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208 1.0 2023 chega com predicados para aumentar volume de vendas da Peugeot
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Com o 208 1.0 Firefly chegando em duas versões, a Peugeot entra bem qualificada para fisgar novos clientes no segmento que representa 60% das vendas da categoria de B-hatches. Vendido nas versões Like por R$ 72.990 e na Style por R$ 79.990, o hatch francês chega bem equipado e competitivo.
A grande sacada da marca em apresentar primeiro as versões 1.0 Firefly é aumentar consideravelmente o volume de vendas do 208. A estratégia também aumentará as exportações da Argentina para o Brasil, o que favorecerá diretamente a marca irmã Citroën, que lançará em breve a nova geração do C3.
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A Stellantis espera enviar muitos C3 para a Argentina, com mais 208 entrando no Brasil, a balança comercial ficará bem favorável. A coluna apurou que o grupo espera vender 70 mil unidades anuais do novo C3 somando as vendas do Brasil e do país vizinho.
A versão de entrada Like do novo Peugeot 208 o deixa como terceiro modelo mais barato do mercado brasileiro, perdendo somente para o Fiat Mobi, com preço inicial de R$ 62.690, e o Renault Kwid, comercializado por R$ 62.790. Porém, o 208 Like 1.0 tem a vantagem do motor mais moderno, ser maior e mais equipado.
A lista de itens de série do Peugeot 208 1.0 Like é bem generosa. Mesmo voltando para o público frotista ela vem equipada com ar-condicionado digital, direção elétrica, central multimídia de 10,3 polegadas, vidros elétricos nas quatro portas, travas elétricas, alarme e retrovisores com ajustes elétricos. A segurança também é reforçada com os airbags laterais, além dos obrigatórios frontais e os controles de tração e estabilidade.
Já a versão Style, com a qual eu tive contato, tem o apelo mais emocional. No visual externo, ela se destaca pelos faróis em Full-LED, rodas de liga leve de 16 polegadas, teto solar panorâmico, aerofólio e retrovisores com acabamento em Black Piano.
Por dentro, os bancos são revestidos com tecidos premium e costura em tom azul. A central multimídia tem espelhamento sem fio e o 208 Style ainda oferece carregamento de celular por indução. O plástico rígido é usado em todos os revestimentos internos, mas são de boa qualidade e apresentam bons encaixes.
O novo 208 é conhecido por sua excelente dirigibilidade e seu comportamento dinâmico cativa quem gosta de dirigir. O carro é firme no chão, e bem estável em curvas de baixa, média e alta velocidade. Mesmo com o motor 1.0 ele se mostrou ágil e até arisco em alguns momentos.
Nosso contato com o hatch foi em pista e no circuito fechado, o bom torque em baixa indica que o 208 sairá muito bem no trânsito urbano e até mesmo em trechos rodoviários, no entanto como todo carro 1.0, as ultrapassagens irão requerer cuidados.
Mesmo sem a manta acústica no capô, o isolamento acústico do motor não deixa os ruídos característicos dos motores de três cilindros invadir a cabine. O bom trabalho de coxinização do motor também ajudou bastante a diminuir a conhecida vibração de motores tricilíndricos.
O câmbio do Peugeot 208 1.0 é o mesmo que equipa alguns modelos da Fiat. No entanto, apesar de usarem a mesma caixa, a engenharia da Stellantis desenvolveu novo trambulador para a transmissão deixando os engates bem mais precisos. Primeira, segunda e terceira marchas são bem curtas para ajudar a deixar o 208 mais ágil, já a quarta e a quinta mais longas para privilegiar a economia.
Alguns deslizes se mantêm, como o banco traseiro curto que não apoia bem as pernas, o espaço mais apertado para os passageiros. O porta-malas também poderia ser maior que os 265 litros disponíveis.
Com a chegada da nova motorização o Peugeot 208 tem tudo para aumentar consideravelmente seus números de vendas. E ainda há espaço para mais novidades, a coluna antecipa que até 2023, o hatch compacto receberá o motor 1.3 Firefly ligado aos câmbios manual e CVT. Já o motor 1.0 turbo fará sua estreia no hatch, mas não a curto prazo.
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