Topo

X7: 'nave mãe' da BMW esbanja luxo e desempenho por preço milionário

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

19/08/2024 05h30

Quando se trata de marcas premium de automóveis, luxo parece ser um lugar-comum, mesmo nos modelos mais compactos e em faixas de preço menos exorbitantes.

Porém, no topo da gama dessas marcas, há veículos com o papel de reunir tudo o que elas têm a oferecer em relação a conforto, tecnologia, segurança, performance e prazer de dirigir.

Em inglês, é costume referir-se a esse produtos como flagships, os navios que levam a bandeira e vão à frente de uma frota de embarcações.

Esse é o caso do X7, o maior e mais sofisticado SUV da BMW ao lado do mastodôntico XM, que não é vendido do Brasil.

Com preço sugerido de R$ 1.199.950, o X7 é disponibilizado na versão única M60i xDrive, que traz sete lugares e combina motor V8 4.4 biturbo com sistema híbrido leve de 48 v.

Confira a seguir tudo o que traz essa gigantesca "nave mãe? de sete lugares, com seus 5,18 m de comprimento, 2 m de largura e 3,10 m de distância entre-eixos.

Desvendando o BMW X7

Imagem: Divulgação

Design: ganhou toque futurista com a nova frente, exibindo a enorme grade bipartida típica da BMW e luzes divididas em duas partes independentes. A grade de duplo rim, inclusive, é iluminada como no SUV cupê X6.

Os detalhes externos com acabamento preto brilhante e as rodas gigantes de aro 22, bem como as ponteiras duplas de escapamento nas extremidades do para-choque traseiro, reforçam a aparência dinâmica e imponente do lançamento da montadora europeia.

Imagem: Divulgação

Vida a bordo e segurança: o habitáculo traz o que há de melhor em termos de materiais de revestimento oferecidos pela BMW, mesclando couro de alta qualidade com metal, camurça e outras superfícies mais do que agradáveis ao olhar e ao tato.

Como no elétrico iX, painel e central multimídia ficam dispostos em uma única peça curva, unindo telas de 12,3 e 14,9 polegadas, respectivamente, sobre uma espécie de pedestal.

Imagem: Divulgação

Na primeira fileira de assentos, por exemplo, os dois bancos trazem ajustes elétricos, ventilação, aquecimento e até vários tipos de massagem - função que pode ser ativada por meio de um botão nas portas.

Para se ter uma ideia, o motorista pode ajustar o banco do passageiro dianteiro e até rebater os bancos da segunda fileira, sem precisar sair do lugar, utilizando comandos também instalados na porta. Por falar na segunda fileira, três ocupantes podem viajar muito confortavelmente ali, onde, igualmente, há ajustes elétricos dos encostos e dos assentos e redes retráteis nas janelas laterais.

Imagem: Rafaela Borges/UOL

O acesso à terceira fileira é bastante fácil e ali dois adultos podem trafegar sem aperto e desfrutar de um teto panorâmico só para eles, que não dá para abrir, mas tem uma cortina para bloquear os raios solares, se assim o desejarem.

Outro teto panorâmico, que ocupa boa parte do comprimento da cabine está à disposição dos demais ocupantes e pode ser aberto.

Imagem: Rafaela Borges/UOL

Mesmo com a terceira fileira levantada, o espaço no porta-malas é de razoáveis 326 litros, que podem ser ampliados e 750 litros se os bancos forem rebatidos.

Como a suspensão é pneumática, é possível ajustar o vão livre em relação ao solo e dá para reduzi-lo ao toque de um botão no compartimento de bagagens para facilitar o trabalho de carga e descarga.

Imagem: Rafaela Borges/UOL

A lista de equipamentos inclui, ainda, várias tecnologias de condução semiautônoma, como o controle de velocidade adaptativo que identifica veículos e pedestres no entorno do SUV e os exibe no painel. Frenagem autônoma, alerta de ponto cego e toda a sorte de airbags fazem parte da lista de itens de segurança a bordo.

Imagem: Divulgação

Desempenho: com 2.675 kg em ordem de marcha e quase 5,20 m de comprimento, o X7 consegue ser rápido e esperto ao ser conduzido.

Seu motor V8 biturbo a gasolina com tecnologia híbrida leve produz 530 cv de potência e 76,5 kgfm de torque, disponíveis a apenas 1.800 rpm.

Equipado com tração integral e câmbio automático de oito marchas, o utilitário esportivo acelera de zero a 100 km/h em apenas 4,7 segundos - para se ter uma ideia, o novo Ford Mustang, que também traz motorização V8, contudo naturalmente aspirada, faz o mesmo em 4,3 segundos conforme dados oficiais.

A velocidade máxima do BMW é limitada a 250 km/h e, graças à suspensão a ar, o X7 consegue rodar muito confortavelmente, mesmo trazendo rodas de 22 polegadas com pneus de perfil relativamente baixo. Dotado de modos de condução que ajustam a rigidez das molas pneumáticas de eixo duplo da divisão esportiva M, a assistência do volante e a sensibilidade do acelerador, ele é capaz de ficar bem mais esportivo.

Imagem: Divulgação

No ajuste voltado à performance, é super estável e surpreendentemente ágil, muito por conta das rodas traseiras que também esterçam - no sentido oposto ao das dianteiras em baixas velocidades, para facilitar as manobras, e no mesmo sentido em velocidades mais altas, para deixar o carro mais estável e preciso nas mudanças de trajetória.

A dirigibilidade também é incrementada pelo diferencial esportivo M, que ajusta a rotação de cada roda para otimizar a tração.

