Vitor Matsubara/UOL

Vitor Matsubara

Do UOL, em São Paulo (SP)

01/03/2020 12h11

Resumo da notícia

  • SUV traz novas versões na linha 2020, incluindo configuração híbrida plug-in
  • XC40 Inscription vem com motor 2.0 turbo de 190 cv
  • Por R$ 196.950, modelo oferece segurança e desempenho

A Volvo é uma marca tradicionalmente conhecida por fazer os carros mais seguros do mundo. A partir de meados dos anos 2000, a fabricante começou a investir em outras frentes, como desempenho e principalmente design.

O XC40 sintetiza a transformação da Volvo, trazendo todas as qualidades dos segmentos mais caros em uma embalagem menor e mais "acessível" - ainda que seja um pouco estranho chamar um carro de quase R$ 200 mil de barato.

De toda maneira, o SUV compacto premium justifica o valor cobrado com uma farta lista de itens de série, estilo arrojado e desempenho de fazer inveja à concorrência. Saiba mais sobre o XC40 2020 a seguir.

Volvo XC40 T4 Inscription

Preço

R$ 196.950
Carros
4,6 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

4,0

Durante nosso teste, o XC40 fez uma média de 8,5 km/l na cidade

5,0

O motor 2.0 turbo de 190 cv entrega respostas muito rápidas e não decepciona na cidade nem na estrada

5,0

Ouso dizer que o XC40 tem o design mais acertado da linha Volvo

5,0

Bem equipado, o SUV oferece o que se espera de um carro de sua categoria, como ar digital e carregador de celular por indução

4,0

Embora não tenha a cabine mais espaçosa do segmento, o XC40 acomoda quatro adultos sem dificuldades

4,0

Os custos de manutenção da linha Volvo não estão entre os menores das marcas de luxo

5,0

Aqui a Volvo sempre manda bem, e no XC40 não é exceção. Frenagem autônoma é item de série.

Pontos Positivos

  • Segurança, desempenho e design

Pontos Negativos

  • Consumo de combustível

Veredito

A Volvo conseguiu melhorar o que já era bom. Além de novas versões, a linha 2020 do XC40 traz uma versão híbrida. No caso da configuração Inscription, o SUV ganhou mais sofisticação com os apliques de madeira no painel.

Bem recheado

A linha 2020 trouxe boas novidades, a começar pela reconfiguração das versões. Agora o SUV é vendido nas versões T4 Momentum, T4 Inscription (esta avaliada por UOL Carros) e T5 R-Design PHEV, a primeira configuração híbrida do tipo plug-in na linha XC40.

Todas as versões saem de fábrica com ar-condicionado digital com duas zonas de temperatura, destravamento das portas sem chave, seletor de modos de condução, bancos dianteiros com regulagens elétricas, carregador de celular por indução, direção elétrica progressiva, retrovisor interno antiofuscante e maçanetas com iluminação externa.

Quem levar o XC40 Inscription terá ainda teto solar panorâmico, porta-malas com acionamento elétrico, piloto automático adaptativo com Pilot Assist (condução semiautônoma), faróis de neblina em LED, sistema de navegação com reconhecimento de placas de trânsito, faróis full LED com luzes direcionais ativas, iluminação interna com 28 spots e soleiras de alumínio.

Há ainda City Safety (frenagem autônoma de emergência), painel de instrumentos digital, sistema de som com oito alto-falantes e suporte a Android Auto e Apple CarPlay, faróis Full LED, alerta de mudança de faixa, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera de ré e sistema On Call.

Por dentro, o SUV inclui alavanca de câmbio de cristal da Orrefors e apliques de madeira na cabine. O acabamento é de ótima qualidade, embora o revestimento das portas em carpete destoe um pouco da proposta luxuosa. São quatro opções de revestimento dos bancos: preto, caramelo, bege e vermelho.

