VW ID.4: como é o melhor carro da marca que você pode ter, mas não comprar
O ID.4 dá a largada da estratégia de eletrificação da Volkswagen no Brasil, com 15 novos produtos até 2025. Com isso, o SUV elétrico agora pode compor a garagem dos consumidores. Mas quem se animou em comprar o carro já pode esquecer. O modelo estará disponível somente por assinatura - ao menos por enquanto.
Trata-se do programa Sign&Drive, que oferece a versão intermediária Pro Performance (que é a dos nossos testes de hoje), em um plano único por R$ 9.990 mensais durante 24 meses. Ou seja, ao final deste período, o consumidor terá desembolsado cerca de R$ 240 mil. Se o carro fosse vendido aqui, certamente custaria mais de R$ 400 mil. Aí fica aquela discussão: o que valeria mais a pena?
O que depõe a favor do programa de assinatura é que, por esse valor, além da possibilidade de manter o dinheiro total que seria desembolsado na compra do carro rendendo em aplicações financeiras durante esse período, o cliente conta com cobertura para franquia de 1500 km mensais, manutenção, seguro, documentação, assistência 24h, rastreador, gestão de multas e carro reserva.
Por outro lado, após 24 meses, o cliente não terá mais o veículo (portanto, não terá patrimônio). Além do mais, se o cliente desistir no meio do caminho e quiser rescindir o contrato, deverá pagar uma multa de 35% do valor referente às parcelas restantes. Ou seja, até pode valer a pena para uma proposta de utilização mais específica (como, de repente, para empresas, por exemplo).
Se o carro estivesse disponível para compra, o programa de assinaturas também poderia ser benéfico para permitir aos clientes experimentar o veículo de forma mais completa, através de um test drive mais detalhado. No entanto, uma vez que o carro não está disponível para compra, essa vantagem não está disponível.
Se mais delongas, vamos ver como é o carro mais caro da marca no Brasil, que apesar de você poder dirigir no dia a dia, não pode chamá-lo de seu (pelo menos em todos os sentidos possíveis).
Volkswagen ID.4
Preço
Assinatura de R$ 9.990 mensais, durante 24 mesesPontos Positivos
- Dirigibilidade
- Autonomia
- Design
Pontos Negativos
- Central multimídia não é tão intuitiva nos primeiros usos
- O carro não pode ser comprado
- Não compensa para quem desistir antes do término do contrato de assinatura
Veredito
O ID.4 é uma amostra do que a Volkswagen pode fazer. O carro mais caro da marca é o que tem melhor acabamento, maior tamanho e eficiência energética dentre todos os modelos. Ainda que o mercado de elétricos não tenha atingido patamares tão elevados em volume, bem que já poderia ser oferecido para compra (e não apenas por assinatura). Observação importante é que, além de ser um SUV, ele oferece praticidade comparável até com algumas minivans. O dia que o país tiver uma rede de recarga mais ampliada pelas estradas, carros como o ID.4 vão oferecer experiências difíceis de se igualar.
