VW Nivus 2025 é um dos melhores SUVs compactos, mas cobra alto por isso
Alessandro Reis
DO UOL, em São Paulo (SP)
01/02/2025 05h30
SUV de entrada da Volkswagen até o lançamento do Tera, que chega ainda no primeiro semestre para assumir esse posto, o Nivus acaba de passar pela primeira atualização relevante desde o seu lançamento, em junho de 2020.
As mudanças no Nivus foram apresentadas em outubro passado e chegaram às concessionárias VW em dezembro, como linha 2025, e incluem faróis, grade dianteira e para-choques redesenhados.
Da mesma forma que o "irmão maior" T-Cross, o Nivus ganhou, na versão de topo Highline, uma barra iluminada por LEDs unindo os faróis - também estreou o recurso nas lanternas traseiras, ficando mais sofisticado.
Além disso, o SUV compacto com perfil de cupê incorporou mais itens de série e equipamentos opcionais, além de estrear novidades pontuais na cabine.
Confira na avaliação a seguir tudo o que mudou, como anda e o quanto bebe o Nivus 2025, que parte de R$ 143.490 na versão Comfortline na data de publicação desta reportagem.
Aqui vamos focar a configuração topo de linha Highline, que, no início de fevereiro de 2025, tem preço sugerido inicial de R$ 160.790 - no vídeo acima, gravado em dezembro de 2024, os preços informados ainda não tinham sofrido reajuste.
Desvendando o VW Nivus 2025
Design: o Nivus é talvez o SUV compacto mais bonito do mercado, trazendo silhueta de cupê sobre a base do Polo com design bem equilibrado e harmônico.
Na reestilização introduzida na linha 2025, ganhou modificações incrementais na aparência.
O modelo recebeu atualizações visuais nos faróis full-LED, cujo alcance foi ampliado para 130 metros; na grade frontal, que agora tem uma barra iluminada na versão topo de linha Highline; nos para-choques dianteiros e traseiros; e nas lanternas traseiras, que também passaram a ser unidas por uma faixa iluminada por LEDs.
Além disso, o logotipo dianteiro da VW foi reposicionado e recebeu novo sistema de fixação para dificultar furtos.
A peça virou alvo dos ladrões por trazer, na configuração de topo, o radar do controle de velocidade de cruzeiro adaptativo.
Apesar das melhorias, não foi dessa vez que o Nivus ganhou freio de estacionamento eletrônico, item condizente
Vida a bordo: medindo 4,27 m de comprimento, 1,78 m de largura e 2,57 m de distância entre-eixos, o Nivus tem nessas dimensões medidas praticamente idênticas às do Polo, do qual deriva.
Isso significa que o espaço para os passageiros é o mesmo do hatch compacto - ou seja, não é dois maiores. No banco traseiro, três passageiros vão passar por algum aperto, especialmente os de maior estatura.
Por outro lado, o perfil de cupê, que resulta no balanço traseiro alongado na comparação com o Polo, proporciona um porta-malas amplo, considerando o porte do Nivus: são 415 litros de capacidade no padrão VDA.
Assim como o T-Cross, na linha 2025 o Nivus foi renovado por dentro, ao receber novos revestimentos no painel, nas portas e nos bancos, além de interface gráfica redesenhada da central multimídia VW Play. Ficou melhor, mas a cabine manteve o predomínio dos plásticos rígidos no acabamento - ainda que as peças sejam bem encaixadas e sem rebarbas aparentes.
O Nivus também incorporou conexão com a internet dedicada, de série na configuração Highline, e a versão 2.0 do aplicativo Meu VW, que traz 15 funcionalidades, incluindo funções como travar e destravar o veículo a distância, localização em tempo real, acionamento da buzina e do pisca-alerta, modo manobrista, controle de perímetro, restrição de horário e gestão das condições do carro com mais de 90 alertas.
Agora, a versão Highline pode ganhar detalhes azuis no painel, nos bancos e nos revestimentos das portas, além de rodas, teto e outros itens externos escurecidos, ao adquirir o pacote Outfit, por R$ 2.160.
Se o cliente acrescentar o outro pacote opcional, de assistências à condução (saiba mais no trecho sobre segurança), por R$ 4.560, e se escolher a nova cor Azul Turbo (R$ 1.750 extras), o preço final do Nivus Highline salta dos R$ 160.790 iniciais para R$ 169.260.
A título de comparação, o Fiat Fastback Abarth, mais potente e com ajuste esportivo, tem preço sugerido de R$ 171.990 e o Hyundai Creta Limited, que é maior, sai por R$ 162.490.
Vale destacar, ainda, que no primeiro semestre de 2025 chega a versão GTS do Nivus, equipada com motor 1.4 turbo de 150 cv e que será posicionada acima da variante Highline.
Segurança: avaliado com nota máxima em teste de impacto do Latin NCap, o Nivus traz seis airbags de série e sai da fábrica com um pacote de assistências semiautônomas à condução, como controle de velocidade de cruzeiro adaptativo e alerta de colisão dianteira e traseira com frenagem automática de emergência pré e pós colisão.
Na linha 2025, ganhou o pacote opcional ADAS. Com preço de R$ 4.560, na versão Highline, acrescenta alerta de saída de faixa, manutenção ativa de faixa, alerta de ponto cego e assistente semiautônomo de estacionamento.
A relação de itens de segurança de série inclui, ainda, monitoramento da pressão dos pneus, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e monitoramento externo por câmeras.
