VW Kombi do futuro é ímã de sorrisos por onde passa, mas não está à venda
Descontinuada no fim de 2013 no Brasil por não atender a legislação de segurança, a VW Kombi original deixou saudades, após 60 anos de produção ininterrupta no país e mais de 1,5 milhão de unidades fabricadas.
O veículo utilitário versátil, comercializado em configurações furgão, van de passageiros e picape, é tão querido aqui e também no exterior que serviu de inspiração para um dos modelos 100% elétricos lançados recentemente pela marca alemã.
Estamos falando da ID.Buzz, que pode ser chamada de "nova Kombi", por trazer referência evidente ao veículo clássico em um pacote bastante tecnológico - com direito a uma variedade de assistências semiautômomas à condução.
Durante nosso período com o veículo, foi impressionante a quantidade de pessoas tirando fotos e sorrindo ao ver a ID.Buzz.
Pena que ela não está à venda: sua disponibilidade é exclusivamente por meio de assinatura mensal, com preço inicial de R$ 12.990 por um contrato de 48 meses e até 1.500 km rodados a cada 30 dias.
A Volks trouxe inicialmente apenas 70 unidades do modelo movido a baterias. Confira nossas impressões a seguir.
Desvendando a ID.Buzz
Design: o estilo de caixa característico da Kombi original e a dianteira achatada dão um toque clássico e ao mesmo tempo futurista à ID.Buzz
Tudo nela remete ao modelo clássico, sem deixar de lado uma série de modernidades, como os esguios faróis dianteiros full-LED e as colunas traseiras com três faixas na horizontal
Especialmente no modelo avaliado, que traz a tradicional pintura "saia e blusa", combinando dois tons (cor branca na parte de cima e amarela na metade inferior), a ID.Buzz é um verdadeiro ímã de olhares, atraindo sorrisos e pedidos de foto por todos os lados.
O interior repete o estilo clássico, com direito a revestimentos em dois tons, detalhe imitando madeira no painel e alças flexíveis para ajudar na acomodação dos passageiros traseiros, como nos Volkswagen originais.
Espaço interno: o primeiro aspecto no qual a ID-Buzz se destaca é o espaço interno amplo, excelente para sua capacidade para até cinco ocupantes
Por não contar com uma terceira fileira de assentos, na versão oferecida no mercado brasileiro, conta com um porta-malas gigante, com capacidade padrão de 1.121 litros - que pode ser ampliada a 2.123 litros ao rebater o banco traseiro.
Como a segunda fileira de assentos é corrediça e bipartida, é possível aumentar ou diminuir o espaço atrás, privilegiando as bagagens ou o conforto dos passageiros.
Vida a bordo: as portas laterais corrediças com acionamento elétrico nos dois lados da carroceria são um grande diferencial, facilitando e muito a entrada e a saída dos ocupantes, enquanto o teto elevado e a ampla área envidraçada permitem uma viagem confortável até para os ocupantes mais altos.
Tudo isso em uma cabine charmosa e retrô combinando revestimentos com a mesma cor externa da carroceria e uma profusão de portas USB do tipo C para recarga de dispositivos móveis, inclusive nas portas.
Os ocupantes dos bancos dianteiros têm mimos como ajustes elétricos, aquecimento e até função de massagem.
Segurança: a ID-Buzz é bastante completa no que se refere a itens de segurança e foi avaliada com nota máxima nos testes de impacto do Euro NCAP.
Para começar, vem da fábrica com sete airbags de série e, além dos controles de estabilidade e tração obrigatórios, conta com um pacote completo de assistências semiautônomas à condução, incluindo frenagem automática com alerta de colisão e detecção de pedestres e ciclistas, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo com função "stop & go", sistema de centralização na faixa que faz curvas "sozinho", alerta de ponto cego, câmeras de monitoramento "360 graus" e faróis de LED com função matrix, que "recorta" a luz alta para não ofuscar o veículo à frente.
Desempenho: equipada com um motor elétrico no eixo traseiro, na configuração Pro disponibilizada no Brasil, a ID.Buzz anda muito bem. São 204 cv de potência e 31,6 kgfm de torque, suficientes para sair da imobilidade e atingir os 100 km/h em 10,2 segundos - nada mau para um veículo com 4,7 m de comprimento e 2,2 mil kg de peso.
