VW Nivus Comfortline traz design e desempenho sem 'mimos' da versão top
Vitor Matsubara
Do UOL, em São Paulo (SP)
14/08/2020 04h00
Resumo da notícia
- Versão de entrada do SUV cupê sai por R$ 85.890
- Motor é o 1.0 turbo com câmbio automático de 6 marchas
- Nivus Comfortline 'completão' freia sozinho e sai por R$ 90 mil
O Nivus estabeleceu um novo patamar de tecnologia dentro da linha Volkswagen no país. Ao oferecer itens até então presentes apenas em modelos mais caros, como o piloto automático adaptativo, o SUV cupê "forçou" atualizações no restante da gama, especialmente no caso do T-Cross.
Mas o Nivus "completão" é o da versão Highline, aquela que nem todos podem comprar. O papel de carro chefe da linha deve ficar com a configuração Comfortline, que traz uma lista de equipamentos mais modesta, mas nem por isso básica demais.
O preço é seu principal chamariz: por R$ 85.890, ele oferece o design ousado que já encantou muita gente e o mesmo motor 1.0 turbo da configuração mais cara. Quer saber se vale a pena levá-lo para casa? Descubra a resposta na avaliação de UOL Carros.
VW Nivus Comfortline 200 TSI
Preço
R$ 85.8903,0
Médias decepcionam, já que esperávamos mais de um motor moderno como o do Nivus
5,0
Nada de manco: o motor 1.0 turbo rende até 128 cv e é mais do que suficiente para o SUV
5,0
Estilo ousado 'made in Brazil' é quase tão atraente quanto na versão Highline
5,0
Bem equipado, o Nivus traz mais itens do que seus rivais
4,0
Por usar a base do Polo, o SUV cupê é um pouco apertado no banco de trás
4,0
VW acerta ao manter a estratégia de três revisões grátis, mas as demais são caras
5,0
6 airbags, ESP e opção de ACC e frenagem autônoma fazem do Nivus referência na categoria
Pontos Positivos
- Design
- Desempenho
Pontos Negativos
- Consumo
- Espaço interno
Veredito
O Nivus Comfortline é uma opção bem interessante para quem gostou do SUV cupê e não faz questão de algumas perfumarias da versão Highline. É claro que a configuração topo de linha é bem mais equipada, mas existe aí uma diferença que pode chegar a assustadores R$ 12.400. Dois fatores pesam a favor da versão mais barata: o visual que pouco perde em atratividade para o Nivus Highline e a oferta da mesma motorização 1.0 turbo, que anda bem, mas tem médias de consumo decepcionantes. Se você realmente gostou do Nivus, bom mesmo é encomendar uma unidade como a avaliada por UOL Carros, que traz piloto automático adaptativo, frenagem autônoma e a boa central VW Play por pouco mais de R$ 90 mil.
Versões disponíveis
É fácil notar que o design é um dos principais atributos do Nivus. Desenvolvido inteiramente no Brasil, o SUV cupê possui linhas ousadas e esportivas.
Há poucas diferenças em relação à versão Highline, o Nivus não oferece rodas de liga leve com pintura preta.
Alguns detalhes, como os logotipos, também não trazem o acabamento escurecido. O revestimento interno traz tecido em vez de couro, o que acaba empobrecendo um pouco a cabine do SUV cupê diante da profusão de plástico duro nos revestimentos das portas e no painel.
Mesmo sendo feito sobre a plataforma do Polo, é difícil achar semelhanças com o hatch. O Nivus combina a identidade visual da VW com elementos disruptivos, como o desenho da parte inferior do para-choque dianteiro.
Destaque para soluções simples e criativas, como o spoiler traseiro que "disfarça" a queda abrupta em direção à traseira, marca registrada (e controversa) dos SUVs cupês. São por esses e outros detalhes que é praticamente impossível notar que algumas partes da carroceria vieram justamente do Polo, como as portas dianteiras e o teto.
O espaço interno é semelhante ao do Polo, fazendo o Nivus ser um pouco mais apertado do que seu "primo" T-Cross, que aproveita a base do Virtus e entrega mais espaço no banco de trás.
Apesar disso, o porta-malas do SUV cupê é maior: são 415 litros no Nivus contra 373 litros do T-Cross.
Não é por acaso que a VW oferece o Nivus apenas com o motor 1.0 turbo. Trata-se de uma medida preventiva para impedir que o novo SUV roubasse vendas do T-Cross, este vendido também com o potente 1.4 turbo de 150 cv.
Com 128 cv quando abastecido com etanol e 116 cv se movido a gasolina, o motor turbinado impulsiona o Nivus sem dificuldades.
Ao volante, o comportamento dinâmico do Nivus agrada por ser mais próximo de um hatch do que um utilitário esportivo. As curvas são feitas com a mesma competência do Polo, e o motorista só lembra que está a bordo de um SUV por conta da posição mais alta de dirigir. A suspensão elevada em 2,7 centímetros e os pneus mais altos não interferem na estabilidade, que já é boa mesmo no T-Cross e elogiável no Polo.
Pena que o Nivus não é tão econômico quando poderia ser. Números do Inmetro indicam médias de 7,7 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada com etanol, subindo para 10,7 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada quando abastecido com gasolina.
