VW Taos tem espaço e desempenho para ser protagonista do segmento; assista
José Antonio Leme
Do UOL, em São Paulo (SP)
15/07/2021 04h00
A Volkswagen apostou grande na chegada do Taos ao mercado. O modelo tem a missão de conseguir competir melhor com o líder do segmento, o Jeep Compass, do que fez o Tiguan com as versões 1.4. O novo SUV vem importado da Argentina, inicialmente em duas versões: Comfortline e Highline.
Os preços vão de R$ 154.990 a R$ 181.790. O UOL Carros teve a chance de avaliar a versão Highline com o pacote Hero, série especial de lançamento que traz pintura biton com teto preto e cor Bege Mohave, além de retrovisores e rodas diamantadas escurecidas.
Para trazer à tona um novo SUV médio mais de acordo com o gosto e a necessidade do público brasileiro, a Volkswagen aproveitou a expertise que conseguiu com Tiguan, T-Cross e, mais tarde, com o Nivus.
Vale lembrar que os outros três SUVs não contribuíram apenas com a expertise, mas deles também veio a base para o desenvolvimento: a plataforma modular MQB, que permite criar diferentes carros sobre um mesmo ponto de partida, inclusive o modelo do qual o Taos emprestou o entre-eixos: o Jetta.
Mas todo esse histórico com SUVs menores é suficiente para garantir que o Taos seja um projeto bem-nascido como os demais? É o que vamos evidenciar nesta avaliação.
Volkswagen Taos Hero 2022
Preço
R$ 181.7903,0
4,0
4,0
4,0
5,0
5,0
4,0
Pontos Positivos
- Espaço interno
- Desempenho
- Dirigibilidade
Pontos Negativos
- Acabamento
Veredito
O Taos apostou onde é melhor que adversários para mostrar seus atributos, ganhou pontos com o ótimo espaço interno e conseguiu esconder suas falhas - ou o que deixa a desejar - comparado a alguns rivais de segmento ou de preço. Ele se beneficiará do sucesso dos demais irmãos que chegaram antes para fazer a sua fama e tem tudo para se estabelecer como protagonista no segmento.
Versões disponíveis
Design e espaço interno
O Taos traz um visual que mostra maturidade das linhas que foram o DNA da marca. Comparando com o Tiguan AllSpace, o modelo tem mais personalidade em cada detalhe ou vinco produzido na carroceria.
Ajuda tal percepção os desenhos de faróis e lanternas, além da nova identidade visual da companhia - que, no caso da versão Highline, inclui o símbolo reestilizado da marca (que estreou no Nivus) e a grade com LEDs integrados que se interligam aos faróis.
Para marcar a presença de um padrão entre os SUVs, na tampa do porta-malas o Taos traz seu nome afixado centralizado sobre a placa, enquanto o símbolo "250 TSI", que identifica a motorização, fica à direita.
Por dentro o Taos também mostra o mesmo amadurecimento. Tem acabamento melhor e mais refinado, apesar de compartilhar diversas peças e partes com os demais modelos. Painel, portas e console trazem melhorias em relação ao plástico do Tiguan, em revestimento que mescla um toque de couro com camurça.
Claro que nem tudo são flores, com alguns pontos que, se não são realmente ruins, deixam evidentes algumas "colaborações" entre os modelos.
Um deles é o vão criado na parte superior do painel, já que a VW tirou a tampa que formava um porta-objetos extra no Tiguan. Já a moldura ao redor da alavanca de câmbio tem "botões falsos", antes úteis no Tiguan, enquanto comandos de ar-condicionado são práticos, mas mostram já certa idade visual.
Por outro lado, no que diz respeito ao espaço interno, o Taos dá show. Os ocupantes da frente têm muito espaço disponível e o mesmo é possível dizer sobre quem vai sentado atrás. Há muito espaço para as pernas e também para o tronco e os ombros de adultos.
Quem vai no meio sofre um pouco pelo túnel central elevado e pelo encosto mais duro, devido ao apoio de braço que essa área pode virar para quem está nas laterais do banco, mas ainda assim conta com o bom espaço para as pernas em relação aos bancos dianteiros.
Falando de espaço interno, o porta-malas também se destaca com seus 498 litros de capacidade bem utilizáveis, já que o espaço é amplo e não tem muitos "recortes", podendo receber itens grandes.
Consumo e desempenho
O Taos tem sob o capô um velho conhecido dos brasileiros: o motor 1.4 turboflex que rende 150 cv e 25,5 mkgf, seja com gasolina ou etanol.
Com 1.420 kg em ordem de marcha (abastecido + fluidos) o Taos é relativamente leve - e isso faz a diferença. O 1.4 está longe de ser o mais potente da categoria, mas como o SUV é mais leve que certos rivais, ele acerta essa diferença aí.
As respostas são boas nas acelerações e também nas ultrapassagens. O que ajuda a melhorar ainda mais o comportamento é a opção de modos de condução, quatro no total: eco, normal, sport e personalizável.
No modo Sport, ele "estica" as marchas e eleva o giro do motor para extrair o máximo do conjunto. Além disso, altera a dureza da direção, o sistema de climatização e a intervenção do ACC - no modo personalizável é possível escolher individualmente a calibragem de cada um desses itens.
