VW Taos Comfortline: versão de entrada não tem firulas, mas também agrada
José Antonio Leme
Do UOL, em São Paulo (SP)
02/08/2021 04h00
A Volkswagen repetiu com o Taos a mesma estratégia adotada com outros SUVs da companhia ao oferecer uma linha bastante enxuta. São apenas duas versões, a Comfortline e a Highline.
Na versão de topo estão todas as tecnologias e também as "firulas" disponíveis ao novo SUV médio. Por R$ 154.990, a versão de entrada do Taos perde as firulas, mas entrega o que é mais importante: bom espaço interno e de porta-malas.
Ele também não deixa de oferecer o que se espera em termos de comodidade e funcionalidade e serve bem a quem quer as principais qualidades do Taos sem todos os mimos que fazem parte da versão de topo, Highline a R$ 181.790.
O UOL Carros, que já havia testado a versão topo de linha, desta vez avaliou o modelo de entrada do novo SUV da Volkswagen. Confira!
VW Taos Comfortline
Preço
R$ 154.9903,0
3,0
3,0
4,0
5,0
4,0
4,0
Pontos Positivos
- Porta-malas
- Espaço interno
Pontos Negativos
- Acabamento
Veredito
O Taos de entrada serve muito bem ao consumidor que precisa de espaço, porta-malas e o mínimo de comodidades. O que ele deixa de trazer pode ser melhorado com os pacotes de opcionais, como ter frenagem autônoma com detecção de pedestres e ACC ou o ajuste elétrico do banco do motorista e aquecimento dos assentos dianteiros.
Design e espaço interno
Em termos de design, o Taos Comfortline traz o mesmo que a versão de topo. As linhas são iguais, mas "mais reais" do que a do modelo de lançamento, digamos assim.
Sem a pintura biton, o acabamento escurecido nas rodas e outros itens, o Taos fica mais normal em termos de visual. Ele também perde o maior destaque da versão Highline, que é a grade iluminada ligada aos faróis de LEDs.
Por dentro, o acabamento não muda substancialmente. Os pecados são iguais aos da versão de topo, mas ficam mais evidentes, como o acabamento de plástico duro em todo o painel e portas.
O acabamento é de tecido e não há as luzes de iluminação ambiente com dez opções de cores. A faixa que atravessa o painel na cor do carro continua presente, mas com cores mais sóbrias acompanhando as poucas opções para a carroceria que tiram o brilho e o destaque da peça.
O espaço interno do Taos é um item irretocável. Com o mesmo entre-eixos do Jetta, de 2,68 metros, e o uso da plataforma modular MQB, tem um amplo espaço interno na área traseira e se prejudicar o espaço de carga de 498 litros.
Além do conforto para os ocupantes do banco traseiro há também bom espaço para quem vai na frente. O pênalti da área traseira fica para o encosto central que é duro devido a função de encosto de braço e porta-copos.
Consumo e desempenho
O desempenho do Taos Comfortline é o mesmo que encontramos no Highline, já que não há diferenças mecânicas. É o mesmo motor 1.4 turboflex de 150 cv e 25,5 mkgf, seja com etanol ou gasolina.
A tração é sempre dianteira e a transmissão é a automático de seis velocidades. O que a versão de entrada não oferece são os modos de condução (eco, normal, sport e personalizável) que a Highline traz.
Em termos gerais isso não faz muita diferença. O desempenho é o mesmo, que se aproveita do baixo peso para desempenhar melhor na entrega de torque nas ultrapassagens e retomadas. Para ajudar nisso, há a função Sport por meio do câmbio e as aletas para trocas de marcha pelo motorista.
Talvez por uma junção de fatores, frio extremo durante a semana de avaliação com etanol no tanque, a unidade avaliada do Taos Comfortline em alguns momentos dava "trancos" entre as trocas de marcha, o que não é comum nesse conjunto mecânico.
A suspensão tem um bom equilíbrio e, para quem gosta de um carro estável e de suspensão firme, o Taos é uma boa opção. O modelo se mantém firme nas curvas e tem calibragem de direção elétrica com o "peso" ideal no uso em velocidades mais altas e em curvas.
