Topo

AutoData

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Chevrolet Onix Plus puxa alta nas vendas de veículos no mês do Carnaval

Divulgação
Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

17/02/2023 10h33

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Foram apenas dez dias úteis, mas o ritmo é suficiente para dizer que o mercado de carros novos acelerou. Não que seja acelerada digna de um esportivo, mas as 68,6 mil negociadas de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus,

segundo dados preliminares do Renavam obtidos por AutoData, foram 3,2% melhores com relação a onze dias de vendas de janeiro. E na comparação também com onze dias de fevereiro do ano passado o desempenho agora é 5,8% melhor.


Ou seja, apesar do resultado ter sido pior quando comparado com os últimos meses de 2022, fevereiro de 2023 começou mais acelerado com a média diária de 6,9 mil unidades, ante 6 mil em janeiro e 5,9 mil em fevereiro de 2022.

De toda forma o varejo não está satisfeito. Segundo fonte ligada aos concessionários os estoques nas lojas estão crescendo dia a dia e o fluxo de vendas ainda é muito baixo:

"Divida esta média diária pelo número de concessionárias no País, que está em torno de 7 mil. É pouca venda".

Pouco crédito

Os varejistas reclamam dos juros elevados e das restrições cada vez maiores dos bancos para avaliar a ficha corrida do tomador de financiamento na hora de conceder crédito:

"Os bancos puxaram o freio de mão, com medo da inadimplência que está crescendo. Para um mercado dependente do crédito é um mau sinal", sentencia nosso interlocutor ligado ao varejo automotivo.

Como fevereiro tem o carnaval, e em diversos estados os Detran exercem ponto facultativo, restam na prática oito dias úteis de vendas.

Mantida a média atual o mercado encerraria fevereiro com 123 mil emplacamentos. Nossa fonte aposta em pouco mais, por causa das compras das locadoras que costumam se concentrar no fim do mês: "Devemos fechar com 130 mil unidades".

Lidera a venda parcial o Chevrolet Onix Plus, que somou 3,8 mil emplacamentos. Seguido pelo Chevrolet Onix, 3,7 mil licenciamentos, e pela Fiat Strada, 3,4 mil.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

*Reportagem de André Barros