VW Taos Comfortline: versão de entrada não tem firulas, mas também agrada
A Volkswagen repetiu com o Taos a mesma estratégia adotada com outros SUVs da companhia ao oferecer uma linha bastante enxuta. São apenas duas versões, a Comfortline e a Highline.
Na versão de topo estão todas as tecnologias e também as "firulas" disponíveis ao novo SUV médio. Por R$ 154.990, a versão de entrada do Taos perde as firulas, mas entrega o que é mais importante: bom espaço interno e de porta-malas.
Ele também não deixa de oferecer o que se espera em termos de comodidade e funcionalidade e serve bem a quem quer as principais qualidades do Taos sem todos os mimos que fazem parte da versão de topo, Highline a R$ 181.790.
O UOL Carros, que já havia testado a versão topo de linha, desta vez avaliou o modelo de entrada do novo SUV da Volkswagen. Confira!
VW Taos Comfortline
Preço
R$ 154.990Pontos Positivos
- Porta-malas
- Espaço interno
Pontos Negativos
- Acabamento
Veredito
O Taos de entrada serve muito bem ao consumidor que precisa de espaço, porta-malas e o mínimo de comodidades. O que ele deixa de trazer pode ser melhorado com os pacotes de opcionais, como ter frenagem autônoma com detecção de pedestres e ACC ou o ajuste elétrico do banco do motorista e aquecimento dos assentos dianteiros.
Design e espaço interno
Em termos de design, o Taos Comfortline traz o mesmo que a versão de topo. As linhas são iguais, mas "mais reais" do que a do modelo de lançamento, digamos assim.
Sem a pintura biton, o acabamento escurecido nas rodas e outros itens, o Taos fica mais normal em termos de visual. Ele também perde o maior destaque da versão Highline, que é a grade iluminada ligada aos faróis de LEDs.
Por dentro, o acabamento não muda substancialmente. Os pecados são iguais aos da versão de topo, mas ficam mais evidentes, como o acabamento de plástico duro em todo o painel e portas.
O acabamento é de tecido e não há as luzes de iluminação ambiente com dez opções de cores. A faixa que atravessa o painel na cor do carro continua presente, mas com cores mais sóbrias acompanhando as poucas opções para a carroceria que tiram o brilho e o destaque da peça.
O espaço interno do Taos é um item irretocável. Com o mesmo entre-eixos do Jetta, de 2,68 metros, e o uso da plataforma modular MQB, tem um amplo espaço interno na área traseira e se prejudicar o espaço de carga de 498 litros.
Além do conforto para os ocupantes do banco traseiro há também bom espaço para quem vai na frente. O pênalti da área traseira fica para o encosto central que é duro devido a função de encosto de braço e porta-copos.
Consumo e desempenho
O desempenho do Taos Comfortline é o mesmo que encontramos no Highline, já que não há diferenças mecânicas. É o mesmo motor 1.4 turboflex de 150 cv e 25,5 mkgf, seja com etanol ou gasolina.
A tração é sempre dianteira e a transmissão é a automático de seis velocidades. O que a versão de entrada não oferece são os modos de condução (eco, normal, sport e personalizável) que a Highline traz.
Em termos gerais isso não faz muita diferença. O desempenho é o mesmo, que se aproveita do baixo peso para desempenhar melhor na entrega de torque nas ultrapassagens e retomadas. Para ajudar nisso, há a função Sport por meio do câmbio e as aletas para trocas de marcha pelo motorista.
Talvez por uma junção de fatores, frio extremo durante a semana de avaliação com etanol no tanque, a unidade avaliada do Taos Comfortline em alguns momentos dava "trancos" entre as trocas de marcha, o que não é comum nesse conjunto mecânico.
A suspensão tem um bom equilíbrio e, para quem gosta de um carro estável e de suspensão firme, o Taos é uma boa opção. O modelo se mantém firme nas curvas e tem calibragem de direção elétrica com o "peso" ideal no uso em velocidades mais altas e em curvas.
Equipamentos
O Taos Comfortline é bem completo em geral. Ele não traz as grandes inovações presentes na versão mais cara, mas não deixa a desejar. Traz ar-condicionado digital e automático, central multimídia VW Play com integração de Android Auto e Apple Carplay sem fio e três saídas USB, mas todas do tipo C, que ainda não é a mais usada.
O painel de instrumentos não é o super evoluído de 10,25 polegadas, mas tem 8" e três modos de visualização. Bem completo, pode ser personalizado em algumas partes e permite a quem está conduzindo boa visualização dos dados.
Há também os faróis de LEDs, lanternas traseiras com a tecnologia IQ Light, freio de estacionamento elétrico, controle de velocidade (piloto automático), sensores de chuva e luminosidade, chave presencial com partida por botão e trio elétrico.
Manutenção e segurança
O Taos oferece ainda câmera de ré, seis airbags (dianteiros, laterais e de cortina), controles de tração e estabilidade, além de detector de fadiga e assistente de partida em rampa.
A cesta de revisões do Taos, como os demais modelos da plataforma MQB, não paga as três primeiras manutenções. O valor de 40 mil km, 50 mil km e 60 mil km é de R$ 1.350,82, R$ 614,32 e R$ 763,64, respectivamente.
Mercado
A versão de entrada do Taos tem tudo que o consumidor do SUV quer. A maior parte das comodidades estão presentes na versão de entrada e só aquelas coisas que saltam aos olhos ou que são novidades em boa parte do setor é que cobram a diferença de R$ 26.800.
O modelo é seguro, espaçoso, bem equipado e será uma boa opção para o consumidor que quer ou deseja um SUV médio, mas busca algo mais racional em termos de preço.
Não dá para dizer que o Taos de entrada seja vazio ou pouco completo. Ele entrega até mais do que o essencial para o consumidor e mantém alguns poucos mimos, apesar de perder os equipamentos mais tecnológicos e as últimas inovações.
Motorização
1.4, 4 cil., 16V, turbo
Combustível
Etanol / Gasolina
Potência (cv)
150 a 5.000 - 5.250 rpm
Torque (kgf.m)
25,5 a 1.500 - 4.000
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
9,3
Velocidade máxima (km/h)
194
Consumo cidade (km/l)
7 km/l (etanol) / 10,2 km/l (gasolina)
Consumo estrada (km/l)
9 km/l (etanol) / 12,5 km/l (gasolina)
Câmbio
Automático, 6 marchas
Tração
Dianteira
Direção
Elétrica
Suspensão Dianteira
Independente
Suspensão Traseira
Independente, Multilinks
Freios Dianteiros
Discos ventilados
Freios Traseiros
Discos sólidos
Pneus
215/55 R18
Rodas
7J X 18
Altura (mm)
1626
Comprimento (mm)
4461
Entre-eixos (mm)
2680
Largura (mm)
1841
Ocupantes
5
Peso (kg)
1.420
Porta-malas (L)
498
Tanque (L)
51
10.000 km
Gratuita
20.000 km
Gratuita
30.000 km
Gratuita
40.000 km
R$ 1.350,82
50.000 km
R$ 614,32
60.000 km
R$ 763,64
Garantia
3 anos
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Entrada USB
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Desembaçador Traseiro
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Faróis de neblina
Frenagem autônoma de emergência
Sensor de pressão dos pneus
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