Mesmo sendo a versão de entrada, o Nivus Comfortline entrega uma boa lista de equipamentos.
Anote aí: seis airbags, controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiros, destravamento das portas sem chave, alerta de frenagem de emergência, vidros elétricos dianteiros e traseiros com função "one touch" nos dianteiros, grade dianteira com detalhes cromados, rack de teto na cor preta, direção elétrica, espelhos retrovisores e maçanetas das portas na cor do veículo, volante multifuncional, ganchos para fixação de cadeirinhas Isofix, descansa braço central com porta-objetos, saídas traseiras do ar-condicionado e entrada USB para passageiros do banco traseiro.
Frente ao Nivus Highline, a versão mais simples tem piloto automático "convencional" em vez de adaptativo (que controla a velocidade do carro de acordo com distância e velocidades programadas pelo motorista), o ar-condicionado não é digital e as rodas são de 16 polegadas - contra o conjunto aro 17 da versão mais cara.
A configuração também não vem com painel digital, sensor de pressão dos pneus, faróis de neblina em LED com função "Cornering Lights", sensor de fadiga, sensores de estacionamento dianteiros e nem volante com aletas atrás do volante para trocas de marcha. E um detalhe importante: a central multimídia da versão mais barata é a Composition Touch com tela de 6,5 polegadas.
A unidade avaliada por UOL Carros tinha o pacote opcional VW Play & Tech (R$ 3.520), que acrescenta três itens presentes na versão Highline: piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência e a central multimídia VW Play com tela de 10,1 polegadas e volante multifuncional revestido em couro com paddle shifts para trocas de marcha.
Incluindo também a pintura metálica Vermelho Sunset (R$ 990), o preço do exemplar cedido para nossos testes chega a R$ 90.400 - uma diferença de respeitáveis R$ 7.890 para a versão Highline sem o pacote Launching Edition (R$ 710).
Assim como outros modelos da VW, o Nivus tem as três primeiras revisões gratuitas. Sorte do proprietário, já que as três revisões seguintes (dos 40 mil aos 60 mil quilômetros) totalizam salgados R$ 2.112,60.
Segurança é um ponto forte do Nivus mesmo na versão Comfortline. Ela sai de fábrica com seis airbags, controles de estabilidade e de tração e assistente de partida em rampas.
Se o veículo for completão como o da nossa avaliação, o carro ganha assistências de condução, como a frenagem autônoma de emergência.
Partindo de R$ 85.890, o principal rival do Nivus Comfortline é o Honda WR-V EX (R$ 86.900). O modelo, porém, possui importantes diferenças em relação ao SUV cupê, como motorização 1.5 aspirada de até 116 cv e câmbio CVT.
Se equipado com todos os opcionais, o Nivus chega a R$ 90.400 e se aproxima das versões mais baratas dos SUVs compactos, que ainda não batem de frente com o T-Cross no "andar de cima" do segmento.
São os casos de Renault Duster Intense (R$ 90.890), Nissan Kicks S CVT (R$ 91.990) e o recém-lançado Hyundai Creta Smart Plus (R$ 91.590). Todos, porém, são menos equipados do que o Nivus Comfortline.
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Motorização
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1.0, 12V, 3 cilindros, turbo, flex
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Combustível
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Etanol / Gasolina
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Potência (cv)
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128 / 116
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Torque (kgf.m)
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20,4
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Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
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10
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Velocidade máxima (km/h)
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189
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Consumo cidade (km/l)
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7,7 / 10,7
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Consumo estrada (km/l)
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9,4 / 13,2
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Câmbio
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automático de 6 marchas
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Tração
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dianteira
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Direção
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elétrica
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Suspensão Dianteira
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independente, McPherson
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Suspensão Traseira
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eixo de torção
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Freios Dianteiros
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discos ventilados
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Freios Traseiros
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discos sólidos
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Pneus
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205/55 R17
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Rodas
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17 polegadas
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Altura (mm)
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1493
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Comprimento (mm)
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4266
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Entre-eixos (mm)
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2566
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Largura (mm)
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1757
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Ocupantes
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5
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Peso (kg)
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1199
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Porta-malas (L)
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415
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Tanque (L)
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52
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10.000 km
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Gratuita
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20.000 km
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Gratuita
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30.000 km
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Gratuita
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40.000 km
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R$ 1.020,90
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50.000 km
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R$ 508,80
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60.000 km
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R$ 582,90
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Seguro
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n/d
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Garantia
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3 anos
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Airbags Motorista
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Airbags Passageiro
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Airbags Laterais
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Airbags do tipo Cortina
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Controle de Estabilidade
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Controle de Tração
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Freios ABS
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Distribuição Eletrônica de Frenagem
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Ar-Condicionado
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Travas Elétricas
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Ar Quente
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Piloto Automático
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Volante com Regulagem de Altura
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Vidros Elétricos Dianteiros
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Vidros Elétricos Traseiros
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Central Multimídia
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Rádio FM/AM
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Entrada USB
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Entrada Auxiliar
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Banco de Couro
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Banco do motorista com ajuste de altura
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Desembaçador Traseiro
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Computador de Bordo
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Acendimento automático dos faróis
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Faróis de neblina
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Abertura elétrica do porta-malas
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Faróis com regulagem de altura
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