VW ID.4: como é o melhor carro da marca que você pode ter, mas não comprar
Guilherme Menezes
Do UOL, em São Paulo
14/08/2023 04h00
O ID.4 dá a largada da estratégia de eletrificação da Volkswagen no Brasil, com 15 novos produtos até 2025. Com isso, o SUV elétrico agora pode compor a garagem dos consumidores. Mas quem se animou em comprar o carro já pode esquecer. O modelo estará disponível somente por assinatura - ao menos por enquanto.
Trata-se do programa Sign&Drive, que oferece a versão intermediária Pro Performance (que é a dos nossos testes de hoje), em um plano único por R$ 9.990 mensais durante 24 meses. Ou seja, ao final deste período, o consumidor terá desembolsado cerca de R$ 240 mil. Se o carro fosse vendido aqui, certamente custaria mais de R$ 400 mil. Aí fica aquela discussão: o que valeria mais a pena?
O que depõe a favor do programa de assinatura é que, por esse valor, além da possibilidade de manter o dinheiro total que seria desembolsado na compra do carro rendendo em aplicações financeiras durante esse período, o cliente conta com cobertura para franquia de 1500 km mensais, manutenção, seguro, documentação, assistência 24h, rastreador, gestão de multas e carro reserva.
Por outro lado, após 24 meses, o cliente não terá mais o veículo (portanto, não terá patrimônio). Além do mais, se o cliente desistir no meio do caminho e quiser rescindir o contrato, deverá pagar uma multa de 35% do valor referente às parcelas restantes. Ou seja, até pode valer a pena para uma proposta de utilização mais específica (como, de repente, para empresas, por exemplo).
Se o carro estivesse disponível para compra, o programa de assinaturas também poderia ser benéfico para permitir aos clientes experimentar o veículo de forma mais completa, através de um test drive mais detalhado. No entanto, uma vez que o carro não está disponível para compra, essa vantagem não está disponível.
Se mais delongas, vamos ver como é o carro mais caro da marca no Brasil, que apesar de você poder dirigir no dia a dia, não pode chamá-lo de seu (pelo menos em todos os sentidos possíveis).
Volkswagen ID.4
Preço
Assinatura de R$ 9.990 mensais, durante 24 meses5,0
4,0
5,0
5,0
5,0
4,0
5,0
Pontos Positivos
- Dirigibilidade
- Autonomia
- Design
Pontos Negativos
- Central multimídia não é tão intuitiva nos primeiros usos
- O carro não pode ser comprado
- Não compensa para quem desistir antes do término do contrato de assinatura
Veredito
O ID.4 é uma amostra do que a Volkswagen pode fazer. O carro mais caro da marca é o que tem melhor acabamento, maior tamanho e eficiência energética dentre todos os modelos. Ainda que o mercado de elétricos não tenha atingido patamares tão elevados em volume, bem que já poderia ser oferecido para compra (e não apenas por assinatura). Observação importante é que, além de ser um SUV, ele oferece praticidade comparável até com algumas minivans. O dia que o país tiver uma rede de recarga mais ampliada pelas estradas, carros como o ID.4 vão oferecer experiências difíceis de se igualar.
Design
O visual mostra que o carro é uma união entre um carro do futuro, com elementos lúdicos que parecem ter vindo de um videogame, além do porte e das linhas que inspiram a sofisticação
Vemos grandes superfícies em plástico sem pintura (para aumentar a sensação de robustez), grandes rodas de 21 polegadas, três tons de cor (sendo que dois deles compõem a demarcação do teto), molduras de black piano para reforçar os traços dos conjuntos ópticos de LED, entre outros pontos
O interior aposta no painel flutuante, pedais com inscrição de pausa (no freio) e play (no acelerador), além de superfícies com diferentes cores e materiais - mas todos eles sensíveis ao toque. É impossível alguém achar esse carro monótono
Vida a bordo
Aproveitamento de espaço é com ele mesmo. Tem porta-malas de 543 litros, acomodação de sobra para três pessoas na segunda fileira, assoalho plano e saídas de ar-condicionado com ajuste de temperatura, além de duas portas USB-C
Para quem anda na frente, o foco é a sensação de amplitude, uma vez que o painel é separado do console. Nele, há um grande porta-objetos com compartimentos que podem ser arranjados ao gosto dos usuários
