Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
HB20 "mais barato": como será a nova versão de entrada do líder em vendas
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
No começo de julho a Hyundai apresentou o HB20 2023 reestilizado e, como é de praxe, os holofotes se voltaram para as versões mais caras. No entanto, a coluna mostra como é a versão de entrada Sense. A marca sul-coreana não revela qual é a participação de cada modelo nas vendas do hatch, mas afirma que a opção de entrada é uma das mais vendidas.
Porta de entrada do HB20 2023, a versão Sense é vendida pelo preço sugerido de R$ 76.690, preço base Brasília, e R$ 79.290, para o estado de São Paulo. O modelo de entrada recebeu um reforço na segurança e passou a vir de série com seis airbags. A lista de itens de segurança inclui ainda freios ABS com EBD, assistente de partida em rampa e controles de tração e estabilidade.
Se a lista de itens de segurança é positiva, os itens de conforto e conveniência deixam a desejar. O HB20 Sense 2023 não têm vidros elétricos traseiros e nem ajustes elétricos dos retrovisores externos. Central multimídia então, nem pensar.
Pelo menos o volante é multifuncional para acesso às informações do computador de bordo, rádio e telefone. Já o sistema de rádio do HB20 Sense 2023 é o Blue Rádio integrado ao painel com conexão Bluetooth com streaming de áudio e acesso à agenda e ao histórico de chamadas, além de MP3 player.
Entre os principais itens de série estão ar-condicionado, vidros elétricos dianteiros, direção elétrica, travas elétricas, banco do motorista com ajuste de altura, piloto automático e limitador de velocidade. O quadro de instrumentos tem mostradores analógicos para os ponteiros de velocidade e conta-giros. As informações do computador de bordo são visualizadas numa de TFT de 2,4 polegadas.
Visual do HB20 Sense
No visual externo o HB20 Sense 2023 é bem despojado, com rodas de aço de 14 polegadas com calotas e maçanetas e retrovisores sem pinturas. Os repetidores de luzes de mudança de direção na versão de entrada ficam instaladas nos para-lamas, enquanto que nas demais versões elas ficam nos retrovisores externos.
Na frente, o hatch recebeu as mudanças visuais das demais versões da gama, os faróis estão mais finos e são unidos pela parte superior da grade que tem o "H" da marca em destaque. O farol é projetor e há luzes de condução diurna, mas as luzes de ambos são constituídas por lâmpadas convencionais.
Na traseira, o HB20 Sense tem lanternas iluminadas por lâmpadas convencionais. Assim como as demais versões, uma barra em acrílico sem iluminação une as luzes traseiras.
O Hyundai HB20 Sense 2023 é equipado com o motor 1.0 Kappa de três cilindros e 12 válvulas. A potência é de 75 cv a 6.000 rpm e torque de 9,4 kgfm a 4.500 rpm com gasolina no tanque. Com etanol, a potência é de 80 cv a 6.000 rpm e torque de 10,2 kgfm a 4.500 rpm. O motor é ligado ao câmbio manual de cinco marchas.
Cores
A versão de entrada é vendida nas cores Branco Atlas e Preto Ebony, nas cores sólidas, Prata Brisk, Prata Sand e Cinza Silk, nas pinturas metálicas, e o tom perolizado Sapphire Blue.
Garantia
O Hyundai HB20 Sense conta com cinco anos de garantia sem limite de quilometragem para uso por pessoas físicas. Em uso comercial ela é limitada a 100 mil quilômetros.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.