Design
O visual mostra que o carro é uma união entre um carro do futuro, com elementos lúdicos que parecem ter vindo de um videogame, além do porte e das linhas que inspiram a sofisticação
Vemos grandes superfícies em plástico sem pintura (para aumentar a sensação de robustez), grandes rodas de 21 polegadas, três tons de cor (sendo que dois deles compõem a demarcação do teto), molduras de black piano para reforçar os traços dos conjuntos ópticos de LED, entre outros pontos
O interior aposta no painel flutuante, pedais com inscrição de pausa (no freio) e play (no acelerador), além de superfícies com diferentes cores e materiais - mas todos eles sensíveis ao toque. É impossível alguém achar esse carro monótono
Vida a bordo
Aproveitamento de espaço é com ele mesmo. Tem porta-malas de 543 litros, acomodação de sobra para três pessoas na segunda fileira, assoalho plano e saídas de ar-condicionado com ajuste de temperatura, além de duas portas USB-C
Para quem anda na frente, o foco é a sensação de amplitude, uma vez que o painel é separado do console. Nele, há um grande porta-objetos com compartimentos que podem ser arranjados ao gosto dos usuários
Não há nem botão de partida ou de acionamento do freio de estacionamento, porque o VW ID.4 não necessita disso. Basta a chave presencial e encostar na maçaneta para a porta se abrir. Para ligar o veículo, basta pisar no freio
O único ponto que vale destacar é que a central multimídia exige que, quem a estiver utilizando, se familiarize durante mais tempo. Ela não é tão intuitiva desde os primeiros usos quanto outras, justamente porque tem inúmeras funções (até mesmo de purificação do ar da cabine, para se ter uma ideia). Mas, como é de se esperar, é a mais moderna e completa também
Dirigibilidade
A marca optou por um trem de força intermediário para favorecer a capacidade maior de autonomia. Ainda assim, não abre mão das boas respostas. De todo modo, a diferença na resposta é bem grande entre o modo Eco e o Sport (com o Normal no meio do caminho)
A suspensão segue a linha dos outros carros da marca e é firme. Entretanto, mais do que os demais, filtra as imperfeições do solo. É possível sentir como se trata de um carro de grande porte, uma vez que buracos e valetas impactam menos na dirigibilidade (ante SUVs mais "comuns")
A evolução de sistemas como o pacote de direção semiautônoma é notável. Além de manter o carro na faixa e controlar a velocidade, o sistema consegue identificar o tipo de veículo à frente e diferenciar faixas contínuas de tracejadas
Como se não bastasse, as "babás eletrônicas" permitem que o motorista fique até 10 segundos com as mãos fora do volante. Nesse momento, um alerta começa a ser emitido, visual e sonoro, e dentro de 5 segundos ele desativa o sistema por completo
Consumo e desempenho
O seu motor elétrico de 204 cv e 31,6 mkgf de torque é alimentado por uma bateria de íons de lítio, que tem 77 kWh de capacidade. Com isso, é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos
A capacidade de autonomia é de 522 km, segundo a marca. Além do mais, o tempo de recarga prometido é de 80% da bateria em 40 minutos. Como velocidade final nunca é o forte dos carros elétricos, não passa dos 160 km/h
Equipamentos e segurança
Vem com faróis e lanternas full-LED; bancos com ajuste elétrico, aquecimento e massagem; painel de instrumentos digital de 5,3 polegadas; central multimídia de 10 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio; ar-condicionado de três zonas; sete airbags; controle de cruzeiro adaptativo; câmera 360°; iluminação interna em LED; teto panorâmico; frenagem autônoma de emergência; detector de ponto cego; controle de cruzeiro adaptativo; assistente traseiro de saída de vaga e airbag central
Motorização
Elétrico
Combustível
Eletricidade
Potência (cv)
204
Torque (kgf.m)
31,6
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
8,5
Velocidade máxima (km/h)
160
Consumo cidade (km/l)
522 km (segundo a marca)
Consumo estrada (km/l)
-
Câmbio
Automático
Tração
Integral
Direção
Elétrica
Suspensão Dianteira
McPherson
Suspensão Traseira
Multibraços
Freios Dianteiros
Discos
Freios Traseiros
Tambor
Pneus
225/45
Rodas
21 polegadas
Altura (mm)
1612
Comprimento (mm)
4584
Entre-eixos (mm)
2766
Largura (mm)
1852
Ocupantes
5
Peso (kg)
2150
Porta-malas (L)
543
Tanque (L)
-
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Airbags para joelho do motorista
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Entrada Auxiliar
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Desembaçador Traseiro
Teto Solar
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Faróis de neblina
Frenagem autônoma de emergência
Alerta de permanência em faixa
Sensor de pressão dos pneus
Sensor de pontos cegos
Alerta de colisão
Abertura elétrica do porta-malas
Faróis com regulagem de altura
Bloqueio do diferencial
Sistema de estacionamento autônomo
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.