Apesar da posição de dirigir elevada, a "nova Kombi" traz condução ágil para um automóvel do seu porte, combinando direção elétrica com respostas rápidas com suspensões bem calibradas, combinando conforto com muita estabilidade - reforçada pelo baixo centro de gravidade, possível graças à instalação das baterias rente ao assoalho, como acontece em outros carros elétricos.
Quanto à autonomia, suas baterias com 77 kWh de capacidade útil proporcionam autonomia de até 337 km no ciclo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) - que, no mundo real e com o pé leve, pode passar dos 400 km com uma carga completa.
Por falar em recarga, a fabricante informa que, em carregadores rápidos com corrente contínua e 170 kW, é possível atingir 80% de capacidade em cerca de 40 minutos.
Equipamentos: vem de série com bancos dianteiros elétricos aquecidos e com massagem, painel digital de 5,3 polegadas, central multimídia de dez polegadas, pacote de assistências à condução semiautônomas, portas laterais traseiras com acionamento elétrico, ar-condicionado digital de duas zonas, rodas de liga leve de 20 polegadas, sistema de estacionamento semiautônomo, monitoramento externo de "360 graus" com câmeras, carregamento de celular por indução, acionamento elétrico da tampa do porta-malas e faróis de LED com função matrix.
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Volkswagen I.D.Buzz
Preço
Assinatura mensal partir de R$ 12.990Pontos Positivos
- Design
- Espaço interno
- Desempenho
- Segurança
Pontos Negativos
- Não dá para comprar e custo da assinatura é elevado
Veredito
A VW ID.Buzz é estilosa, espaçosa, tecnológica e anda muito bem. É um cartão de visitas para o que de melhor a Volkswagen oferece atualmente, com o bônus da referência sentimental à Kombi clássica. É o carro que mais chamou a atenção do público em geral dentre os que já dirigi e avaliei. Pena que não é vendido no Brasil - se fosse, na faixa de uns R$ 500 mil, aposto que teria grande demanda. Assinatura por R$ 13 mil mensais pelo período de 48 meses, totalizando R$ 623.520, faz pouco sentido do ponto de vista econômico, mesmo incluindo manutenção e outros custos.
Motorização
Motor elétrico
Combustível
Baterias com capacidade útil de 77 kWh
Potência (cv)
204 cv
Torque (kgf.m)
31,6 kgfm
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
10,2 s
Velocidade máxima (km/h)
145 km/h
Consumo cidade (km/l)
0,70 MJ/km (combinado)
Consumo estrada (km/l)
0,70 MJ/km (combinado)
Câmbio
Não tem
Tração
Traseira
Direção
Elétrica
Suspensão Dianteira
Independente, McPherson
Suspensão Traseira
Independente, Multilink
Freios Dianteiros
Discos ventilados
Freios Traseiros
Tambores
Pneus
235/55 R20
Rodas
20 polegadas
Altura (mm)
1.937 mm
Comprimento (mm)
4.712 mm
Entre-eixos (mm)
2.98.8 mm
Largura (mm)
1.985 mm
Ocupantes
5
Peso (kg)
2.200 kg
Porta-malas (L)
1.121 litros
Tanque (L)
Autonomia combinada de 337 km (Inmetro)
10.000 km
Custo das revisões incluído na assinatura
20.000 km
Custo das revisões incluído na assinatura
30.000 km
Custo das revisões incluído na assinatura
40.000 km
Custo das revisões incluído na assinatura
50.000 km
Custo das revisões incluído na assinatura
60.000 km
Custo das revisões incluído na assinatura
Garantia
Não tem garantia, pois veículo está disponível via assinatura
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Banco do motorista com ajuste de altura
Bancos com ajustes elétricos
Desembaçador Traseiro
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Faróis de neblina
Frenagem autônoma de emergência
Alerta de permanência em faixa
Sensor de pressão dos pneus
Sensor de pontos cegos
Alerta de colisão
Abertura elétrica do porta-malas
Faróis com regulagem de altura
Sistema de estacionamento autônomo
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