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VW T-Cross 2025: Volkswagen mexe (pouco) em time que está ganhando

Imagem: Divulgação

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo

15/07/2024 04h00

SUV mais vendido do Brasil, o T-Cross é um dos maiores acertos da Volkswagen e, no acumulado de janeiro a junho deste ano, acumula pouco mais do que 31,5 mil emplacamentos.

Esse número faz do utilitário esportivo compacto o sexto carro em volume geral de vendas no período, independentemente do tipo de carroceria,

Agora, o modelo da marca alemã acaba de receber uma série de atualizações, sobretudo visuais, para manter o ritmo e a preferência dos consumidores, na maior atualização desde o seu lançamento, há cerca de cinco anos.

Muitos esperavam e alguns previam que essa reestilização deixaria o T-Cross fabricado em São José dos Pinhais idêntico ao modelo europeu, que tem melhor acabamento interno e parte superior do painel emborrachada.

Não foi bem o que aconteceu, mas várias das novidades foram trazidas, de fato, do carro comercializado na Europa.

Enquanto isso, a VW não mexeu na parte mecânica, mantendo inalterados os eficientes e espertos motores 1.0 e 1.4 turbo flex, sempre conectados à transmissão automática de seis velocidades.

Confira a seguir a avaliação de UOL Carros da versão topo de linha Highline, equipada com todos os opcionais e que, nessa configuração, já ultrapassa a barreira dos R$ 190 mil e fica em uma faixa ocupada por SUVs maiores.

Saiba se as mudanças promovidas pela Volks serão suficientes para manter o T-Cross como um sucesso de vendas.

Desvendando o VW T-Cross Highline 2025

Imagem: Divulgação

Design: a reestilização do T-Cross não mexeu muito no visual externo, embora tenha sido suficiente para dar uma renovada no SUV lançado em 2019. Os faróis full-LED são novos, bem como a grade dianteira e os para-choques frontal e traseiro.

Os faróis, agora, contam com luzes de condução diurna e setas integradas, enquanto as extremidades do para-choque dianteiro ganharam apliques que imitam entradas de ar com formato triangular. A alteração ajuda a diferenciar bastante do modelo "antigo", embora a grade não tenha o filete central iluminado como no T-Cross europeu e também no Taos e no Tiguan vendidos aqui.

Imagem: Divulgação

A traseira não recebeu alteração no formato das lanternas (iluminadas por LEDs), mas o arranjo interno das luzes é novo. Embora não seja tão sofisticado quando do T-Cross vendido na Europa, ficou muito bom.

Mas o que realmente chama a atenção na linha 2025 do SUV compacto é a barra que une as lanternas de trás, que, finalmente, passou a ser iluminada. Esse diferencial deixou a aparência consideravelmente mais sofisticada.

Quanto às mudanças internas, confira mais abaixo o item "Vida a bordo".

Imagem: Divulgação

Espaço interno: com os mesmos 2,65 m de distância entre-eixos do sedã Virtus, o T-Cross é referência em sua categoria no que se refere no espaço para as pernas no banco de trás.

Até ocupantes mais altos conseguem esticar bem as pernas ali, embora a carroceria com 1,76 m de largura não proporcione tanta amplidão para acomodar os ombros, caso três adultos viajem no assento traseiro.

Quanto ao espaço para as bagagens, o porta-malas de 373 litros não é dos mais espaçosos e fica atrás dos 415 litros do VW Nivus - contudo, o T-Cross tem um sistema que permite deixar o encosto mais reto, o que permite ampliar a capacidade do bagageiro para razoáveis 420 litros.

Imagem: Divulgação

Vida a bordo: o VW T-Cross Highline traz acabamento interno com peças bem encaixadas e sem rebarbas, ainda que mantenha o plástico rígido na maior parte dos respectivos revestimentos.

Na linha 2025, teve a parte central do painel redesenhada, que, na versão de topo e também na intermediária Comfortline, ganhou um tecido que traz costuras aparentes, enquanto as portas também passaram a trazer material parecido.