Imagem: Divulgação

Consumo: quem tem condições e disposição para investir em mais de R$ 1 milhão em um automóvel de luxo equipado com motor V8 de 530 cv, aparentemente, não coloca o consumo de combustível entre as suas prioridades.

No caso do X7, de fato, o gasto de gasolina é elevado, na mesma medida em que o utilitário esportivo super premium entrega desempenho e sofisticação.

O sistema híbrido leve de 48 volts dá uma força extra ao motor e ajuda a alimentar uma série de itens eletroeletrônicos, que normalmente seriam "abastecidos" pelo sistema a combustão, reduzindo um pouco o consumo.

A medição do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) informa médias de 6,3 km/l na cidade e de 7,7 km/l na estrada.

No mundo real, obtive cerca de 5,5 km/l no trânsito paulistano. Já na estrada, com o pé leve e em velocidades não muito elevadas, dá para fazer até um pouco mais do que 10 km/l.

Imagem: Divulgação

Itens de série: destacam-se teto solar panorâmico, central multimídia de 14,9 polegadas de alta resolução, rodas traseiras que esterçam, suspensão pneumática com ajuste esportivo, sistema de som da Bowers & Wilkins com efeito surround e mais de 1.500 W de potência, ar-condicionado digital com cinco zonas de temperatura, bancos com ventilação e aquecimento, pacote de tecnologias automatizadas de direção e sistema "soft close", que fecha as portas automaticamente (basta encostá-las que o carro faz o restante sozinho).

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

BMW X7 M60i XDrive

Preço

R$ 1.199.950
Carros
4,0 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

2,0

4,0

5,0

5,0

5,0

2,0

5,0

Pontos Positivos

  • Design original e imponente
  • Tem desempenho esportivo em um carro enorme e pesado
  • Traz lista opulenta de itens de segurança, conforto e tecnologia
  • Interior muito espaçoso e com acabamento de primeira linha
  • Apesar do porte gigantesco, traz eixo traseiro esterçante e por isso é relativamente fácil de manobrar

Pontos Negativos

  • Consumo de combustível

Veredito

O BMW X7 é um SUV de alto luxo que traz o esperado em termos de conforto, espaço interno, requinte, tecnologia e segurança. Contudo, acrescenta ingredientes para deixar a receita mais saborosa, como um design ousado que faz do seu tamanho avantajado um elemento de estilo. Vendido com motor V8 na configuração para o Brasil, combina todos esses elementos com desempenho esportivo e a condução afiada típica de um BMW. O sistema híbrido não ajuda a reduzir o consumo bastante elevado, mas pelo menos isenta o SUVão do rodízio de veículos na cidade de São Paulo.

Mecânica
  • Motorização

  • Motor V8 4.4 32V biturbo com sistema híbrido leve de 48v

  • Combustível

  • Gasolina

  • Potência (cv)

  • 530 cv entre 5.500 rpm e 6.000 rpm

  • Torque (kgf.m)

  • 76,5 kgfm entre 1.800 e 4.600 rpm

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • 4,7 segundos

  • Velocidade máxima (km/h)

  • 250 km/h (limitados eletronicamente)

  • Consumo cidade (km/l)

  • 6,3 km/l

  • Consumo estrada (km/l)

  • 7,7 km/l

  • Câmbio

  • Automático, 8 marchas

  • Tração

  • Integral

  • Direção

  • Elétrica com assistência progressiva, molas pneumáticas

  • Suspensão Dianteira

  • Independente com braços sobrepostos, molas pneumáticas

  • Suspensão Traseira

  • Independente, multibraços

  • Freios Dianteiros

  • Discos ventilados

  • Freios Traseiros

  • Discos ventilados

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 275/40 R22 na dianteira e 315/35 R22 na traseira

  • Rodas

  • 22 polegadas

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1.835 mm

  • Comprimento (mm)

  • 5.181 mm

  • Entre-eixos (mm)

  • 3.105 mm

  • Largura (mm)

  • 2.000 mm

  • Ocupantes

  • 7

  • Peso (kg)

  • 2.675 kg

  • Porta-malas (L)

  • 326 litros com 7 lugares e 750 litros com terceira fileira rebatida

  • Tanque (L)

  • 83 litros

Preço das Revisões, Seguro e Garantia
  • Garantia

  • 2 anos sem limite de quilometragem

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Airbags Laterais

  • Airbags do tipo Cortina

  • Airbags para joelho do motorista

  • Controle de Estabilidade

  • Controle de Tração

  • Freios ABS

  • Distribuição Eletrônica de Frenagem

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Piloto Automático

  • Volante com Regulagem de Altura

  • Vidros Elétricos Dianteiros

  • Vidros Elétricos Traseiros

  • Central Multimídia

  • Rádio FM/AM

  • Entrada USB

  • Banco de Couro

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Bancos com ajustes elétricos

  • Desembaçador Traseiro

  • Teto Solar

  • Computador de Bordo

  • Acendimento automático dos faróis

  • Faróis de neblina

  • Frenagem autônoma de emergência

  • Alerta de permanência em faixa

  • Sensor de pressão dos pneus

  • Sensor de pontos cegos

  • Alerta de colisão

  • Abertura elétrica do porta-malas

  • Faróis com regulagem de altura

  • Bloqueio do diferencial

  • Sistema de estacionamento autônomo

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

X7: 'nave mãe' da BMW esbanja luxo e desempenho por preço milionário - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sua fonte de informações para aqueles que estão procurando por um novo carro. Com textos detalhados e imparciais, essas avaliações apresentam os prós e contras de cada modelo, bem como informações sobre desempenho, consumo, conforto e segurança. Independentemente de estar procurando por um carro popular ou um modelo de luxo, essa coleção é uma referência essencial para quem deseja tomar a decisão correta.