O câmbio automático de seis velocidades forma um bom casamento com o motor 1.4 turboflex da VW, matrimônio bem-sucedido e longevo que continua a trabalhar bem com respostas rápidas e sem trancos.
O consumo declarado para o Taos é de 7 km/l (etanol) e 10,2 km/l (gasolina) na cidade e de 9 km/l (etanol) e 12,5 km/l (gasolina) em ciclo rodoviário. O tanque do Taos tem 51 litros de capacidade.
Equipamentos
O pacote de equipamentos do Taos na versão Highline é bastante amplo. De série ele tem ar-condicionado digital e automático com duas zonas de climatização, câmera de ré, carregamento de celular por indução, volante com ajuste de altura e profundidade e banco com ajuste elétrico para o motorista.
Há ainda três entradas USB do tipo C (que é mais nova), faróis Full-LEDs com a tecnologia IQ Light, que a VW promete oferecer mais capacidade de iluminação, a faixa de LED na grade frontal e a opção de iluminação da cabine com até 10 cores
O Taos oferece ainda sensores de obstáculos dianteiros e traseiros, painel de instrumentos virtual e configurável, quatro modos de condução, chave presencial com partida pela chave e a central multimídia VW Play com tela de 10 polegadas, além do trio elétrico.
O único opcional é o teto solar panorâmico, que custa R$ 5.520. Por tempo limitado, porém, há também o pacote Hero, de lançamento, que inclui a pintura biton com teto preto e outros detalhes na cor preta, além do sistema de som Beats com 8 alto-falantes e subwoofer. O valor é de R$ 3.750.
Manutenção e segurança
O pacote de série do Taos Highline traz controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, controle de velocidade adaptativo com função tráfego (que para e acelera sozinho novamente dentro de até 3 segundos), frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres e alertas de tráfego traseiro cruzado e de ponto cego, além de seis airbags.
Faltou para deixar o pacote de segurança mais completo o sistema de leitor de faixa de rodagem com alerta tátil e correção no volante.
A manutenção dos modelos com plataforma MQB é algo sempre vantajoso - e isso não é diferente com o Taos, já que as três primeiras revisões de 10 a 30 mil km são gratuitas. As de 40 mil, 50 mil e 60 mil custam, R$ 1.293,28, R$ 603,85 e R$ 746,87, respectivamente.
Mercado
O Taos se posicionou bem no mercado em termos de equipamentos, qualidades e defeitos. O modelo tem predicados para brigar com o líder Jeep Compass, que se renovou recentemente, e também com o outro rival lançado há pouco tempo, o Toyota Corolla Cross.
O único pênalti do Taos, por enquanto, é ser o único que não oferece uma segunda motorização como alternativa aos clientes. O modelo da Jeep tem a opção diesel, enquanto a Toyota, além de versões de entrada a combustão, oferece opções híbridos nas configurações de topo.
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Motorização
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1.4, 4 cil., 16V, turboflex
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Combustível
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Etanol / Gasolina
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Potência (cv)
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150 a 5.000 - 5.250 rpm
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Torque (kgf.m)
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25,5 a 1.500-4000 (E) / 1.500-3.800 (G)
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Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
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9,3
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Velocidade máxima (km/h)
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194
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Consumo cidade (km/l)
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7 km/l / 10,2 km/l E/G
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Consumo estrada (km/l)
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9 km/l / 12,5 km/l E/G
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Câmbio
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Automático, 6 marchas
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Tração
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Dianteira
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Direção
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Elétrica
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Suspensão Dianteira
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Independente, McPherson
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Suspensão Traseira
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Independente, Multilink
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Freios Dianteiros
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Discos ventilados, 312 mm
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Freios Traseiros
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Discos, 272 mm
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Pneus
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215/55 R18
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Rodas
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7J X 18
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Altura (mm)
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1636
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Comprimento (mm)
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4461
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Entre-eixos (mm)
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2680
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Largura (mm)
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2097
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Ocupantes
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5
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Peso (kg)
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1420
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Porta-malas (L)
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498
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Tanque (L)
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51
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10.000 km
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Gratuita
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20.000 km
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Gratuita
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30.000 km
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Gratuita
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40.000 km
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R$ 1.293,28
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50.000 km
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R$ 603,85
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60.000 km
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R$ 746,87
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Garantia
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3 anos
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Airbags Motorista
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Airbags Passageiro
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Airbags Laterais
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Airbags do tipo Cortina
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Controle de Estabilidade
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Controle de Tração
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Freios ABS
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Distribuição Eletrônica de Frenagem
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Ar-Condicionado
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Travas Elétricas
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Ar Quente
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Piloto Automático
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Volante com Regulagem de Altura
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Vidros Elétricos Dianteiros
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Vidros Elétricos Traseiros
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Central Multimídia
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Rádio FM/AM
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Entrada USB
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Banco de Couro
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Banco do motorista com ajuste de altura
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Bancos com ajustes elétricos
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Desembaçador Traseiro
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Teto Solar
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Computador de Bordo
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Acendimento automático dos faróis
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Faróis de neblina
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Frenagem autônoma de emergência
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Sensor de pressão dos pneus
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Sensor de pontos cegos
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Alerta de colisão
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Faróis com regulagem de altura
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Bloqueio do diferencial
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