VW Tiguan volta ao Brasil após 2 anos com perdas e ganhos; veja o que mudou
Depois de dois anos longe do Brasil, o Volkswagen Tiguan Allspace volta ao país com novo visual e novidades mecânicas e de equipamentos. Importado do México, como o modelo anterior, o SUV de sete lugares é vendido exclusivamente na versão R-Line, com preço sugerido de R$ 278.990 e equipada com motor 2.0 turbo a gasolina - o único opcional é o teto solar panorâmico, que acrescenta R$ 10 mil ao preço final.
A principal mudança está no capô: para atender as novas normas de emissões, o motor 2.0 foi recalibrado e sua potência diminuiu dos 220 cv anteriores para 186 cv. O torque, por sua vez, era de 35,7 kgfm e agora é de 30 kgfm.
A tração, que era integral, passou a ser apenas dianteira, enquanto o câmbio, que era de dupla embreagem com sete marchas, foi substituído pela transmissão automática convencional, com conversor de torque e oito velocidades.
O UOL Carros teve a chance de testar a nova geração do SUV da marca alemã e conta todos os detalhes abaixo.
Desvendando o VW Tiguan Allspace 2024
Design: A novidade mais perceptível está na dianteira, que exibe novos faróis full-LED que ganharam prolongamento nas extremidades e um avançado sistema que ajusta automaticamente a luz alta para não ofuscar motoristas no sentido contrário. Agora com barra iluminada, a grade dianteira também foi redesenhada, bem como o para-choque frontal. Adoção de mais itens cromados no acabamento externo passa uma impressão mais premium do novo Tiguan na comparação com seu antecessor.
Vida a bordo: SUV é bastante espaçoso, em especial na segunda fileira de bancos, e traz comodidades como ar-condicionado de três zonas e volante aquecido. Suspensões têm equilíbrio entre estabilidade e conforto, enquanto a segurança é reforçada com seis airbags, frenagem automática pós-colisão, frenagem de manobra, assistente de partida em rampa, controle de pressão dos pneus e bloqueio eletrônico de diferencial.
Desempenho: com a nova calibragem, não tem mais a dose extra de empolgação na hora de acelerar, mas está (muito) longe de ser um automóvel "amarrado" e sem fôlego. Pelo contrário: tem desempenho de sobra e chassi muito equilibrado, mantendo sua vocação mais esportiva. As suspensões independentes reforçam essa impressão de agilidade, bem como o competente câmbio automático de oito marchas com conversor de torque - que não é rápido quanto a transmissão de dupla embreagem do modelo anterior.
Consumo: graças à nova calibragem do motor e à adoção do câmbio automático com oito velocidades, além da retirada da tração integral, o consumo de combustível ficou mais baixo e o bolso agradece. As médias oficiais de 9 km/l na cidade e de 11,3 km/l na estrada são boas para um veículo que pesa quase 1,8 tonelada.
Itens de série: destacam-se itens como banco do motorista com ventilação, memória e ajustes elétricos, o painel digital de 10,25 polegadas, a central multimídia de oito polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, os assistentes à condução, como o sistema de manutenção de faixa e o controle de velocidade adaptativo com função para e anda, e o ar-condicionado digital com três zonas de temperatura.
Volkswagen Tiguan Allspace 2024
Preço
R$ 278.990Pontos Positivos
- Consumo
- Prazer ao dirigir
- Segurança
- Espaço interno
Pontos Negativos
- Desempenho ficou mais fraco
- Perdeu tração integral
Veredito
O Volkswagen Tiguan Allspace ainda é referência em equipamentos de série, espaço interno e prazer ao dirigir dentre os SUVs médios vendidos no Brasil. Contudo, já não dá para dizer o mesmo em termos de desempenho com a perda de potência e torque na comparação com o modelo antigo - que, literalmente, trazia o mesmo conjunto mecânico do VW Golf GTI de sétima geração. Também vale destacar que, apesar de ter acabado de chegar ao Brasil, o modelo aqui está defasado em relação ao europeu, que acaba de ganhar nova geração.
Motorização
2.0 turbo, injeção direta
Combustível
Gasolina
Potência (cv)
186 cv
Torque (kgf.m)
30 kgfm
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
9,2 segundos
Velocidade máxima (km/h)
Não informada
Consumo cidade (km/l)
9 km/l
Consumo estrada (km/l)
11,3 km/l
Câmbio
Automático, conversor de torque, 8 marchas
Tração
Dianteira
Direção
Elétrica
Suspensão Dianteira
Independente, McPherson
Suspensão Traseira
Independente, Multilink
Freios Dianteiros
Discos ventilados
Freios Traseiros
Discos sólidos
Pneus
255/45 R19
Rodas
19 polegadas
Altura (mm)
1.650
Comprimento (mm)
4.700
Entre-eixos (mm)
2.790
Largura (mm)
1.860
Ocupantes
5
Peso (kg)
1.794 kg
Porta-malas (L)
686 litros (com terceira fileira recolhida)
Tanque (L)
60 litros
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