Não há nem botão de partida ou de acionamento do freio de estacionamento, porque o VW ID.4 não necessita disso. Basta a chave presencial e encostar na maçaneta para a porta se abrir. Para ligar o veículo, basta pisar no freio
O único ponto que vale destacar é que a central multimídia exige que, quem a estiver utilizando, se familiarize durante mais tempo. Ela não é tão intuitiva desde os primeiros usos quanto outras, justamente porque tem inúmeras funções (até mesmo de purificação do ar da cabine, para se ter uma ideia). Mas, como é de se esperar, é a mais moderna e completa também
Dirigibilidade
A marca optou por um trem de força intermediário para favorecer a capacidade maior de autonomia. Ainda assim, não abre mão das boas respostas. De todo modo, a diferença na resposta é bem grande entre o modo Eco e o Sport (com o Normal no meio do caminho)
A suspensão segue a linha dos outros carros da marca e é firme. Entretanto, mais do que os demais, filtra as imperfeições do solo. É possível sentir como se trata de um carro de grande porte, uma vez que buracos e valetas impactam menos na dirigibilidade (ante SUVs mais "comuns")
A evolução de sistemas como o pacote de direção semiautônoma é notável. Além de manter o carro na faixa e controlar a velocidade, o sistema consegue identificar o tipo de veículo à frente e diferenciar faixas contínuas de tracejadas
Como se não bastasse, as "babás eletrônicas" permitem que o motorista fique até 10 segundos com as mãos fora do volante. Nesse momento, um alerta começa a ser emitido, visual e sonoro, e dentro de 5 segundos ele desativa o sistema por completo
Consumo e desempenho
O seu motor elétrico de 204 cv e 31,6 mkgf de torque é alimentado por uma bateria de íons de lítio, que tem 77 kWh de capacidade. Com isso, é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos
A capacidade de autonomia é de 522 km, segundo a marca. Além do mais, o tempo de recarga prometido é de 80% da bateria em 40 minutos. Como velocidade final nunca é o forte dos carros elétricos, não passa dos 160 km/h
Equipamentos e segurança
Vem com faróis e lanternas full-LED; bancos com ajuste elétrico, aquecimento e massagem; painel de instrumentos digital de 5,3 polegadas; central multimídia de 10 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio; ar-condicionado de três zonas; sete airbags; controle de cruzeiro adaptativo; câmera 360°; iluminação interna em LED; teto panorâmico; frenagem autônoma de emergência; detector de ponto cego; controle de cruzeiro adaptativo; assistente traseiro de saída de vaga e airbag central
-
Motorização
-
Elétrico
-
Combustível
-
Eletricidade
-
Potência (cv)
-
204
-
Torque (kgf.m)
-
31,6
-
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
-
8,5
-
Velocidade máxima (km/h)
-
160
-
Consumo cidade (km/l)
-
522 km (segundo a marca)
-
Consumo estrada (km/l)
-
-
-
Câmbio
-
Automático
-
Tração
-
Integral
-
Direção
-
Elétrica
-
Suspensão Dianteira
-
McPherson
-
Suspensão Traseira
-
Multibraços
-
Freios Dianteiros
-
Discos
-
Freios Traseiros
-
Tambor
-
Pneus
-
225/45
-
Rodas
-
21 polegadas
-
Altura (mm)
-
1612
-
Comprimento (mm)
-
4584
-
Entre-eixos (mm)
-
2766
-
Largura (mm)
-
1852
-
Ocupantes
-
5
-
Peso (kg)
-
2150
-
Porta-malas (L)
-
543
-
Tanque (L)
-
-
-
Airbags Motorista
-
-
Airbags Passageiro
-
-
Airbags Laterais
-
-
Airbags do tipo Cortina
-
-
Airbags para joelho do motorista
-
-
Controle de Estabilidade
-
-
Controle de Tração
-
-
Freios ABS
-
-
Distribuição Eletrônica de Frenagem
-
-
Ar-Condicionado
-
-
Travas Elétricas
-
-
Ar Quente
-
-
Piloto Automático
-
-
Volante com Regulagem de Altura
-
-
Vidros Elétricos Dianteiros
-
-
Vidros Elétricos Traseiros
-
-
Central Multimídia
-
-
Rádio FM/AM
-
-
Entrada USB
-
-
Entrada Auxiliar
-
-
Banco de Couro
-
-
Banco do motorista com ajuste de altura
-
-
Desembaçador Traseiro
-
-
Teto Solar
-
-
Computador de Bordo
-
-
Acendimento automático dos faróis
-
-
Faróis de neblina
-
-
Frenagem autônoma de emergência
-
-
Alerta de permanência em faixa
-
-
Sensor de pressão dos pneus
-
-
Sensor de pontos cegos
-
-
Alerta de colisão
-
-
Abertura elétrica do porta-malas
-
-
Faróis com regulagem de altura
-
-
Bloqueio do diferencial
-
-
Sistema de estacionamento autônomo
-