VW Nivus 2025 é um dos melhores SUVs compactos, mas cobra alto por isso
SUV de entrada da Volkswagen até o lançamento do Tera, que chega ainda no primeiro semestre para assumir esse posto, o Nivus acaba de passar pela primeira atualização relevante desde o seu lançamento, em junho de 2020.
As mudanças no Nivus foram apresentadas em outubro passado e chegaram às concessionárias VW em dezembro, como linha 2025, e incluem faróis, grade dianteira e para-choques redesenhados.
Da mesma forma que o "irmão maior" T-Cross, o Nivus ganhou, na versão de topo Highline, uma barra iluminada por LEDs unindo os faróis - também estreou o recurso nas lanternas traseiras, ficando mais sofisticado.
Além disso, o SUV compacto com perfil de cupê incorporou mais itens de série e equipamentos opcionais, além de estrear novidades pontuais na cabine.
Confira na avaliação a seguir tudo o que mudou, como anda e o quanto bebe o Nivus 2025, que parte de R$ 143.490 na versão Comfortline na data de publicação desta reportagem.
Aqui vamos focar a configuração topo de linha Highline, que, no início de fevereiro de 2025, tem preço sugerido inicial de R$ 160.790 - no vídeo acima, gravado em dezembro de 2024, os preços informados ainda não tinham sofrido reajuste.
Desvendando o VW Nivus 2025
Design: o Nivus é talvez o SUV compacto mais bonito do mercado, trazendo silhueta de cupê sobre a base do Polo com design bem equilibrado e harmônico.
Na reestilização introduzida na linha 2025, ganhou modificações incrementais na aparência.
O modelo recebeu atualizações visuais nos faróis full-LED, cujo alcance foi ampliado para 130 metros; na grade frontal, que agora tem uma barra iluminada na versão topo de linha Highline; nos para-choques dianteiros e traseiros; e nas lanternas traseiras, que também passaram a ser unidas por uma faixa iluminada por LEDs.
Além disso, o logotipo dianteiro da VW foi reposicionado e recebeu novo sistema de fixação para dificultar furtos.
A peça virou alvo dos ladrões por trazer, na configuração de topo, o radar do controle de velocidade de cruzeiro adaptativo.
Apesar das melhorias, não foi dessa vez que o Nivus ganhou freio de estacionamento eletrônico, item condizente
Vida a bordo: medindo 4,27 m de comprimento, 1,78 m de largura e 2,57 m de distância entre-eixos, o Nivus tem nessas dimensões medidas praticamente idênticas às do Polo, do qual deriva.
Isso significa que o espaço para os passageiros é o mesmo do hatch compacto - ou seja, não é dois maiores. No banco traseiro, três passageiros vão passar por algum aperto, especialmente os de maior estatura.
Por outro lado, o perfil de cupê, que resulta no balanço traseiro alongado na comparação com o Polo, proporciona um porta-malas amplo, considerando o porte do Nivus: são 415 litros de capacidade no padrão VDA.
Assim como o T-Cross, na linha 2025 o Nivus foi renovado por dentro, ao receber novos revestimentos no painel, nas portas e nos bancos, além de interface gráfica redesenhada da central multimídia VW Play. Ficou melhor, mas a cabine manteve o predomínio dos plásticos rígidos no acabamento - ainda que as peças sejam bem encaixadas e sem rebarbas aparentes.
O Nivus também incorporou conexão com a internet dedicada, de série na configuração Highline, e a versão 2.0 do aplicativo Meu VW, que traz 15 funcionalidades, incluindo funções como travar e destravar o veículo a distância, localização em tempo real, acionamento da buzina e do pisca-alerta, modo manobrista, controle de perímetro, restrição de horário e gestão das condições do carro com mais de 90 alertas.
Agora, a versão Highline pode ganhar detalhes azuis no painel, nos bancos e nos revestimentos das portas, além de rodas, teto e outros itens externos escurecidos, ao adquirir o pacote Outfit, por R$ 2.160.
Se o cliente acrescentar o outro pacote opcional, de assistências à condução (saiba mais no trecho sobre segurança), por R$ 4.560, e se escolher a nova cor Azul Turbo (R$ 1.750 extras), o preço final do Nivus Highline salta dos R$ 160.790 iniciais para R$ 169.260.
A título de comparação, o Fiat Fastback Abarth, mais potente e com ajuste esportivo, tem preço sugerido de R$ 171.990 e o Hyundai Creta Limited, que é maior, sai por R$ 162.490.
Vale destacar, ainda, que no primeiro semestre de 2025 chega a versão GTS do Nivus, equipada com motor 1.4 turbo de 150 cv e que será posicionada acima da variante Highline.
Segurança: avaliado com nota máxima em teste de impacto do Latin NCap, o Nivus traz seis airbags de série e sai da fábrica com um pacote de assistências semiautônomas à condução, como controle de velocidade de cruzeiro adaptativo e alerta de colisão dianteira e traseira com frenagem automática de emergência pré e pós colisão.
