Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
GWM: quais são os carros que a marca chinesa pode trazer ao Brasil
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Os primeiros modelos produzidos pela Great Wall Motor no Brasil serão um SUV inédito da grife Tank e uma picape da grife Poer. Ambos utilizarão a mesma plataforma e serão híbridos, com motores elétricos posicionados nos eixos dianteiro e traseiros e um motor flex 2.0 turbo.
Executivos da GWM contaram esses planos na terça-feira, durante visita do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, à fábrica de Iracemápolis (SP). E confirmaram esta configuração no evento que trouxe o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviço, Geraldo Alckmin, para anunciar o início da produção nacional em 1º de maio de 2024.
Estas conversas ocorreram durante apresentação de uma série de modelos das grifes Great Wall Motor que podem vir a ser comercializadas ou até produzidas no Brasil nos próximos anos. Estavam presentes o governador e seu estafe, diversos prefeitos e autoridades da região.
Além das versões do Haval H6, já lançado e importado para o mercado nacional, estavam em exposição outros quatro modelos.
Havia um SUV Tank 300, que seu chassi servirá como base para os novos produtos nacionais - mas não terá nada parecido com esta versão. Também o Tank 500 PHEV, no qual o governador entrou e diz ter gostado bastante do acabamento interno.
Outra novidade foi um SUV da grife Wey, a linha de luxo global da GWM. Seu visual arrojado chamou bastante a atenção, assim como o interior, todo em bege. A especulação nas conversas com os convidados e alguns executivos chineses é que alguma versão deste modelo possa chegar inicialmente importada custando na faixa de R$ 400 mil.
Todos esses modelos estavam enfileirados lado a lado e apenas um hatch pequeno estava sozinho, do outro lado do corredor. Tratava-se do Ora BEV, veículo compacto totalmente elétrico que, especulava-se, pode ser um modelo nacional no futuro. Nada confirmado pela GWM, claro. Apenas que os planos são de chegar com muitas novidades no mercado brasileiro. Como o Jolion, um SUV híbrido que também é especulado para ser o próximo modelo importado para o Brasil.
Não está descartada a possibilidade destes veículos utilizarem tecnologia híbrido flex. Os nacionais, obviamente, mas também os fabricados fora do País, exportando essa expertise para o resto do mundo. Para uma empresa fabricante de veículos que chama a si mesma de autotech tudo é possível.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.