Topo

Autos Segredos

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Herdeiro da Kombi? Fiat Scudo já roda em testes para estrear no 2º semestre

Fiat Scudo será lançado no Brasil com o mesmo motor 1.5 turbodiesel de Peugeot Expert e Citroën Jumpy - Fiat/Divulgação
Fiat Scudo será lançado no Brasil com o mesmo motor 1.5 turbodiesel de Peugeot Expert e Citroën Jumpy Imagem: Fiat/Divulgação

Colunista do Uol

14/03/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Fiat já testa no Brasil seu novo veículo utilitário, que se juntará ao Fiorino e ao Ducato. Estou falando do utilitário leve Scudo.

O comercial é irmão dos Peugeot Expert e Citroën Jumpy. Ele também será produzido no Uruguai e suas vendas devem começar no segundo semestre. A engenharia da Stellantis usa protótipos franceses para os testes de rodagem do modelo italiano.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.
Citroën Jumpy - Marlos Ney Vidal/Autos Segredos - Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Citroën Jumpy é mula de testes do novo Fiat Scudo
Imagem: Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

O Scudo chegará ao mercado com o novo motor 1.5 Turbo diesel já presente nos modelos franceses. O propulsor rende 120 cv de potência a 3.500 rpm, com torque de 30,6 kgfm a 1.750 rpm.

Assim como nos Expert e Jumpy, o VUL Fiat terá um câmbio manual de seis marchas. Para atender as novas normas de emissões de poluentes, o motor tem de tanque Arla, com capacidade de 18,7 litros. O sistema é chamado de AdBlue.

Flagra Fiat Scudo que é testado usando um Peugeot Expert - Marlos Ney Vidal/Autos Segredos - Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Flagra Peugeot Expert que serve de mula de testes para o novo Fiat Scudo
Imagem: Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Visualmente, o Fiat Scudo não terá nenhuma alteração na carroceria em relação aos irmãos. Traseira e laterais são idênticos, assim como o capô e os para-lamas.

O que muda são os faróis, grade e para-choque exclusivos para cada modelo. No Scudo, a grade terá formato em colmeia com a logo do fabricante em destaque.

Por enquanto, o Fiat Scudo é testado somente na versão furgão, mas, assim como os franceses, terá as versões Vitré e de passageiros.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.