Anda bem

As versões Momentum e Inscription contam com o motor 2.0 turbo de 192 cv e 30 kgfm de torque máximo. Não há motivos para sentir falta da antiga motorização de 252 cv, já que o conjunto do XC40 dá conta do recado com sobras.

A condução é progressiva, ou seja, as respostas não são tão lentas nem explosivas como em outros modelos. A direção é bastante direta e leve e impressiona como a Volvo obteve uma calibração de suspensão adequada entre o conforto e a esportividade. Além disso, ela filtra muito bem as imperfeições e buracos do piso.

Apenas o consumo poderia ter sido melhor: durante nossa avaliação, o XC40 obteve média de 8,5 km/l rodando na cidade e enfrentando trânsito pesado com ar-condicionado ligado. Bom ressaltar que o SUV é abastecido apenas com gasolina.

Bom custo-benefício

Por R$ 196.950, o XC40 tem um posicionamento bem definido diante dos rivais alemães. Um bom exemplo: ele oferece motor mais potente e mais equipamentos de série do que a versão topo de linha do Q3 (a Black), que sai por R$ 209.990. Se a comparação for com a versão intermediária Prestige Plus, o modelo da Audi é mais barato (R$ 189.990), mas fica em desvantagem pelos aspectos já citados na versão Black.

O SUV sueco também leva vantagem na hora de assinar o cheque diante das versões intermediárias de BMW X1 e Mercedes-Benz GLA.

Mecânica
  • Motorização

  • 2.0, 4 cilindros, turbo, injeção direta

  • Combustível

  • Gasolina

  • Potência (cv)

  • 190 cv a 4.700 rpm

  • Torque (kgf.m)

  • 30,6 kgfm a 1.500 rpm

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • 8,4

  • Velocidade máxima (km/h)

  • 210

  • Consumo cidade (km/l)

  • 9,5

  • Consumo estrada (km/l)

  • 11,9

  • Câmbio

  • Automático, oito marchas

  • Tração

  • Dianteira

  • Direção

  • Elétrica

  • Suspensão Dianteira

  • independente, McPherson

  • Suspensão Traseira

  • independente, multilink

  • Freios Dianteiros

  • Discos ventilados

  • Freios Traseiros

  • Discos sólidos

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 235/50 R19

  • Rodas

  • 19 polegadas

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1652

  • Comprimento (mm)

  • 4425

  • Entre-eixos (mm)

  • 2702

  • Largura (mm)

  • 1863

  • Ocupantes

  • 5

  • Peso (kg)

  • 1684

  • Porta-malas (L)

  • 460

  • Tanque (L)

  • 54

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Airbags Laterais

  • Airbags do tipo Cortina

  • Controle de Estabilidade

  • Controle de Tração

  • Freios ABS

  • Distribuição Eletrônica de Frenagem

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Piloto Automático

  • Volante com Regulagem de Altura

  • Vidros Elétricos Dianteiros

  • Vidros Elétricos Traseiros

  • Central Multimídia

  • Rádio FM/AM

  • Entrada USB

  • Entrada Auxiliar

  • Banco de Couro

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Bancos com ajustes elétricos

  • Desembaçador Traseiro

  • Computador de Bordo

  • Acendimento automático dos faróis

  • Faróis de neblina

  • Frenagem autônoma de emergência

  • Sensor de pressão dos pneus

  • Alerta de colisão

  • Abertura elétrica do porta-malas

  • Faróis com regulagem de altura

Concorrentes

Audi Q3 Prestige Plus

BMW X1 sDrive 20i GP

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Volvo XC40 T4 2020 esbanja segurança e desempenho - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sua fonte de informações para aqueles que estão procurando por um novo carro. Com textos detalhados e imparciais, essas avaliações apresentam os prós e contras de cada modelo, bem como informações sobre desempenho, consumo, conforto e segurança. Independentemente de estar procurando por um carro popular ou um modelo de luxo, essa coleção é uma referência essencial para quem deseja tomar a decisão correta.