Equipamentos
O Taos Comfortline é bem completo em geral. Ele não traz as grandes inovações presentes na versão mais cara, mas não deixa a desejar. Traz ar-condicionado digital e automático, central multimídia VW Play com integração de Android Auto e Apple Carplay sem fio e três saídas USB, mas todas do tipo C, que ainda não é a mais usada.
O painel de instrumentos não é o super evoluído de 10,25 polegadas, mas tem 8" e três modos de visualização. Bem completo, pode ser personalizado em algumas partes e permite a quem está conduzindo boa visualização dos dados.
Há também os faróis de LEDs, lanternas traseiras com a tecnologia IQ Light, freio de estacionamento elétrico, controle de velocidade (piloto automático), sensores de chuva e luminosidade, chave presencial com partida por botão e trio elétrico.
Manutenção e segurança
O Taos oferece ainda câmera de ré, seis airbags (dianteiros, laterais e de cortina), controles de tração e estabilidade, além de detector de fadiga e assistente de partida em rampa.
A cesta de revisões do Taos, como os demais modelos da plataforma MQB, não paga as três primeiras manutenções. O valor de 40 mil km, 50 mil km e 60 mil km é de R$ 1.350,82, R$ 614,32 e R$ 763,64, respectivamente.
Mercado
A versão de entrada do Taos tem tudo que o consumidor do SUV quer. A maior parte das comodidades estão presentes na versão de entrada e só aquelas coisas que saltam aos olhos ou que são novidades em boa parte do setor é que cobram a diferença de R$ 26.800.
O modelo é seguro, espaçoso, bem equipado e será uma boa opção para o consumidor que quer ou deseja um SUV médio, mas busca algo mais racional em termos de preço.
Não dá para dizer que o Taos de entrada seja vazio ou pouco completo. Ele entrega até mais do que o essencial para o consumidor e mantém alguns poucos mimos, apesar de perder os equipamentos mais tecnológicos e as últimas inovações.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL
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Motorização
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1.4, 4 cil., 16V, turbo
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Combustível
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Etanol / Gasolina
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Potência (cv)
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150 a 5.000 - 5.250 rpm
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Torque (kgf.m)
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25,5 a 1.500 - 4.000
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Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
-
9,3
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Velocidade máxima (km/h)
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194
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Consumo cidade (km/l)
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7 km/l (etanol) / 10,2 km/l (gasolina)
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Consumo estrada (km/l)
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9 km/l (etanol) / 12,5 km/l (gasolina)
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Câmbio
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Automático, 6 marchas
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Tração
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Dianteira
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Direção
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Elétrica
-
Suspensão Dianteira
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Independente
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Suspensão Traseira
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Independente, Multilinks
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Freios Dianteiros
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Discos ventilados
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Freios Traseiros
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Discos sólidos
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Pneus
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215/55 R18
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Rodas
-
7J X 18
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Altura (mm)
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1626
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Comprimento (mm)
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4461
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Entre-eixos (mm)
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2680
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Largura (mm)
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1841
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Ocupantes
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5
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Peso (kg)
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1.420
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Porta-malas (L)
-
498
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Tanque (L)
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51
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10.000 km
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Gratuita
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20.000 km
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Gratuita
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30.000 km
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Gratuita
-
40.000 km
-
R$ 1.350,82
-
50.000 km
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R$ 614,32
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60.000 km
-
R$ 763,64
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Garantia
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3 anos
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Airbags Motorista
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Airbags Passageiro
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Airbags Laterais
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Airbags do tipo Cortina
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Controle de Estabilidade
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Controle de Tração
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Freios ABS
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Distribuição Eletrônica de Frenagem
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Ar-Condicionado
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Travas Elétricas
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Ar Quente
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Piloto Automático
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Volante com Regulagem de Altura
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Vidros Elétricos Dianteiros
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Vidros Elétricos Traseiros
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Central Multimídia
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Entrada USB
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Banco de Couro
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Banco do motorista com ajuste de altura
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Desembaçador Traseiro
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Computador de Bordo
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Acendimento automático dos faróis
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Faróis de neblina
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Frenagem autônoma de emergência
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Sensor de pressão dos pneus
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