Na linha 2025, ganhou o pacote opcional ADAS. Com preço de R$ 4.560, na versão Highline, acrescenta alerta de saída de faixa, manutenção ativa de faixa, alerta de ponto cego e assistente semiautônomo de estacionamento.
A relação de itens de segurança de série inclui, ainda, monitoramento da pressão dos pneus, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e monitoramento externo por câmeras.
Desempenho e consumo: em todas as versões, o Nivus 2025 mantém o motor 1.0 200 TSI de três cilindros turbo flex, capaz de render até 128 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, acompanhado da transmissão automática de seis marchas.
Com torque total disponível a apenas 2.000 rotações, o Nivus tem desempenho de sobra, oferecendo respostas prontas ao pressionar o acelerador. Além disso, destaca-se pelo bom acerto dinâmico do chassi, combinando muita estabilidade com rodar confortável, mesmo com rodas de 17 polegadas na configuração Highline.
A direção elétrica precisa e com peso na medida é outro elemento a contribuir para o prazer ao dirigir.
De acordo com a Volks, apesar de manter os números de potência e torque, na linha 2025 propulsor ganhou ajustes para se adequar aos novos limites de emissões e poluentes, que passaram a valer neste ano.
Tais ajustes, combinados com melhorias na parte aerodinâmica, resultaram em uma discreta redução no consumo, elevando a autonomia em até cerca de 700 m por quilômetro rodado no ciclo rodoviário.
De acordo com o ciclo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), as novas médias do Nivus são de 8,6 km/l na cidade e de 10,3 km/l na estrada com etanol. Com gasolina, sobem para, respectivamente, 12,4 km/l e 14,8 km/l.
Equipamentos de série: vem de série com volante ajustável em altura e profundidade, bando do motorista com ajuste de altura, banco traseiro bipartido e rebatível, painel de 10,25 polegadas, central multimídia de 10,1 polegadas com internet embarcada, conexão sem fio de celulares via Android Auto e Apple CarPlay, recarga de celulares por indução, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão frontal e traseira, frenagem automática de emergência, comutação automática do farol alto, monitoramento da pressão dos pneus, monitoramento externo com câmeras, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, ar-condicionado digital automático com saída para o banco traseiro, rodas de liga leve de 17 polegadas, sensor de chuva, sensor crepuscular, retrovisores externos com repetidor de seta e rebatimento elétrico, chave presencial, partida por botão, start-stop e faróis e lanternas de LEDs.
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Volkswagen Nivus Highline 2025
Preço
R$ 160.790Pontos Positivos
- Três primeiras revisões gratuitas
- Porta-malas espaçoso
- Confortável e muito estável, é um dos melhores modelos para dirigir de sua categoria
- Traz bom desempenho com economia de combustível
- Ampla lista de itens de série
- Design
Pontos Negativos
- Traz pouco espaço para as pernas no banco traseiro
- É mais caro do que seus concorrentes diretos
Veredito
O VW Nivus é um dos melhores SUVs compactos à venda no Brasil ao trazer visual bonito, desempenho com economia de combustível, porta-malas espaçoso e excelente dirigibilidade. Contudo, cobra um preço mais alto do que a concorrência por essas qualidades. Claramente, aproximou-se do T-Cross em preço e equipamentos para não canibalizar as vendas do VW Tera, que chega em breve para ser o utilitário esportivo mais barato da Volkswagen.
Motorização
Motor 1.0 turbo flex, injeção direta
Combustível
Gasolina ou etanol em qualquer proporção
Potência (cv)
128 cv a 5.500 rpm
Torque (kgf.m)
20,4 kgfm a 2.000 rpm
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
10 segundos
Velocidade máxima (km/h)
192 km/h
Consumo cidade (km/l)
8.6 km/l (etanol) / 12,4 km/l (gasolina) - Inmetro
Consumo estrada (km/l)
10,3 km/l (etanol) / 14,8 km/l (gasolina) - Inmetro
Câmbio
Automático com seis marchas
Tração
Dianteira
Direção
Elétrica
Suspensão Dianteira
Independente, McPherson
Suspensão Traseira
Eixo de torção
Freios Dianteiros
Discos ventilados
Freios Traseiros
Discos sólidos
Pneus
205/55 R17
Rodas
17 polegadas
Altura (mm)
1.496 mm
Comprimento (mm)
4.272 mm
Entre-eixos (mm)
2.566 mm
Largura (mm)
1.757 mm
Ocupantes
5
Peso (kg)
1.221 kg em ordem de marcha
Porta-malas (L)
415 litros (VDA)
Tanque (L)
49 litros
10.000 km
R$ 0
20.000 km
R$ 0
30.000 km
R$ 0
40.000 km
R$ 1.554,43
50.000 km
R$ 708,23
60.000 km
R$ 805,73
Garantia
3 anos
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Desembaçador Traseiro
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Frenagem autônoma de emergência
Alerta de permanência em faixa
Sensor de pressão dos pneus
Sensor de pontos cegos
Alerta de colisão
Faróis com regulagem de altura
Sistema de estacionamento autônomo
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