VW Nivus Comfortline traz design e desempenho sem 'mimos' da versão top
Resumo da notícia
- Versão de entrada do SUV cupê sai por R$ 85.890
- Motor é o 1.0 turbo com câmbio automático de 6 marchas
- Nivus Comfortline 'completão' freia sozinho e sai por R$ 90 mil
O Nivus estabeleceu um novo patamar de tecnologia dentro da linha Volkswagen no país. Ao oferecer itens até então presentes apenas em modelos mais caros, como o piloto automático adaptativo, o SUV cupê "forçou" atualizações no restante da gama, especialmente no caso do T-Cross.
Mas o Nivus "completão" é o da versão Highline, aquela que nem todos podem comprar. O papel de carro chefe da linha deve ficar com a configuração Comfortline, que traz uma lista de equipamentos mais modesta, mas nem por isso básica demais.
O preço é seu principal chamariz: por R$ 85.890, ele oferece o design ousado que já encantou muita gente e o mesmo motor 1.0 turbo da configuração mais cara. Quer saber se vale a pena levá-lo para casa? Descubra a resposta na avaliação de UOL Carros.
VW Nivus Comfortline 200 TSI
Preço
R$ 85.890Pontos Positivos
- Design
- Desempenho
Pontos Negativos
- Consumo
- Espaço interno
Veredito
O Nivus Comfortline é uma opção bem interessante para quem gostou do SUV cupê e não faz questão de algumas perfumarias da versão Highline. É claro que a configuração topo de linha é bem mais equipada, mas existe aí uma diferença que pode chegar a assustadores R$ 12.400. Dois fatores pesam a favor da versão mais barata: o visual que pouco perde em atratividade para o Nivus Highline e a oferta da mesma motorização 1.0 turbo, que anda bem, mas tem médias de consumo decepcionantes. Se você realmente gostou do Nivus, bom mesmo é encomendar uma unidade como a avaliada por UOL Carros, que traz piloto automático adaptativo, frenagem autônoma e a boa central VW Play por pouco mais de R$ 90 mil.
É fácil notar que o design é um dos principais atributos do Nivus. Desenvolvido inteiramente no Brasil, o SUV cupê possui linhas ousadas e esportivas.
Há poucas diferenças em relação à versão Highline, o Nivus não oferece rodas de liga leve com pintura preta.
Alguns detalhes, como os logotipos, também não trazem o acabamento escurecido. O revestimento interno traz tecido em vez de couro, o que acaba empobrecendo um pouco a cabine do SUV cupê diante da profusão de plástico duro nos revestimentos das portas e no painel.
Mesmo sendo feito sobre a plataforma do Polo, é difícil achar semelhanças com o hatch. O Nivus combina a identidade visual da VW com elementos disruptivos, como o desenho da parte inferior do para-choque dianteiro.
Destaque para soluções simples e criativas, como o spoiler traseiro que "disfarça" a queda abrupta em direção à traseira, marca registrada (e controversa) dos SUVs cupês. São por esses e outros detalhes que é praticamente impossível notar que algumas partes da carroceria vieram justamente do Polo, como as portas dianteiras e o teto.
O espaço interno é semelhante ao do Polo, fazendo o Nivus ser um pouco mais apertado do que seu "primo" T-Cross, que aproveita a base do Virtus e entrega mais espaço no banco de trás.
Apesar disso, o porta-malas do SUV cupê é maior: são 415 litros no Nivus contra 373 litros do T-Cross.
Não é por acaso que a VW oferece o Nivus apenas com o motor 1.0 turbo. Trata-se de uma medida preventiva para impedir que o novo SUV roubasse vendas do T-Cross, este vendido também com o potente 1.4 turbo de 150 cv.
Com 128 cv quando abastecido com etanol e 116 cv se movido a gasolina, o motor turbinado impulsiona o Nivus sem dificuldades.
Ao volante, o comportamento dinâmico do Nivus agrada por ser mais próximo de um hatch do que um utilitário esportivo. As curvas são feitas com a mesma competência do Polo, e o motorista só lembra que está a bordo de um SUV por conta da posição mais alta de dirigir. A suspensão elevada em 2,7 centímetros e os pneus mais altos não interferem na estabilidade, que já é boa mesmo no T-Cross e elogiável no Polo.
Pena que o Nivus não é tão econômico quando poderia ser. Números do Inmetro indicam médias de 7,7 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada com etanol, subindo para 10,7 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada quando abastecido com gasolina.