Na configuração Highline, esse revestimento do painel imita fibra de carbono - pessoalmente, preferia o plástico brilhante e colorido do modelo anterior, por dar ao SUV um aspecto mais jovial. Questão de gosto.

A central multimídia agora fica em uma moldura que se projeta acima do painel, o que deu uma rejuvenescida no modelo, enquanto a posição de dirigir e os comandos estão bem posicionados - pena que, como anteriormente, a maior parte deles fique concentrada na tela de 10,1 polegadas tátil da VW Play.

Pelo menos, o ar-condicionado manteve ajustes físicos e independentes da multimídia e os controles mais usados permanecem fixos nas duas extremidades laterais da respectiva tela.

Também agrada a saída do ar-condicionado dedicada aos ocupantes do banco traseiro, que também contam com duas portas USB-C para recarga de dispositivos móveis.

Imagem: Divulgação

Segurança: o T-Cross se destaca nesse quesito e foi avaliado com nota máxima em teste de colisão do instituto de segurança viária Latin NCAP.

Em todas as versões, sai da fábrica com seis airbags, além de freios a disco nas quatro rodas e assistente de partida em rampas.

A partir da configuração 200 TSI (R$ 142.990), a mais acessível da linha 2025 e posicionada acima da Sense, que ainda está na linha 2024, acrescenta ao pacote de itens de segurança alerta de colisão com frenagem automática de emergência, frenagem autônoma pós-colisão, faróis full-LED e controle de velocidade de cruzeiro adaptativo.

Na versão de topo avaliada, é possível adicionar alerta de ponto cego, assistente ativo de manutenção de faixa, monitoramento "multivisão" por câmeras e assistente traseiro de saída de vaga em pacote opcional por R$ 3.490.

Desempenho: esse é um ponto alto do T-Cross, que não sofreu alterações na linha 2025. O motor 1.4 turbo flex, com seus 150 cv e 25,5 kgfm a partir de 1.500 rpm, tem respostas ágeis mesmo em baixas rotações e traz bom gerenciamento do câmbio automático de seis marchas. É um dos melhores conjuntos mecânicos, senão o melhor, da sua categoria.

O motor esperto, combinado com suspensões bem ajustadas, com equilíbrio entre conforto e estabilidade, e posição de dirigir mais baixa fácil de ajustar, fazem do SUV da Volkswagen um carro prazeroso e confiável de se dirigir.

Além de tudo isso, especialmente com gasolina, tem baixo consumo de combustível: com o derivado do petróleo no tanque, é possível obter médias superiores a 14 km/l na estrada - na cidade, dá para rodar mais de 11 km/l.

Imagem: Divulgação

Equipamentos: vem de série com volante ajustável em altura e profundidade, banco do motorista com ajuste de altura, painel digital de 10,1 polegadas, central multimídia de 10,25 polegadas, alerta de colisão com frenagem automática de emergência e detecção de pedestres, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, chave presencial, sistema de som com seis alto-falantes, ar-condicionado digital com saídas traseiras, rodas de liga leve de 17 polegadas, carregamento de celular por indução, banco traseiro bipartido com encosto reclinável, apoio de braço dianteiro, start-stop, sensores de estacionamento dianteiro, sensores de chuva e crepuscular, seletor de modos de condução, retrovisor eletrocrômico e faróis de LED.

Dá para incrementar ainda mais o T-Cross Highline com teto solar panorâmico (R$ 7.630), pacote adicional de equipamentos de assistência à condução (R$ 3.490), pacote de acabamento escurecido (R$ 2.6 mil) e pintura especial, que elevam o preço final a R$ 191.190 e deixam o SUV compacto mais caro do que o utilitário esportivo médio VW Taos na versão Comfortline, que tem preço sugerido a partir de R$ 186.990.

