Topo

AutoData

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Carros eletrificados já vendem mais do que movidos só a gasolina no Brasil

Caoa Chery Tiggo 8 Hybrid - Guilherme Menezes/ UOL Carros
Caoa Chery Tiggo 8 Hybrid Imagem: Guilherme Menezes/ UOL Carros

Colunista do UOL

13/01/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A diferença foi marginal. Se fosse uma corrida de cavalos pode-se dizer que foi no fotocharter. Mas os números não mentem. Em 2022 venderam mais automóveis e comerciais leves eletrificados do que veículos movidos somente a gasolina no Brasil. É a primeira vez que isto acontece.

De janeiro a dezembro foram comercializados 49,3 mil veículos híbridos, híbridos plug-in ou elétricos puros no País, enquanto a venda de modelos com motor a combustão interna movido a gasolina chegou a 48,8 mil unidades. Uma diferença de quinhentas unidades.

Segundo os números da Anfavea a participação dos veículos eletrificados nas vendas totais do ano passado foi de 2,5% e o crescimento sobre as 35 mil unidades comercializadas em 2021 chegou a 40,8%.

Ainda é muito pouco para comemorar qualquer evolução na qualidade do ar e uma suposta redução de CO2 com mais carros eletrificados nas ruas. Mas a Anfavea aposta que este é o primeiro bom resultado de uma série que levará o mix de vendas brasileiro a 22% de veículos eletrificados em oito anos. Esta é a expectativa da entidade para 2030.

É preciso considerar que a diminuição de veículos a gasolina faz parte de plano de eletrificação das empresas produtoras de veículos, pois estes modelos geralmente são importados. Muitas marcas premium, por exemplo, estão rapidamente fazendo a transição do seu portfólio para modelos híbridos e elétricos, reduzindo a oferta dos veículos com motorzão a gasolina.

Mas também há iniciativas locais na transição para a eletrificação que merecem algum destaque. Um a cada cinco modelos da Caoa Chery vendidos no ano passado foram eletrificados. Ou seja, das 35 mil unidades comercializadas quase 7 mil possuíam alguma tecnologia híbrida leve, híbrida ou elétrica pura.

Para a temporada automotiva de 2023 há a expectativa sobre duas tendências: a chegada de novas picapes, com alguns lançamentos já programados, e a maior participação dos veículos híbridos no portfólio das principais marcas no País.

Mesmo assim é bom lembrar: de todos os veículos vendidos no ano passado 83,3% foram de automóveis e comerciais leves flex fuel, que utilizam tanto gasolina quanto álcool. Com esses modelos a combustão quem desejar dar uma grande contribuição ao meio ambiente, assim como os veículos eletrificados dizem que fazem, basta abastecer somente com etanol, que produz menos CO2.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.