Topo

AutoData

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Vendas de carros apresentam recuperação e devem crescer na América Latina

Mateus Bruxel/Folhapress
Imagem: Mateus Bruxel/Folhapress

Colunista do UOL

20/08/2022 22h30

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Em três anos as vendas de veículos nos países da América do Sul, Central e Caribe deverão crescer em torno de 15%, acrescentando 550 mil unidades à região, que no ano passado negociou 3,66 milhões de veículos, leves e pesados. Os números foram apresentados por Cássio Pagliarini, consultor da Bright Consulting, no 4º Congresso Latino-Americano de Negócios da Indústria Automotiva, organizado esta semana por AutoData.

O mercado regional já vinha derrapando mas foi fortemente afetado pela pandemia, que derrubou os volumes. Em alguns países, como a Argentina, de maneira mais forte mas em outros, como a República Dominicana, as vendas não sentiram impacto.

"O caso de Porto Rico, que representa 80% do mercado caribenho, é diferente: em 2017 a população aprovou um plebiscito que a tornou uma espécie de 51º estado dos Estados Unidos, com leis e regulamentações semelhantes. A partir daí as vendas de veículos cresceram vertiginosamente".

A Bright Consulting apresentou números específicos para os principais mercados, com recorte, inclusive, por segmentos. Mesmo diante da forte competição com outros países e leis e regulações distintas em cada mercado, acredita Pagliarini, há espaço para os carros produzidos no Brasil ampliarem sua presença na região.

"Um bom exemplo foi o México: as associações uniram forças e foram atrás do governo para que o acordo comercial fosse desenhado. Por que não fazer o mesmo com outros mercados? Inclusive com as marcas promovendo intercâmbio regional nos países produtores, complementando seus portfólios?"

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.