A título de comparação, o Hundai Creta Ultimate completo. com teto solar e motor 2.0 aspirado, sai por R$ 187.890.

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Volkswagen T-Cross Highline 2025

Preço

R$ 175.990 (inicial)
Carros
3,0 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

4,0

4,0

4,0

4,0

5,0

Pontos Positivos

  • Equipamentos e segurança
  • Espaço interno
  • Posição de dirigir
  • Chassi bem acertado

Pontos Negativos

  • Preço

Veredito

Na linha 2025, o Volkswagen T-Cross continua sendo o melhor SUV compacto na sua faixa de preço, ao lado do Hyundai Creta. Não por acaso, a dupla é a mais vendida da respectiva categoria. Na primeira reestilização desde o seu lançamento, em 2019, ficou mais equipado e melhorou (um pouco) aspectos em que deveria melhorar, como o acabamento interno. Mesmo assim, ainda fica atrás nesse e em alguns outros quesitos em relação ao modelo vendido na Europa. Ainda é caro, mas não fica muito distante das versões correspondentes do Creta, e mantém as qualidades que o tornaram um sucesso: chassi equilibrado entre conforto e estabilidade, boa posição de dirigir e desempenho melhor ainda. Na configuração Highline, traz pacote generoso de equipamentos e é um dos modelos mais seguros do segmento.

Mecânica
  • Motorização

  • 1.4, 4 cilindros, turbo, injeção direta

  • Combustível

  • Gasolina e etanol

  • Potência (cv)

  • 150 cv a 5.00 rpm

  • Torque (kgf.m)

  • 25,5 kgfm a 1.500 rpm

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • 8,6 segundos

  • Velocidade máxima (km/h)

  • 202 km/h

  • Consumo cidade (km/l)

  • 8,1 km/l (etanol) / 11,6 km/l (gasolina)

  • Consumo estrada (km/l)

  • 10,1 km/l (etanol) / 14,3 km/l (gasolina)

  • Câmbio

  • Automático, 6 marchas

  • Tração

  • Dianteira

  • Direção

  • Elétrica

  • Suspensão Dianteira

  • Independente, McPherson

  • Suspensão Traseira

  • Eixo de torção

  • Freios Dianteiros

  • Discos ventilados

  • Freios Traseiros

  • Discos

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 205/55 R17

  • Rodas

  • 17 polegadas

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1.575 mm

  • Comprimento (mm)

  • 4.218 mm

  • Entre-eixos (mm)

  • 2.651 mm

  • Largura (mm)

  • 1.760 mm

  • Ocupantes

  • 5

  • Peso (kg)

  • 1.305 kg em ordem de marcha

  • Porta-malas (L)

  • 373 a 420 litros

  • Tanque (L)

  • 49 litros

Preço das Revisões, Seguro e Garantia
  • 10.000 km

  • R$ 0

  • 20.000 km

  • R$ 0

  • 30.000 km

  • R$ 0

  • 40.000 km

  • R$ 1727,43

  • 50.000 km

  • R$ 767,42

  • 60.000 km

  • R$ 862,22

  • Garantia

  • 3 anos

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Airbags Laterais

  • Airbags do tipo Cortina

  • Controle de Estabilidade

  • Controle de Tração

  • Freios ABS

  • Distribuição Eletrônica de Frenagem

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Piloto Automático

  • Volante com Regulagem de Altura

  • Vidros Elétricos Dianteiros

  • Vidros Elétricos Traseiros

  • Central Multimídia

  • Rádio FM/AM

  • Entrada USB

  • Banco de Couro

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Desembaçador Traseiro

  • Teto Solar

  • Computador de Bordo

  • Acendimento automático dos faróis

  • Faróis de neblina

  • Alerta de permanência em faixa

  • Sensor de pressão dos pneus

  • Sensor de pontos cegos

  • Alerta de colisão

  • Faróis com regulagem de altura

  • Bloqueio do diferencial

  • Sistema de estacionamento autônomo

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