Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Substituto de VW Gol e Fox será lançado como linha 2023; conheça a novidade
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O chefe de operações da Volkswagen no Brasil, Ciro Possobon, confirmou, durante o Seminário Megatendências, realizado por AutoData, que o Polo Track será lançado como linha 2023.
Desta forma, o novo compacto da marca alemã deve ser apresentado ao público ainda neste 2022, embora o executivo não tenha cravado essa informação de forma oficial.
- O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.
O Polo Track ocupará o espaço do Gol [ainda em produção] e do Fox [descontinuado] no portfólio da VW. O modelo será produzido em Taubaté, SP. (veja o que já sabemos sobre o VW Polo Track).
Megatendências: renovação de frota
Durante o Seminário Megatendências, o primeiro realizado por AutoData neste ano, recebemos diversas boas notícias que têm o potencial, caso de fato sejam concretizadas, de movimentar logo o mercado nacional. Montadoras de automóveis e de veículos comerciais, sistemistas e consultores apontaram os desafios e o caminho para a recuperação. Mas foi o governo que trouxe a principal boa notícia.
Margarete Gandini, coordenadora geral de fiscalização de regimes automotivos do Ministério da Economia, disse que o governo federal pretende anunciar, até o fim do mês o Renovar, programa de renovação de frota de caminhões. Gandini reforçou que a medida provisória já tem a assinatura dos titulares de três ministérios envolvidos e que o documento está, agora, na Casa Civil para os últimos trâmites: "Esperamos a assinatura para breve: quem sabe para até o fim deste mês. A intenção é a de que ajude a melhorar a produtividade do modal rodoviário e a reduzir o consumo do diesel pelos caminhoneiros".
O foco da renovação serão os veículos pesados. Segundo Gandini, serão alocados R$ 500 milhões no orçamento, por ano, para o período de 2022 a 2027, para o projeto. Agora é esperar mais algumas semanas para saber se a renovação sairá do papel.
Nos três dias do Megatendências os quase quatrocentos participantes que se conectaram a esse evento online ficaram sabendo das intenções de montadoras e sistemistas em investir ou buscar parceiros nacionais para produzir muitos itens que hoje emperram o ritmo das fábricas porque são importados. Ou, ainda: essas empresas estão de olho na transição para a eletrificação, que elimina a produção de muitas peças e componentes tradicionais em algumas regiões.
Essa demanda pode cair no colo do Brasil, o que é uma ótima notícia porque pode significar empregos de qualidade.
Embraer e seus 'carros voadores'
Até a brasileiríssima Embraer apresentou os planos de sua nova empresa, a Eve, que passará a produzir e comercializar o eVTOL, sigla em inglês para aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical. Poucos conhecem os negócios da Embraer em avançados sistemas de navegação para aeronaves e esses novos produtos, os carros voadores. Por isso é importante destacar que todas essas tecnologias são criadas por capital intelectual nacional, o que deveria ser um grande orgulho para nós.
Sobre o eVTOL a estimativa é a de que em 2035 existam 50 mil carros voadores circulando pelos grandes centros urbanos, volume que deverá dobrar cinco anos depois. E a Embraer, com seu eVTOL, pretende fornecer 15% deste volume.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.