Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
VW Gol dá adeus em 2022; saiba como será o substituto do ex-líder em vendas
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Em março, a coluna antecipou que a Volkswagen prepara o adeus ao Gol que sairá de linha ainda em 2022 com direito a edição especial de despedida. Se o veterano modelo não terá um substituto direto, o Polo Track, que começará a ser produzido em Taubaté (SP) no próximo ano, atuará em uma faixa de preço próximo à do ex-líder de vendas.
O Polo Track é basicamente o Polo atual com para-choque redesenhado e acabamento ainda mais simplificado. O hatch terá versão 1.0 MPI e também deverá contar com a opção 170 TSI.
Na versão aspirada, o Polo Track terá visual bem espartano, maçanetas e retrovisores não terão pintura e as rodas serão de aço com calotas. A foto do amigo Diogo Dias comprova os votos franciscanos da opção para ter preços mais baixos.
Recentemente flagrei uma outra unidade do VW Polo Track, porém desta vez as maçanetas e retrovisores estavam pintados na mesma cor da carroceria, mas as rodas de aço e calotas estavam mantidas. Segundo a revista Quatro Rodas, a linha Track também contará com o motor 170 TSI.
Por dentro, pouco se sabe se haverá mudanças profundas, já que os protótipos andam com o painel coberto e com vidros com película bem escura para esconder as novidades. No entanto, tudo indica que o painel será o mesmo da linha atual, porém, ainda mais simplificado. O volante será exclusivo do Polo Track e não deverá ser multifuncional.
Em relação à segurança, os airbags laterais devem ser mantidos e farão companhia aos compulsórios airbags duplos, freios ABS com EBD, sistema Isofix, controles de tração e estabilidade.
Mas em relação a itens conforto e conveniência, o mais certo é que o Polo Track não conte com central multimídia, vidros elétricos traseiros, retrovisores externos com ajustes elétricos, entre outros itens que devem ser suprimidos para deixar o hatch com preços mais atraentes.
Motores do Polo Track 2024
O Polo Track 1.0 MPI terá o motor 1.0 de três cilindros atualizado no fim de 2021 para atender as novas normas de emissões do Proconve L7. São 77 cv de potência a 6.450 rpm e torque de 9,6 kgfm a 4.000 rpm quando abastecido com gasolina. Com etanol, a potência é de 84 cv a 6.450 rpm e torque de 10,3 kgfm a 3.000 rpm. O motor é ligado ao câmbio manual de cinco marchas.
Na possível versão 170 TSI para o Polo Track, o motor será o 1.0 170 TSI que equipava o up!. Os números devem ser mantidos e ele terá 101 cv de potência com gasolina e 105 cv com etanol. Já o torque era de 16,8 kgfm a 1.500 não importando qual combustível está no tanque. Já o câmbio será o manual de cinco marchas.
Erramos sobre o Polo e-TSI
No começo de maio, a coluna errou ao afirmar que a Volkswagen teria um Polo e-TSi, apurações desencontradas nos levaram a dar uma furada em vez do furo. O carro em questão era na realidade o Polo 170 TSI, que será o hatch turbo mais econômico do mercado.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.