Topo

Autos Segredos

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Adeus, VW Gol: desvendamos a versão de despedida do ex-campeão de vendas

Serão 1.000 unidades para marcar a despedida do Volkswagen Gol - Foto |  Volkswagen/Reprodução
Serão 1.000 unidades para marcar a despedida do Volkswagen Gol Imagem: Foto | Volkswagen/Reprodução

Colunista do UOL

25/07/2022 15h55

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Fusca e Kombi foram modelos que fizeram história na linha brasileira da Volkswagen, no entanto nas últimas quatro décadas, o Gol é sem sombra de dúvidas um dos carros mais importantes da marca. No entanto, como a coluna antecipou em março, o veterano modelo sairá de cena neste ano colocando fim a uma história de 42 anos de produção.

E assim como a Kombi, a versão de despedida do hatch será chamada de Gol Last Edition em apuração exclusiva da coluna. Serão 1.000 unidades numeradas a serem vendidas em cor especial e recheadas de itens de série.

O Gol é um dos modelos mais icônicos da marca e ao lado do Fiat Uno que se despediu no fim de 2021 com a edição Ciao, é um carro que marcou uma geração de condutores. Se nos últimos anos, o Gol zero quilômetro virou carro de empresa, no mercado de usados, graças a suas quatro décadas à venda, ainda é o primeiro carro de muitas famílias. Por isso, ele também é importante na vida do consumidor brasileiro.

O VW Gol Last Edition será um tributo da marca para homenagear o veterano modelo que até meados da década passada figurava como o carro mais vendido do Brasil.

Assim como a Kombi Last Edition, o VW Gol terá a carroceria pintada em cor exclusiva. Adesivos indicando seus 42 anos de produção deverão estar presentes na carroceria. As rodas serão de liga leve de 15 polegadas com acabamento em tons escuros. A coluna apurou que a versão de despedida será bem enfeitada nas palavras de um contato.

Por dentro, o VW Gol Last Edition terá bancos revestidos com tecido premium. Uma placa indicará o número da unidade comemorativa.

Volkswagen Gol 1.0 MPI - Foto |  Volkswagen/Reprodução - Foto |  Volkswagen/Reprodução
Volkswagen Gol sairá de linha depois de 42 anos de produção ininterrupta
Imagem: Foto | Volkswagen/Reprodução

Entre os itens de série, o VW Gol em sua edição de despedida terá ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos nas quatro portas, travas elétricas, volante multifuncional, alarme, sistema de som touchscreen "Composition Touch" com APP-Connect, sensor de estacionamento traseiro, entre outros itens.

Em relação a segurança, o Gol Last Edition contará somente com os obrigatórios airbag duplo, freios ABS, cinto de três pontos e apoios de cabeça para todos os ocupantes e sistema de fixação de cadeirinha infantil Isofix.

A versão de despedida terá mais apelo visual, por isso ela será equipada com o motor 1.0 MPI de três cilindros que já equipa a única versão à venda atualmente. A potência é de 77 cv de potência a 6.450 rpm e torque de 9,6 kgfm a 4.000 rpm quando abastecido com gasolina. Abastecido com etanol, a potência é de 84 cv a 6.450 rpm e torque de 10,3 kgfm a 3.000 rpm. O motor é ligado ao câmbio manual de cinco marchas.

Os preços ainda estão sendo definidos, mas conforme publicamos em março, a estimativa é que fiquem acima dos R$ 100 mil.

Polo Track

Para 2023, a VW terá o Polo Track 1.0 MPI que terá preço para atuar na lacuna deixada pelo Gol.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.