Volvo XC40 T4 2020 esbanja segurança e desempenho
Resumo da notícia
- SUV traz novas versões na linha 2020, incluindo configuração híbrida plug-in
- XC40 Inscription vem com motor 2.0 turbo de 190 cv
- Por R$ 196.950, modelo oferece segurança e desempenho
A Volvo é uma marca tradicionalmente conhecida por fazer os carros mais seguros do mundo. A partir de meados dos anos 2000, a fabricante começou a investir em outras frentes, como desempenho e principalmente design.
O XC40 sintetiza a transformação da Volvo, trazendo todas as qualidades dos segmentos mais caros em uma embalagem menor e mais "acessível" - ainda que seja um pouco estranho chamar um carro de quase R$ 200 mil de barato.
De toda maneira, o SUV compacto premium justifica o valor cobrado com uma farta lista de itens de série, estilo arrojado e desempenho de fazer inveja à concorrência. Saiba mais sobre o XC40 2020 a seguir.
Volvo XC40 T4 Inscription
Preço
R$ 196.950Pontos Positivos
- Segurança, desempenho e design
Pontos Negativos
- Consumo de combustível
Veredito
A Volvo conseguiu melhorar o que já era bom. Além de novas versões, a linha 2020 do XC40 traz uma versão híbrida. No caso da configuração Inscription, o SUV ganhou mais sofisticação com os apliques de madeira no painel.
Bem recheado
A linha 2020 trouxe boas novidades, a começar pela reconfiguração das versões. Agora o SUV é vendido nas versões T4 Momentum, T4 Inscription (esta avaliada por UOL Carros) e T5 R-Design PHEV, a primeira configuração híbrida do tipo plug-in na linha XC40.
Todas as versões saem de fábrica com ar-condicionado digital com duas zonas de temperatura, destravamento das portas sem chave, seletor de modos de condução, bancos dianteiros com regulagens elétricas, carregador de celular por indução, direção elétrica progressiva, retrovisor interno antiofuscante e maçanetas com iluminação externa.
Quem levar o XC40 Inscription terá ainda teto solar panorâmico, porta-malas com acionamento elétrico, piloto automático adaptativo com Pilot Assist (condução semiautônoma), faróis de neblina em LED, sistema de navegação com reconhecimento de placas de trânsito, faróis full LED com luzes direcionais ativas, iluminação interna com 28 spots e soleiras de alumínio.
Há ainda City Safety (frenagem autônoma de emergência), painel de instrumentos digital, sistema de som com oito alto-falantes e suporte a Android Auto e Apple CarPlay, faróis Full LED, alerta de mudança de faixa, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera de ré e sistema On Call.
Por dentro, o SUV inclui alavanca de câmbio de cristal da Orrefors e apliques de madeira na cabine. O acabamento é de ótima qualidade, embora o revestimento das portas em carpete destoe um pouco da proposta luxuosa. São quatro opções de revestimento dos bancos: preto, caramelo, bege e vermelho.
Anda bem
As versões Momentum e Inscription contam com o motor 2.0 turbo de 192 cv e 30 kgfm de torque máximo. Não há motivos para sentir falta da antiga motorização de 252 cv, já que o conjunto do XC40 dá conta do recado com sobras.
A condução é progressiva, ou seja, as respostas não são tão lentas nem explosivas como em outros modelos. A direção é bastante direta e leve e impressiona como a Volvo obteve uma calibração de suspensão adequada entre o conforto e a esportividade. Além disso, ela filtra muito bem as imperfeições e buracos do piso.
Apenas o consumo poderia ter sido melhor: durante nossa avaliação, o XC40 obteve média de 8,5 km/l rodando na cidade e enfrentando trânsito pesado com ar-condicionado ligado. Bom ressaltar que o SUV é abastecido apenas com gasolina.
Bom custo-benefício
Por R$ 196.950, o XC40 tem um posicionamento bem definido diante dos rivais alemães. Um bom exemplo: ele oferece motor mais potente e mais equipamentos de série do que a versão topo de linha do Q3 (a Black), que sai por R$ 209.990. Se a comparação for com a versão intermediária Prestige Plus, o modelo da Audi é mais barato (R$ 189.990), mas fica em desvantagem pelos aspectos já citados na versão Black.
O SUV sueco também leva vantagem na hora de assinar o cheque diante das versões intermediárias de BMW X1 e Mercedes-Benz GLA.
Motorização
2.0, 4 cilindros, turbo, injeção direta
Combustível
Gasolina
Potência (cv)
190 cv a 4.700 rpm
Torque (kgf.m)
30,6 kgfm a 1.500 rpm
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
8,4
Velocidade máxima (km/h)
210
Consumo cidade (km/l)
9,5
Consumo estrada (km/l)
11,9
Câmbio
Automático, oito marchas
Tração
Dianteira
Direção
Elétrica
Suspensão Dianteira
independente, McPherson
Suspensão Traseira
independente, multilink
Freios Dianteiros
Discos ventilados
Freios Traseiros
Discos sólidos
Pneus
235/50 R19
Rodas
19 polegadas
Altura (mm)
1652
Comprimento (mm)
4425
Entre-eixos (mm)
2702
Largura (mm)
1863
Ocupantes
5
Peso (kg)
1684
Porta-malas (L)
460
Tanque (L)
54
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Entrada Auxiliar
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Bancos com ajustes elétricos
Desembaçador Traseiro
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Faróis de neblina
Frenagem autônoma de emergência
Sensor de pressão dos pneus
Alerta de colisão
Abertura elétrica do porta-malas
Faróis com regulagem de altura
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