VW Tiguan volta ao Brasil após 2 anos com perdas e ganhos; veja o que mudou
Alessandro Reis
Do UOL, em São Paulo (SP)
12/01/2024 04h00
Depois de dois anos longe do Brasil, o Volkswagen Tiguan Allspace volta ao país com novo visual e novidades mecânicas e de equipamentos. Importado do México, como o modelo anterior, o SUV de sete lugares é vendido exclusivamente na versão R-Line, com preço sugerido de R$ 278.990 e equipada com motor 2.0 turbo a gasolina - o único opcional é o teto solar panorâmico, que acrescenta R$ 10 mil ao preço final.
A principal mudança está no capô: para atender as novas normas de emissões, o motor 2.0 foi recalibrado e sua potência diminuiu dos 220 cv anteriores para 186 cv. O torque, por sua vez, era de 35,7 kgfm e agora é de 30 kgfm.
A tração, que era integral, passou a ser apenas dianteira, enquanto o câmbio, que era de dupla embreagem com sete marchas, foi substituído pela transmissão automática convencional, com conversor de torque e oito velocidades.
O UOL Carros teve a chance de testar a nova geração do SUV da marca alemã e conta todos os detalhes abaixo.
Desvendando o VW Tiguan Allspace 2024
Design: A novidade mais perceptível está na dianteira, que exibe novos faróis full-LED que ganharam prolongamento nas extremidades e um avançado sistema que ajusta automaticamente a luz alta para não ofuscar motoristas no sentido contrário. Agora com barra iluminada, a grade dianteira também foi redesenhada, bem como o para-choque frontal. Adoção de mais itens cromados no acabamento externo passa uma impressão mais premium do novo Tiguan na comparação com seu antecessor.
Vida a bordo: SUV é bastante espaçoso, em especial na segunda fileira de bancos, e traz comodidades como ar-condicionado de três zonas e volante aquecido. Suspensões têm equilíbrio entre estabilidade e conforto, enquanto a segurança é reforçada com seis airbags, frenagem automática pós-colisão, frenagem de manobra, assistente de partida em rampa, controle de pressão dos pneus e bloqueio eletrônico de diferencial.
Desempenho: com a nova calibragem, não tem mais a dose extra de empolgação na hora de acelerar, mas está (muito) longe de ser um automóvel "amarrado" e sem fôlego. Pelo contrário: tem desempenho de sobra e chassi muito equilibrado, mantendo sua vocação mais esportiva. As suspensões independentes reforçam essa impressão de agilidade, bem como o competente câmbio automático de oito marchas com conversor de torque - que não é rápido quanto a transmissão de dupla embreagem do modelo anterior.
Consumo: graças à nova calibragem do motor e à adoção do câmbio automático com oito velocidades, além da retirada da tração integral, o consumo de combustível ficou mais baixo e o bolso agradece. As médias oficiais de 9 km/l na cidade e de 11,3 km/l na estrada são boas para um veículo que pesa quase 1,8 tonelada.
Itens de série: destacam-se itens como banco do motorista com ventilação, memória e ajustes elétricos, o painel digital de 10,25 polegadas, a central multimídia de oito polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, os assistentes à condução, como o sistema de manutenção de faixa e o controle de velocidade adaptativo com função para e anda, e o ar-condicionado digital com três zonas de temperatura.
Volkswagen Tiguan Allspace 2024
Preço
R$ 278.9904,0
3,0
4,0
4,0
4,0
3,0
4,0
Pontos Positivos
- Consumo
- Prazer ao dirigir
- Segurança
- Espaço interno
Pontos Negativos
- Desempenho ficou mais fraco
- Perdeu tração integral
Veredito
O Volkswagen Tiguan Allspace ainda é referência em equipamentos de série, espaço interno e prazer ao dirigir dentre os SUVs médios vendidos no Brasil. Contudo, já não dá para dizer o mesmo em termos de desempenho com a perda de potência e torque na comparação com o modelo antigo - que, literalmente, trazia o mesmo conjunto mecânico do VW Golf GTI de sétima geração. Também vale destacar que, apesar de ter acabado de chegar ao Brasil, o modelo aqui está defasado em relação ao europeu, que acaba de ganhar nova geração.
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Motorização
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2.0 turbo, injeção direta
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Combustível
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Gasolina
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Potência (cv)
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186 cv
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Torque (kgf.m)
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30 kgfm
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Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
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9,2 segundos
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Velocidade máxima (km/h)
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Não informada
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Consumo cidade (km/l)
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9 km/l
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Consumo estrada (km/l)
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11,3 km/l
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Câmbio
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Automático, conversor de torque, 8 marchas
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Tração
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Dianteira
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Direção
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Elétrica
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Suspensão Dianteira
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Independente, McPherson
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Suspensão Traseira
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Independente, Multilink
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Freios Dianteiros
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Discos ventilados
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Freios Traseiros
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Discos sólidos
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Pneus
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255/45 R19
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Rodas
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19 polegadas
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Altura (mm)
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1.650
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Comprimento (mm)
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4.700
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Entre-eixos (mm)
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2.790
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Largura (mm)
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1.860
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Ocupantes
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5
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Peso (kg)
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1.794 kg
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Porta-malas (L)
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686 litros (com terceira fileira recolhida)
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Tanque (L)
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60 litros