Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Fiat Cronos simplificado com motor 1.0 vem aí para substituir Grand Siena
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Ainda sem confirmação oficial, o Fiat Cronos perderá as versões Precision e HGT, ambas equipadas com o motor 1.8 E.torQ, que não será atualizado para atender as novas regras de emissões a partir de 2022.
Dessa forma, a marca fará um rearranjo na gama de versões do sedã. Apurei que, no ano que vem, o Cronos seguirá com o motor 1.3 Firefly e terá uma inédita versão de entrada equipada com o propulsor 1.0 Firefly de três cilindros.
- O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.
O Cronos 1.0 será oferecido em versão única, como porta de entrada da marca na categoria de sedãs compactos. Assim como o Grand Siena, que também deve ser descontinuado em 2022, o Cronos 1.0 será bem básico e não terá como itens de série controles de tração e estabilidade.
O motor 1.0 Firefly terá atualizações para atender o programa Proconve PL7. Por conta delas, o propulsor deverá ter potências e torque revistos. Em valores atuais, o propulsor rende potência de 72 cv a 6.000 rpm e torque de 10,4 kgfm a 3.250 rpm quando abastecido com gasolina e 77 cv a 6.250 rpm e torque 10,9 kgfm a 3.250 rpm com etanol no tanque.
Assim como o Argo 1.0, a lista de itens de série do Cronos com propulsor de um litro será bem enxuta e incluirá direção elétrica, ar-condicionado, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, dentre outros itens.
Demais versões
O Fiat Cronos também será oferecido nas versões 1.3 e 1.3 Drive, equipadas com transmissão manual de cinco velocidades, e também nas versões 1.3 Drive e 1.3 Precision com câmbio CVT dotado de sete marchas virtuais.
O motor 1.3 Firefly do Cronos será atualizado com os mesmos números de Pulse e Strada. Assim, serão 98 cv de potência a 6.250 rpm e torque de 13,2 kgfm a 4.250 rpm quando abastecido com gasolina. Já com etanol, a potência será de 107 cv a 6.250 rpm e torque, de 13,4 kgfm a 4.000 rpm.
Em relação à segurança, os controles de estabilidade (ESC) e tração (ASR) seguirão sendo oferecidos de série a partir da versão 1.3 Drive com transmissão manual, como na linha atual.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.