Mesmo sendo a versão de entrada, o Nivus Comfortline entrega uma boa lista de equipamentos.
Anote aí: seis airbags, controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiros, destravamento das portas sem chave, alerta de frenagem de emergência, vidros elétricos dianteiros e traseiros com função "one touch" nos dianteiros, grade dianteira com detalhes cromados, rack de teto na cor preta, direção elétrica, espelhos retrovisores e maçanetas das portas na cor do veículo, volante multifuncional, ganchos para fixação de cadeirinhas Isofix, descansa braço central com porta-objetos, saídas traseiras do ar-condicionado e entrada USB para passageiros do banco traseiro.
Frente ao Nivus Highline, a versão mais simples tem piloto automático "convencional" em vez de adaptativo (que controla a velocidade do carro de acordo com distância e velocidades programadas pelo motorista), o ar-condicionado não é digital e as rodas são de 16 polegadas - contra o conjunto aro 17 da versão mais cara.
A configuração também não vem com painel digital, sensor de pressão dos pneus, faróis de neblina em LED com função "Cornering Lights", sensor de fadiga, sensores de estacionamento dianteiros e nem volante com aletas atrás do volante para trocas de marcha. E um detalhe importante: a central multimídia da versão mais barata é a Composition Touch com tela de 6,5 polegadas.
A unidade avaliada por UOL Carros tinha o pacote opcional VW Play & Tech (R$ 3.520), que acrescenta três itens presentes na versão Highline: piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência e a central multimídia VW Play com tela de 10,1 polegadas e volante multifuncional revestido em couro com paddle shifts para trocas de marcha.
Incluindo também a pintura metálica Vermelho Sunset (R$ 990), o preço do exemplar cedido para nossos testes chega a R$ 90.400 - uma diferença de respeitáveis R$ 7.890 para a versão Highline sem o pacote Launching Edition (R$ 710).
Assim como outros modelos da VW, o Nivus tem as três primeiras revisões gratuitas. Sorte do proprietário, já que as três revisões seguintes (dos 40 mil aos 60 mil quilômetros) totalizam salgados R$ 2.112,60.
Segurança é um ponto forte do Nivus mesmo na versão Comfortline. Ela sai de fábrica com seis airbags, controles de estabilidade e de tração e assistente de partida em rampas.
Se o veículo for completão como o da nossa avaliação, o carro ganha assistências de condução, como a frenagem autônoma de emergência.
Partindo de R$ 85.890, o principal rival do Nivus Comfortline é o Honda WR-V EX (R$ 86.900). O modelo, porém, possui importantes diferenças em relação ao SUV cupê, como motorização 1.5 aspirada de até 116 cv e câmbio CVT.
Se equipado com todos os opcionais, o Nivus chega a R$ 90.400 e se aproxima das versões mais baratas dos SUVs compactos, que ainda não batem de frente com o T-Cross no "andar de cima" do segmento.
São os casos de Renault Duster Intense (R$ 90.890), Nissan Kicks S CVT (R$ 91.990) e o recém-lançado Hyundai Creta Smart Plus (R$ 91.590). Todos, porém, são menos equipados do que o Nivus Comfortline.
Motorização
1.0, 12V, 3 cilindros, turbo, flex
Combustível
Etanol / Gasolina
Potência (cv)
128 / 116
Torque (kgf.m)
20,4
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
10
Velocidade máxima (km/h)
189
Consumo cidade (km/l)
7,7 / 10,7
Consumo estrada (km/l)
9,4 / 13,2
Câmbio
automático de 6 marchas
Tração
dianteira
Direção
elétrica
Suspensão Dianteira
independente, McPherson
Suspensão Traseira
eixo de torção
Freios Dianteiros
discos ventilados
Freios Traseiros
discos sólidos
Pneus
205/55 R17
Rodas
17 polegadas
Altura (mm)
1493
Comprimento (mm)
4266
Entre-eixos (mm)
2566
Largura (mm)
1757
Ocupantes
5
Peso (kg)
1199
Porta-malas (L)
415
Tanque (L)
52
10.000 km
Gratuita
20.000 km
Gratuita
30.000 km
Gratuita
40.000 km
R$ 1.020,90
50.000 km
R$ 508,80
60.000 km
R$ 582,90
Seguro
n/d
Garantia
3 anos
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Entrada Auxiliar
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Desembaçador Traseiro
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Faróis de neblina
Abertura elétrica do porta-malas
Faróis com regulagem de altura
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