Topo

AutoData

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Salão do Automóvel dará lugar a evento de tecnologia automotiva

Divulgação
Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

07/10/2022 18h13

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

* Reprodução na íntegra da reportagem do editor da Agência AutoData de Notícias, André Barros

Programado para 2023 o evento sucessor do Salão do Automóvel, a princípio batizado de São Paulo Motor Experience, deverá focar em tecnologia automotiva. Ao menos é o desejo do presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, que programa para o ano que vem não apenas um, mas dois eventos de grande porte para o setor. E que podem ocorrer em paralelo.

Em conversa com jornalistas após a entrevista coletiva à imprensa da Anfavea na sexta-feira, 7, o executivo revelou a intenção de promover, também, o Congresso Internacional do Setor Automotivo, que buscará a integração com indústrias automotivas de diversos países - com maior foco, é claro, na América Latina. E o que chamou de Feira de Tecnologia do Automóvel, essa a substituta do Salão, ou Motor Experience:

"Precisamos demonstrar para a sociedade e para integrantes do governo e da política as tecnologias automotivas. Muitos sequer sabem em que nível estamos na indústria. Recentemente me perguntaram quando os carros híbridos chegariam de fato. Eles já estão aí e precisamos mostrá-los, demonstrar as tecnologias que dispomos".

A ideia do presidente é usar o evento para mostrar aquilo que os leitores de AutoData desenvolvem, produzem, conhecem e conversam todos os dias à parcela da população que não acompanha o setor tão de perto. Seria mais do que um salão do automóvel, algo próximo a um workshop de tecnologias automotivas com pompa de evento grande, de demonstração.

Datas ainda não foram definidas, segundo Lima Leite. Há a possibilidade desta feira tecnológica correr em paralelo com o Congresso, no qual se inspirou em eventos como o da Fenabrave, Fenauto e Instituto Aço Brasil, mas abrangendo outros países que possuam indústria automotiva.

A última edição do Salão do Automóvel como o conhecemos foi realizada em 2018. Dois anos depois, após uma onda de cancelamentos de fabricantes, o evento foi adiado para o ano seguinte e, com a chegada da pandemia, mais uma vez postergado.

Em março a Anfavea assinou com a RX, antiga Reed, organizadora do Salão, o contrato para a realização do Motor Experience, uma edição com um novo formato. Seria realizado em agosto no Autódromo de Interlagos, mas a indústria decidiu adiar novamente, alegando estar prejudicada pelo contexto de crise logística e de semicondutores. A edição ficou a princípio para o ano que vem, mas a Anfavea parece estar novamente propensa a repensar o formato.