Desempenho e consumo: em todas as versões, o Nivus 2025 mantém o motor 1.0 200 TSI de três cilindros turbo flex, capaz de render até 128 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, acompanhado da transmissão automática de seis marchas.
Com torque total disponível a apenas 2.000 rotações, o Nivus tem desempenho de sobra, oferecendo respostas prontas ao pressionar o acelerador. Além disso, destaca-se pelo bom acerto dinâmico do chassi, combinando muita estabilidade com rodar confortável, mesmo com rodas de 17 polegadas na configuração Highline.
A direção elétrica precisa e com peso na medida é outro elemento a contribuir para o prazer ao dirigir.
De acordo com a Volks, apesar de manter os números de potência e torque, na linha 2025 propulsor ganhou ajustes para se adequar aos novos limites de emissões e poluentes, que passaram a valer neste ano.
Tais ajustes, combinados com melhorias na parte aerodinâmica, resultaram em uma discreta redução no consumo, elevando a autonomia em até cerca de 700 m por quilômetro rodado no ciclo rodoviário.
De acordo com o ciclo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), as novas médias do Nivus são de 8,6 km/l na cidade e de 10,3 km/l na estrada com etanol. Com gasolina, sobem para, respectivamente, 12,4 km/l e 14,8 km/l.
Equipamentos de série: vem de série com volante ajustável em altura e profundidade, bando do motorista com ajuste de altura, banco traseiro bipartido e rebatível, painel de 10,25 polegadas, central multimídia de 10,1 polegadas com internet embarcada, conexão sem fio de celulares via Android Auto e Apple CarPlay, recarga de celulares por indução, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão frontal e traseira, frenagem automática de emergência, comutação automática do farol alto, monitoramento da pressão dos pneus, monitoramento externo com câmeras, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, ar-condicionado digital automático com saída para o banco traseiro, rodas de liga leve de 17 polegadas, sensor de chuva, sensor crepuscular, retrovisores externos com repetidor de seta e rebatimento elétrico, chave presencial, partida por botão, start-stop e faróis e lanternas de LEDs.
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Volkswagen Nivus Highline 2025
Preço
R$ 160.7904,0
4,0
5,0
5,0
3,0
4,0
5,0
Pontos Positivos
- Três primeiras revisões gratuitas
- Porta-malas espaçoso
- Confortável e muito estável, é um dos melhores modelos para dirigir de sua categoria
- Traz bom desempenho com economia de combustível
- Ampla lista de itens de série
- Design
Pontos Negativos
- Traz pouco espaço para as pernas no banco traseiro
- É mais caro do que seus concorrentes diretos
Veredito
O VW Nivus é um dos melhores SUVs compactos à venda no Brasil ao trazer visual bonito, desempenho com economia de combustível, porta-malas espaçoso e excelente dirigibilidade. Contudo, cobra um preço mais alto do que a concorrência por essas qualidades. Claramente, aproximou-se do T-Cross em preço e equipamentos para não canibalizar as vendas do VW Tera, que chega em breve para ser o utilitário esportivo mais barato da Volkswagen.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL
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Motorização
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Motor 1.0 turbo flex, injeção direta
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Combustível
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Gasolina ou etanol em qualquer proporção
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Potência (cv)
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128 cv a 5.500 rpm
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Torque (kgf.m)
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20,4 kgfm a 2.000 rpm
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Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
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10 segundos
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Velocidade máxima (km/h)
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192 km/h
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Consumo cidade (km/l)
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8.6 km/l (etanol) / 12,4 km/l (gasolina) - Inmetro
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Consumo estrada (km/l)
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10,3 km/l (etanol) / 14,8 km/l (gasolina) - Inmetro
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Câmbio
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Automático com seis marchas
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Tração
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Dianteira
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Direção
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Elétrica
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Suspensão Dianteira
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Independente, McPherson
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Suspensão Traseira
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Eixo de torção
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Freios Dianteiros
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Discos ventilados
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Freios Traseiros
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Discos sólidos
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Pneus
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205/55 R17
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Rodas
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17 polegadas
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Altura (mm)
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1.496 mm
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Comprimento (mm)
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4.272 mm
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Entre-eixos (mm)
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2.566 mm
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Largura (mm)
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1.757 mm
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Ocupantes
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5
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Peso (kg)
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1.221 kg em ordem de marcha
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Porta-malas (L)
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415 litros (VDA)
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Tanque (L)
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49 litros
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10.000 km
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R$ 0
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20.000 km
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R$ 0
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30.000 km
-
R$ 0
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40.000 km
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R$ 1.554,43
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50.000 km
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R$ 708,23
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60.000 km
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R$ 805,73
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Garantia
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3 anos
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Airbags Motorista
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Airbags Passageiro
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Airbags Laterais
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Airbags do tipo Cortina
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Controle de Estabilidade
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Controle de Tração
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Freios ABS
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Distribuição Eletrônica de Frenagem
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Ar-Condicionado
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Travas Elétricas
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Ar Quente
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Piloto Automático
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Volante com Regulagem de Altura
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Vidros Elétricos Dianteiros
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Vidros Elétricos Traseiros
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Central Multimídia
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Rádio FM/AM
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Entrada USB
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Banco de Couro
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Banco do motorista com ajuste de altura
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Desembaçador Traseiro
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Computador de Bordo
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Acendimento automático dos faróis
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Frenagem autônoma de emergência
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Alerta de permanência em faixa
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Sensor de pressão dos pneus
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Sensor de pontos cegos
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Alerta de colisão
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Faróis com regulagem de altura
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Sistema de estacionamento autônomo
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